TEMPO: 120 Min
– 1 kg de farinha de trigo (massa) – ¼ de xícara de chá de óleo (massa) – 1 colher de sopa de fermento em pó (massa) – 500 ml de água (massa) – 1 colher de sopa de sal (massa) – 500 g de palmito picado – 250ml de água – 500ml de leite – 1 colher de sopa de manteiga – 1 fio de azeite – ½ cebola picadinha – 1 dente de alho amassado – 5 colheres de sopa de farinha de trigo – sal a gosto
porção: 14
COMO FAZER PASTEL DE PALMITO (ingredientes)
Misture todos os ingredientes e sove a massa até desprender das mãos. Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar por cerca de 30 minutos.
Em uma panela, aqueça a manteiga e o azeite. Deixe a manteiga derreter e adicione a cebola e o alho amassado. Refogue e acrescente o palmito. Depois de refogado, acrescente a água, o leite e o sal. Misture bem.
Quando começar a ferver, adicione a farinha de trigo aos poucos e deixe cozinhar, mexendo sem parar, até engrossar.
Abra a massa com o rolo ou cilindro e corte no formato desejado. Recheie com uma porção da costela e feche bem, apertando a borda com um garfo. Frite em óleo quente até dourar e sirva.
– Um dos grandes segredos para que o seu pastel de palmito fique bem crocante é deixar a massa descansar por pelo menos 30 minutos. – Atenção na hora de escolher o óleo para fritar seu pastel de palmito! O óleo de canola é o mais recomendado, pois é rico em ácidos monoinsaturados e graxos, ambos mais estáveis a altas temperaturas.
– E por falar em altas temperaturas, o ideal é fritar o pastel no óleo a 180 graus. Isso garante que ele fique sequinho e crocante. E para medir a temperatura do óleo, utilize um termômetro culinário específico para isso. – Não exagere na hora do recheio, pois ele pode vazar durante a fritura.