Caldo de Aipim
- 1 kg de aipim
- 800 g de músculo bovino
- 250 g de linguiça defumada
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de óleo
- 250 ml de vinho tinto seco
- 100 ml de extrato de tomate
- 1 colher de sopa de mostarda
- sal e pimenta a gosto
- uma pitada de noz moscada
- salsinha picada para servir
- Descasque o aipim, corte em pedaços e cozinhe em água e sal até começar a desmanchar.
- Retire as fibras e bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Reserve,
- Numa panela de pressão, coloque o óleo e frite a cebola e o alho picados. Adicione o músculo cortado em cubos e a linguiça defumada fatiada e refogue por alguns minutos.
- Junte o extrato de tomate, o vinho, o sal, a pimenta, a noz moscada e a mostarda e cubra com água.
- Tampe a panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, cozinhe por aproximadamente 50 minutos, até a carne ficar bem molinha.
- Adicione a mandioca batida e, se necessário, um pouquinho mais de água até ficar na consistência desejada.
- Deixe voltar a ferver, agora com a panela aberta e está pronto para servir.
Sobre a receita de caldo de aipim
Se você é fã de caldos, aqui está mais um delicioso para o seu livro de receitas. O caldo de aipim é suculento e perfeito para espantar o frio. É uma receita que, além de matar a fome, parece que faz até um carinho no estômago.
Confira: Caldo de macaxeira
Depois de cozinhar o aipim, retire as partes fibrosas antes de bater no liquidificador.
Na hora de comprar o aipim, escolha os de casca mais grossa e sem manchas. Observe também a parte cortada: a polpa deve estar clara e úmida.
Combinações
Caldo de aipim simples
Cozinhe 1 kg de aipim com água suficiente para cobrir e 2 cubinhos de caldo de costela. Bata no liquidificador com um pouco do caldo do cozimento. Aqueça 1 colher de sopa de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho. Em seguida adicione o aipim batido. Quando começar a ferver adicione 2 colheres de sopa de manteiga. Espere derreter e sirva a seguir.
Caldo de aipim com calabresa
Frite 300 g de linguiça calabresa picada, 3 dentes de alho amassados e 3 cebolas bem picadas. Adicione 400 g de aipim cozido em água e sal e batido no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Deixe ferver por 5 minutos e sirva em seguida.
Caldo de aipim com couve
Aqueça 1 colher de sopa numa panela de pressão e refogue 1 cebola picada. Adicione 500 g de aipim sem casca, cortada em pedaços, 2 tabletes de caldo de galinha o e cubra com água. Depois que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Com cuidado, retire a pressão da panela e junte 3 folhas de couve picadas bem fininho. Cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo, adicione salsinha picada a gosto e sirva.
Caldo de aipim com carne seca
Descasque 1 kg de aipim, corte em pedaços e coloque em uma panela. Adicione 2 cubinhos de caldo de carne e cubra com água. Cozinhe até ficar bem macio. Bata o aipim no liquidificador com um pouco da água do cozimento até obter um creme com a consistência desejada. Em seguida refogue 500 g de carne seca cozida cozida e desfiada em 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sobremesa de pasta de alho. Adicione o aipim batido. Quando levantar fervura está pronto para ser servido.
Caldo de aipim com batata
Aqueça 1 colher de sopa de óleo numa panela de pressão e doure 1 cebola picada. Em seguida adicione 300 g de carne moída e refogue até a carne mudar de cor. Adicione 1 kg de aipim e 350 g de batata picadas. Cubra com 1 ½ litro de caldo de carne e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos, contados depois que a panela começara a chiar. Sirva quente, com cebolinha picada a gosto.