Caldo de Caridade
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 dente de alho
- 1 cebola
- Meia pimenta vermelha
- 300 g de carne moída
- 2 tomates sem pele e sem sementes
- 1,5 litro de água quente
- 2 tabletes de caldo de carne
- Meia xícara de farinha de mandioca crua
- sal a gosto
- salsinha, cebolinha e coentro picados a gosto
- 2 ovos
- Derreta a manteiga em uma panela e frite o alho e a cebola. Adicione a pimenta, o tomate e a carne moída.
- Refogue, mexendo sempre para não juntar água, até a carne ficar bem sequinha. Junte os cubinhos de caldo de carne e a água e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 10 minutos.
- Em seguida adicione a farinha para engrossar o caldo. Mexa bem para não empelotar. Junte a salsinha, o coentro e a cebolinha.
- Adicione os ovos, mexendo vigorosamente para que cozinhem formando fios. Sirva em seguida.
Sobre a receita de caldo de caridade
O caldo de caridade também é chamado de cabeça-de-galo e é uma receita tradicional da culinária nordestina. É muito apreciado depois de um dia de trabalho duro, para restaurar as energias. Os ingredientes são simples e você pode preparar em pouquíssimo tempo para desfrutar de uma bela refeição com a família.
Confira: Caldo de cabotiá
Para fazer um bom caldo de caridade os temperos são essenciais (salsinha, cebolinha, coentro) mas se não gostar da textura deles quando cozidos pode passar o caldo por uma peneira antes de adicionar os ovos.
Lembre-se de quebrar os ovos separadamente antes de juntar à panela com o caldo. Assim você evita surpresas desagradáveis.
Combinações
Caldo de caridade com farinha de mandioca
Em uma panela grande coloque 1 fio de azeite e doure 1 cebola picada e 2 dentes de alho amassados. Adicione 1 colher de chá de colorau e 1 litro de água. Quando ferver adicione 2 ovos e mexa por 2 ou 3 minutos. Acrescente 2 colheres de sopa de farinha de mandioca para engrossar e sirva imediatamente.
Caldo de caridade com carne moída
Refogue 500 g de carne moída com 1 colher de sopa de manteiga, 1 cebola picada, 1 tomate picado sem sementes, 1 pimentão em cubinhos, 1 dente de alho amassado e 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada. Enquanto isso coloque 1 xícara de farinha de mandioca em uma tigela e cubra com água fria. Ferva 1 ½ litro de água e dissolva 1 tablete de caldo de carne. Em seguida adicione a carne moída refogada e a farinha, mexendo bem. Por último acrescente um punhado de cebolinha e coentro picados e sirva quente.
Caldo de caridade tradicional
Leve ao fogo 1 ½ xícara de chá de água, 1 colher de sopa de coentro picado, 1 colher de sopa de cebolinha verde picada, 1 dente de alho amassado, pimenta do reino ou noz moscada a gosto e 4 rodelas de cebola. Quando ferver adicione 2 colheres de sopa de farinha de mandioca e mexa até engrossar. Coe e sirva em seguida.
Caldo de caridade emagrece?
O caldo de caridade pode ser bom nas dietas de perda de peso porque tem poucas calorias e dá grande saciedade.