Caldo de Mocotó
- 2 mocotós de boi limpos
- 500 g de costelinha de porco dessalgada
- 500 g de mandioca
- 400 g de bacon
- 1 colher de sopa de tempero baiano
- 1 colher de chá de pimenta do reino
- 2 cebolas grandes
- 6 dentes de alho
- 2 tabletes de caldo de costela
- açafrão a gosto
- cebolinha e coentro picados a gosto
- Coloque o mocotó cortado na panela de pressão junto com a costelinha, cubra com água e deixe cozinhar até o tutano se desprender dos ossos, aproximadamente 2 horas.
- Enquanto isso, cozinhe a mandioca em água e sal. Separe os ossos do mocotó e coloque todo o restante no liquidificador com a mandioca.
- Bata bem até ficar homogêneo. Se necessário adicione mais água. Frite o bacon até dourar, adicione os temperos, o alho e a cebola.
- Refogue bem e em seguida junte o caldo de mocotó com a mandioca. Cozinhe em fogo brando, mexendo de vez em quando, até engrossar. Sirva quente, polvilhado com a cebolinha e o coentro.
Sobre a receita de caldo de mocotó
O caldo de mocotó é uma gostosura para se tomar, principalmente nos dias mais frios. É aquela comida com “sustança” como diziam nossas avós. Experimente fazer hoje essa receita, mais fácil do que você imagina.
Confira: Caldo de kenga
O osso do mocotó é bem duro, cortar em casa não é uma tarefa das mais fáceis, então peça para seu açougueiro cortar para você.
Para tirar o cheiro forte do mocotó deixe de molho em água com vinagre ou limão por 30 minutos.
Para economizar gás, depois que a panela pegar pressão abaixe o fogo.
Combinações
Caldo de mocotó simples
Em 1 colher de sopa de azeite, doure ½ cebola e 1 dente de alho. Adicione 1 tomate picado, 1 cubo de caldo de costela e 300 g de mocotó limpo. Cubra com água e cozinhe por pelo menos 1 hora. Apague o fogo, separe os ossos e junte 1 banana da terra cortada em pedaços. Cozinhe por mais 10 minutos, polvilhe com coentro picado e sirva em seguida.
Caldo de mocotó com legumes
Cozinhe 1 kg de mocotó de boi por 1 hora em panela de pressão. Enquanto isso faça um refogado com 1 colher de sopa de óleo, 1 cebola, 1 dente de alho, 2 tomates e 1 pimentão picados. Adicione o mocotó cozido sem os ossos, 200 g de feijão branco, 2 batatas em cubinhos e 1 cenoura cortada em rodelas. Cozinhe até os legumes ficarem macios. Polvilhe com salsinha e sirva em seguida.
Caldo de mocotó com aipim
Numa panela de pressão, cozinhe 400 g de mocotó por 1 h ou até soltar dos ossos. Retire os ossos e junte 400 g de aipim cru em pedaços. Volte ao fogo até que o aipim fique macio. Adicione 1 cubo de caldo de carne, 1 colher de sopa de tempero baiano, 2 tomates e ½ pimentão picados.Cozinhe por mais 10 minutos, acerte o sal e sirva quente.
Caldo de mocotó baiano
Bata 2 tomates, 2 dentes de alho, 1 pimenta dedo de moça, 1 maço de coentro, 1 colher de sobremesa de cominho e sal a gosto. Coloque 3 kg de mocotó limpo em um recipiente e esfregue com essa mistura. Deixe descansar enquanto frita 2 cebolas picadas em 4 colheres de sopa de óleo. Junte o mocotó com os temperos, cubra com água e cozinhe em panela de pressão até o caldo ficar bem espesso. Quando estiver pronto, coloque 1 kg de farinha de mandioca em uma panela e umedeça com um pouco de água fria até a farinha inchar. Leve a panela ao fogo e vá adicionando o caldo de mocotó aos poucos até obter um pirão na consistência desejada, mexendo sempre para não empelotar. Sirva quente com mais pimenta.
Caldo de mocotó com calabresa
Cozinhe 1 kg de mocotó em bastante água e sal até soltar dos ossos. Em outra panela refogue ,em 3 colheres de sopa de azeite, 1 cebola picada, 1 dente de alho, 2 folhas de louro, 1 cubo de caldo de carne, ½ pimentão picado e pimenta do reino a gosto. Frite 250 g de linguiça calabresa e em seguida junte o mocotó já cozido com bastante caldo (sem os ossos). Quando ferver, adicione 500 g de batata cozida e mexa bem. Deixe apurar, junte um punhado de coentro picado e sirva em seguida.
Caldo de mocotó engorda?
Especialistas afirmam que o caldo de mocotó é indicado para dietas de emagrecimento porque sua digestão é lenta, aumentando a saciedade.
Benefícios do caldo de mocotó
O caldo de mocotó fornece boas doses de colágeno, substância fundamental para a saúde da pele, unhas, cabelos e principalmente das articulações. Além disso, fortalece o sistema imune, ajudando na prevenção de várias doenças.
Caldo de mocotó é afrodisíaco?
Não há evidências científicas a este respeito. O que se sabe é que o mocotó bovino é rico em proteínas e minerais que combatem o envelhecimento precoce.