Quais as Melhores Marcas de Picanha?
Se você quer saber quais as melhores marcas de picanha, preste atenção neste artigo. Seja para o churrasco, ou para prepará-la de outras formas, este é um dos cortes
Compartilhe:
Quais as Melhores Marcas de Picanha?
Se você quer saber quais as melhores marcas de picanha, preste atenção neste artigo. Seja para o churrasco, ou para prepará-la de outras formas, este é um dos cortes de carne bovina mais saborosos. Mas é muito importante saber como escolher a opção certa para seu cardápio.
Assim sendo, saiba mais informações sobre este assunto a seguir. Saiba quantos tipos de picanha existem, e quais são as marcas mais recomendadas. Além disso, entenda quais são os principais tipos desse corte, e veja respostas para algumas dúvidas relacionadas a ele.
Confira: Melhores marcas de pão integral
Quantos tipos de picanha existem?
Em primeiro lugar, é muito importante entender o que de fato é a picanha. Esse corte fica na parte de trás do boi, uma em cada lado do animal. Bastante macia, esse tipo de carne contém duas classificações principais. São eles:
Picanha tipo A – trata-se do tipo mais nobre desse corte, tirado de animais que recebem tratamento especial. Possui maciez e sabor diferenciado;
Picanha tipo B – este é um corte intermediário, que se obtém a partir de animais com um tratamento tão especial. Tem um peso um pouco maior e menor maciez.
Como saber se a picanha é boa?
Considerando os diferentes tipos de picanha, é preciso dar atenção para alguns detalhes na hora de escolher a peça. Assim sendo, para comprar a melhor carne considere o seguinte:
A coloração de sua picanha deve ter o tom vermelho rosado, o que indica que é fresca. Evite peças esbranquiçadas e escurecidas;
A espessura da camada de gordura da sua picanha deve ser intermediária. Ela não pode ser nem muito fina nem muito grossa;
Além disso, a espessura do corte de carne deve ser de aproximadamente três dedos. E claro, sua textura deve denotar maciez;
Por fim, escolha picanhas de no máximo 1,2 quilos. Acima deste peso, é muito provável que o corte tenha qualidade inferior, ou mesmo ser outro corte como coxão duro.
Publicidade
Quais as melhores marcas de picanha?
Veja a seguir as seis melhores marcas de picanha e saiba um pouco mais sobre cada uma delas.
Picanha Wessel
Esta é uma das marcas de carne mais tradicionais do Brasil. A empresa existe desde 1958 e trabalha com vários produtos e cortes. Sua picanha tem as seguintes características nutricionais a cada 100 gramas:
106,5 calorias;
12 gramas de proteínas;
Publicidade
6,25 gramas de gorduras totais.
Picanha seara
Outra marca já consolidada no país, a Seara também tem itens de qualidade. Essa empresa surgiu em Santa Catarina em 1956 e apresenta excelentes cortes de carne. Uma peça de picanha feita por ela tem, a cada 100 gramas:
83,75 calorias;
17 gramas de proteínas;
Publicidade
3,75 gramas de gorduras totais.
Frimesa
Esta é uma cooperativa do setor alimentício, que surgiu em 1977. Seus produtos se destacam pela qualidade e sabor. Quanto a picanha, cada 100 gramas do corte têm:
101 calorias;
21 gramas de proteínas;
Publicidade
35 gramas de gorduras.
Sadia
Seguindo com a lista das melhores marcas de picanha, este é mais um ótimo exemplo de empresa. Essa companhia surgiu em 1944 e tem vários produtos reconhecidos no mercado. Quando a este produto, cada 100 gramas de seu corte de carne têm:
197 calorias;
18 gramas de proteínas;
Publicidade
8,3 gramas de gordura.
Marfrig
Esta é a empresa mais nova da lista, surgida em 2000 em São Paulo. Mas em pouco mais de duas décadas de atuação ela se destaca por seus produtos como a picanha. Cada 100 gramas deste corte têm em média:
158 calorias;
18 gramas de proteínas;
Publicidade
20 gramas de gorduras.
Bassi
Por fim, esta empresa surgiu nos anos de 1980 pelas mãos de Marcos Guardabassi. Suas carnes se destacam pela excelente qualidade, incluindo a picanha. Cada 100 gramas do corte têm:
138 calorias;
14 gramas de proteínas;
Publicidade
30 gramas de gorduras.
Dúvidas
Por fim veja abaixo as respostas para algumas perguntas comuns relacionadas as melhores marcas de picanha.
Como identificar o corte da picanha?
O formato tradicional da picanha é pequeno, triangular, de tom rosado e capa de gordura mediana. Além disso, a peça tem muito sangue e não apresenta músculos.
Como escolher picanha macia?
O mais indicado é que você consiga sentir o corte antes de comprá-lo. Peças A, por exemplo, são naturalmente mais macias, enquanto a picanha B pode ser um pouco mais vascularizada. Mas se puder apalpar levemente a carne, verá que ela tem uma textura marcada pela maciez.
Picanha é saudável?
Assim como qualquer outro corte de carne, a picanha tem benefícios, como uma excelente fonte de proteínas. Mas é claro que você deve consumi-la com moderação, caso contrário poderá enfrentar situações como ganho de peso.
Picanha pode ser cozida?
Nada impede que você asse um pedaço de picanha no fogão, ou o faça de outras formas. O mais importante é que escolha uma peça adequada para cozinhar, temperando-a com sal e especiarias.
Pode dar picanha para cachorro?
Cães podem comer moderadamente este e outros cortes de carne. Mas lembre-se de que os animais tem um sistema digestivo diferente dos humanos. Assim sendo, eles devem se alimentar com comidas específicas.
Pode fazer picanha na panela de pressão?
Sim. Neste caso é necessário cozinha-la na água, com sal e temperos. Esta é uma ótima forma de fazer o corte para desfiá-lo, ou colocá-lo em refeições como sopas, por exemplo.
Como temperar picanha?
A melhor forma de fazer esse corte de carne é o temperando com sal grosso ou médio. Espalhe-o bem ao redor da carne, junto com temperos como orégano e sálvia, por exemplo. Deixe tudo descansar sobre a picanha por alguns minutos e depois cozinhe-a normalmente.