Frango à Passarinho na Airfryer
- 1kg de sobrecoxa com osso
- 2 xícaras de cerveja puro malte
- 2 colheres de sopa de páprica picante
- 2 colheres de sopa de sal
- 3 limões espremidos
- 1 colher de sopa de pimenta do reino
- 1 colher de sopa de manjericão desidratado
- 500g de farinha de trigo
- Corte as sobrecoxas em pedaços desiguais de forma que cada sobrecoxa renda 3 pedaços, pelo menos. Não há necessidade de retirar a pele.
- Adicione a um bowl, todos os pedaços de frango, todos os temperos e cerveja. Deixe marinar por, pelo menos, 10 minutos.
- Pré aqueça a Airfryer por 5 minutos a 180º. Escorra o excesso de líquido e passe todos os pedaços de frango na farinha de trigo.
- Posicione os pedaços da Airfryer de forma que não fiquem um por cima do outro.
- Deixe cozinhar por 15 minutos, abra, vire e deixe mais 15 minutos. Sempre a 180º.
- Você pode deixar um pouco mais caso prefira ele mais sequinho e crocante.
Frango a passarinho é uma das comidas de boteco mais famosas do Brasil. Acompanhando uma cerveja gelada ou mesmo no almoço com um arroz branco, é sempre uma boa pedida. Há quem prefira a versão desossada, feita com filé de sobrecoxa e também há aqueles que não abrem mão dos ossinhos nesse petisco.
O que é comum entre todos os gostos é que: Fritar frango a passarinho na Airfryer requer muito óleo e demora bastante pra fritar igualmente por fora e por dentro. Além daquele cheiro de gordura que toma conta da casa toda, não é mesmo?
Hoje vou te ensinar meu tempero especial de frango a passarinho e forma infalível de prepará-lo na Airfryer. Você nunca mais vai desistir de preparar esse quitute por pena de sujar a cozinha. Vamos aprender?
Se possível, deixe os pedaços de frango na marinada com cerveja por pelo menos 12 horas, tampado na geladeira. Dessa forma, a proteína absorverá bastante líquido e temperos e o resultado será ainda melhor.
Você pode substituir o líquido da marinada por sucos de frutas (laranja, por exemplo) ou por vinho branco.
Sirva com molhos à base de maionese, iogurte ou pimentas. Molhos frios de queijo também funcionam muito bem.
Dúvidas comuns
Como fazer para o frango à passarinho na Airfryer não ficar cru?
O segredo aqui é a temperatura e a grossura dos pedaços. Não coloque pedaços de frango grandes demais e não ultrapasse os 180º. Dessa forma, o frango vai cozinhar igualmente tanto dentro quanto fora e vai ficar perfeito.
Frango à passarinho na Airfryer é alcoólica?
Essa é uma dúvida comum. Mas pode ficar tranquilo, qualquer receita que leve vinhos, cervejas ou qualquer bebida, quando submetida a calor (acima de 100º) perderá todo o álcool por evaporação. Dessa forma temos o sabor sem álcool algum.
Posso usar manjericão fresco?
Não faz sentido usar ervas frescas quando elas são submetidas a calor intenso dessa forma. Caso queira usar ervas frescas, adicione ao final, depois de pronto, no momento de servir. Colocar a erva fresca na Airfryer, ressecará e desidratará as folhas da mesma forma que se você usar ervas secas.
Posso fazer sem farinha?
Pode. Porém, uma característica marcante do frango a passarinho é a crocância e isso é garantido tanto pela pele do frango quanto pela adição de farinha. Mas o resultado sem a farinha será ótimo também, porém, com outra textura.
Posso usar sobrecoxa desossada?
Sim! Eu, particularmente prefiro frango a passarinho sem ossos, mas, pela minha experiência, aprendi que a grande maioria das pessoas reconhece a receita por ser servida com osso. Mas, fica completamente a seu critério, o tempero e forma de preparo se mantém.
Combinações
Frango à passarinho empanado na Airfryer
Caso procure por um resultado com mais textura e uma camada bem crocante por fora, empane cada um dos pedaços de frango. Primeiro passe na farinha de trigo, depois no ovo, depois na farinha de rosca.
Frango à passarinho na Airfryer com maionese
Adicionar 2 colheres de sopa de maionese na marinada é uma técnica que garante umidade ao preparo. O tempero fica cremoso e não desgruda da carne. É muito saboroso e ainda ajuda na retenção da farinha de trigo
Frango à passarinho na Airfryer com batatas
Caso queira servir uma refeição completa, adicione batatas cortadas (pode ser com casca e tudo) na hora de colocar na airfryer. Não esqueça de temperar as batatas também. O tempo de preparo será o mesmo e vai ficar pronto tudo ao mesmo tempo. É uma mão na roda!
Frango à passarinho na Airfryer congelado
Não é aconselhado preparar frango a passarinho congelado na Airfryer. A proteína perde muito líquido, tendo como resultado um frango mais ressecado e com menos presença do tempero. Além de soltar parte do empanamento por causa do líquido.
Frango à passarinho na Airfryer com papel alumínio
Essa é uma dica que adiantará o processo. Se quiser, coloque os pedaços de frango na Airfryer embalados em papel alumínio. O alumínio, por ser condutor de calor, vai acelerar o cozimento dos frangos, porém, pode acabar retendo muito líquido e prejudicando a crocância do preparo.
Frango à passarinho na Airfryer é saudável?
O frango a passarinho quando feito na Airfryer, tem a vantagem de não ter nenhuma quantidade de óleo agregada, logo, é mais saudável do que a opção clássica frita em imersão de óleo de soja.
Frango à passarinho na Airfryer engorda?
A sobrecoxa é a parte mais gordurosa do frango. Dessa forma, é importante moderar em seu consumo, principalmente se a ideia for consumir com a pele. Mas, consumida com consciência, não será prejudicial.