Sopa de Agnolini
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola cortada em cubos
- 3 dentes de alho picados
- sal e pimenta a gosto
- Meia colher de chá de manjericão seco
- Meia colher de chá de orégano seco
- 6 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1 colher de sopa de xerez seco (opcional)
- 4 xícaras de chá de caldo de legumes
- 350 g de agnolini
- queijo parmesão ralado para servir
- salsa fresca picada a gosto
- Aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola e o alho com uma pitada de sal e pimenta.
- Cozinhe até as cebolas amolecerem e ficarem translúcidas. Adicione o orégano, o manjericão e o extrato de tomate.
- Cozinhe até caramelizar levemente o extrato de tomate. Adicione o xerez e mexa para dissolver o extrato de tomate.
- Junte o caldo de legumes e deixe ferver até reduzir para ⅔ do volume. Por último coloque o agnolini e cozinhe pelo tempo recomendado, de 5 a 10 minutos.
- Sirva a sopa imediatamente com o queijo ralado e a salsinha picada.
Sobre a receita de sopa de agnolini
Macarrão e caldo são uma combinação feita no céu. Neste prato simples e bonito, o agnolini é enriquecido pelo caldo simples mas cheio de sabor. Esta sopa é deliciosa num dia frio quando não se tem muito tempo para se dedicar à cozinha. Para acompanhar, apenas torradinhas de alho regadas com azeite.
Confira: Sopa de tomate
Você pode adicionar legumes, vegetais e proteínas à sopa de agnolini para deixá-la mais nutritiva.
O ponto certo de cozimento dos agnolines é quando eles subirem para a superfície do caldo.
Combinações
Sopa de agnolini simples
Faça um caldo de legumes com 2 litros de água, 1 cenoura, 2 batatas, ¼ de abóbora cabotiá, sal, cebola e pimenta vermelha a gosto. Quando os legumes estiverem bem cozidos, adicione 500 g de agnolini pré cozido. Deixe ferver no caldo por mais 5 minutos, apague o fogo e sirva com azeite e queijo ralado a gosto.
Sopa de agnolini com carne
Aqueça um fio de azeite na panela de pressão e adicione 500 g de músculo em cubos, 1 cebola ralada e 2 dentes de alho amassados. Sele a carne, tempere com sal e pimenta do reino, junte 1 punhado de salsinha e 500 ml de água. Tampe e cozinhe por 30 a 35 minutos. Adicione o agnolini e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva quente, com queijo ralado e cebolinha a gosto.
Sopa de agnolini com mandioca
Cozinhe 1 batata e 300 g de mandioca em água e sal. Bata no liquidificador até obter um creme. Derreta 2 colheres de sopa de manteiga e frite alho e cebola a gosto. Adicione 3 tomates sem pele picados e ¼ de xícara de chá de água e cozinhe em fogo baixo até amolecer. Em seguida junte o creme de mandioca e 250 g de agnolini e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Se necessário adicione um pouco mais de água. Sirva bem quente, com queijo parmesão a gosto.
Sopa de agnolini com carne moída
Refogue 300 g de carne moída em 2 colheres de sopa de óleo até ficar bem sequinha. Adicione 1 tablete de caldo de carne esmigalhado,orégano e manjericão secos a gosto e 600 ml de água fervente. Adicione 300 g de agnolini e deixe cozinhar. Sirva a sopa imediatamente com cebolinha picada e queijo ralado a gosto.
Sopa de agnolini com frango
Frite ½ cebola e 1 dente de alho em 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de azeite até dourar. Adicione 300 g de peito de frango em cubos e sele a carne. Junte 1 cenoura ralada, 1 xícara de chá de brócolis, 2 batatas descascadas e picadas e 1,5 litros de caldo de galinha. Cozinhe até que o frango esteja macio. Adicione 350 g de agnolini e termine o cozimento. Sirva a sopa com croutons e azeite a gosto.