Pastel de Belem
- 1 xícara de chá de farinha de trigo (massa)
- ¼ colher de chá de sal (massa)
- ⅓ xícara de chá de água fria (massa)
- 100 g de manteiga (massa)
- ¾ de xícara de chá de açúcar (calda)
- ¼ xícara de chá de água (calda)
- 1 pau de canela (opcional) para calda
- casca de um limão (calda)
- ⅓ xícara de chá de farinha de trigo (recheio)
- ¼ colher de chá de sal (recheio)
- 1 ½ xícaras de chá de leite (recheio)
- 6 gemas (recheio)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha (recheio)
- Comece pela massa: misture o sal e a água fria em uma tigela. Em seguida adicione a farinha de trigo aos poucos, misturando com uma colher de pau, até soltar das bordas da tigela.
- Transfira a massa para uma superfície bem enfarinhada. Polvilhe um pouco mais de farinha por cima e amasse até desgrudar das mãos. Cubra com um pano e deixe descansar por 15 a 20 minutos.
- Abra a massa com aproximadamente meio centímetro de espessura. Polvilhe farinha de trigo conforme for necessário.
- Espalhe ⅓ a manteiga sobre a massa e dobre em 3 partes. Abra novamente a massa e repita o processo até acabar a manteiga. Enrole em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas pelo menos.
- Em uma panela coloque a água, o açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Leve ao fogo médio sem mexer até que comece a ferver. Apague o fogo, tire a casca de limão e a canela e reserve.
- Agora prepare o creme, misturando a farinha de trigo, o sal e o leite em uma panela. Cozinhe em fogo médio, sem parar de mexer, até engrossar. Apague o fogo e deixe amornar.
- Junte as gemas batidas, a calda de açúcar e o extrato de baunilha, mexendo bem para misturar. Corte a massa em pedaços e coloque em forminhas de empada, forrando o fundo e as laterais.
- Deixe a massa ultrapassar um pouco a borda da forminha. Em seguida despeje o recheio, enchendo apenas ¾ da forminha.
- Leve para assar em forno preaquecido a 210 graus até que a superfície esteja caramelizada, aproximadamente 15 minutos.
Sobre a receita de pastel de belem
O pastel de Belém é um doce típico de Portugal, especificamente da cidade de Belém. É, na verdade, uma tortinha recheada com um delicioso creme. Porém só pode ser chamado de pastel de Belém aquele feito na própria cidade de Belém.
Qualquer outro pastel que use a mesma receita é chamado de pastel de nata se for feito fora da cidade. Aliás, diz-se que apenas duas pessoas conhecem a receita original. Parece que é um segredo mais bem guardado do que o da Coca Cola. Mas apresentamos aqui a nossa versão para você se deliciar.
- Tire a parte branca da casca de limão para que sua receita não fique amarga.
- Umedeça as mãos com água para ajudar a forrar as forminhas com a massa.
Dúvidas
Como surgiu o pastel de belem?
O pastel de Belém, como dito, é um doce tradicional português e conta-se que a receita foi criada por ocasião do casamento da infanta Dona Maria, neta de D. Manuel I, filha de D. Duarte com o terceiro duque de Parma, Piacenzae Guastalla, no final do século 16.
Em 1837 foi criada a Real Fábrica dos Pastéis de Belém, perto do Mosteiro dos Jerônimos.
Como guardar pastel de belem?
Você pode guardar o pastel de Belém na geladeira, em um pote bem fechado, por até uma semana.
Pastel de belem é saudável?
O pastel de Belém é mais saudável que outros tipos de doces, por conter menos gordura e menos açúcar.
Pastel de belem engorda?
O pastel de belém tem pouca gordura e não contém muito açúcar. Ainda assim deve ser consumido com moderação por quem quer manter o peso.
Pastel de belem pode ser congelado?
Eles podem ser guardados no freezer antes de assar por até 60 dias.
Grávida pode comer pastel de belem?
Gestantes podem consumir o pastel de Belém se não tiverem nenhuma restrição de saúde que não aconselhe o consumo de algum dos ingredientes da receita.
Confira: Pastel de forno