Caldo de Abóbora



como fazer caldo de abóbora
6 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 1 abóbora-cabotiã ou moranga comum;
  • 1 cebola;
  • 3 litros de água;
  • 1 talo de alho-poró;
  • Sal e pimenta a gosto.

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Primeiro, prepare a abóbora. Descasque ela, retire as sementes e corte-as em pedacinhos; Em seguida, pique a cebola e o alho;
  • Coloque a abóbora cozinhar em uma panela com a água, junto com a cebola e o alho; Deixe cozinhar até amaciar a abóbora. Isso pode levar entre 15 e 20 minutos;
  • Leve a mistura ao liquidificador e triture bem; Coloque de volta na panela e deixe cozinhar por mais um tempo;
  • Tempere com o sal e pimenta a gosto; Por fim, quando incorporar, desligue o fogo e sirva aos seus convidados.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de caldo de abóbora

O caldo de abóbora é um ótimo prato para quem quer algo nutritivo, mas barato e fácil de fazer. Além do mais, a abóbora é um alimento abundante no Brasil e traz inúmeros benefícios para o nosso corpo.

Assim, usando a criatividade, você pode fazer um delicioso caldo de abóbora e combinações super interessantes. Então, veja abaixo uma receita completa desse prato e dicas de combinações.

Fazer o caldo de abóbora é muito simples. Você vai usar apenas um liquidificador e uma panela com água. Esse é um prato rápido, que pode ser feito como acompanhamento ou ainda como refeição principal. Ele combina bem com outros pratos salgados, como carnes e massas.

A abóbora é um fruto da aboboreira e possui outros nomes dependendo da região do país. Há também diferentes tipos de abóboras e todas podem originar ótimos caldos. Esse alimento contribui para o sistema imune, para a saúde da pele e controle da pressão arterial. Além disso, pessoas em dieta para perder peso também se beneficiam desse prato.

Confira: Caldo de aipim


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Não se esqueça de eliminar a casca e as sementes da abóbora;

  • O tempero fica a seu critério. Aqui usamos sal e pimenta, mas você pode usar ainda alecrim ou tomilho, por exemplo;

  • Dependendo do tipo de abóbora, o tempo de cozimento dela pode variar, influenciado no tempo total do preparo da receita.

Combinações

Separamos algumas dicas de combinações para você deixar o caldo de abóbora ainda mais requintado e saboroso.

Caldo de abóbora com frango

Nesse caso, utilize 300 gramas de frango desfiado e cozinhe separadamente. Quando o caldo de abóbora estiver quase pronto, acrescente o frango e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos, mexendo bem. Essa combinação combina muito com queijo ralado, que pode ser colocado por cima do caldo após o seu preparo.

Caldo de abóbora com carne seca

Utilize 300 gramas de carne seca desfiada e dessalgada. Separadamente, enquanto a abóbora cozinha, frite a carne utilizando os temperos de sua preferência. Aqui indicamos sal e pimenta. Depois, acrescente a carne no creme de abóbora e cozinhe por mais alguns minutos. Se preferir, pode bater tudo no liquidificador novamente, para criar consistência e ficar homogêneo.

Caldo de abóbora cremoso

O caldo de abóbora cremoso consiste em uma combinação com creme de leite. Dessa forma, você vai precisar de 1 caixinha de creme de leite. No momento que levar a abóbora ao liquidificador, acrescente o creme de leite e bata. Triture a abóbora e misture o doce. No restante, a receita permanece a mesma, mas seu creme ficará muito mais cremoso e doce.

Caldo de abóbora simples

No caldo de abóbora simples, você não precisa acrescentar outros ingredientes. Utilize apenas a abóbora e a água. Mesmo assim, pode inserir algum tempero, como cebola ou alho. No mais, siga a receita normalmente, preparando a abóbora de forma correta e cozinhando-a na água até amaciar. Não se esqueça de bater no liquidificador antes de servir.

Caldo de abóbora com linguiça

Separe 300 gramas de linguiça toscana ou de sua preferência. Prepare a linguiça separadamente, cortando-a em pedaços e levando ao fogo até fritar bem. Quando ela ficar crocante, desligue o fogo e reserve. Siga a receita do caldo de abóbora normalmente. Antes de servir, acrescente a linguiça e cozinhe por mais alguns minutos. Depois você já pode servir o caldo de abóbora com linguiça.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Caldos




como fazer caldo de lentilha

Caldo de Lentilha

como fazer caldo de legumes

Caldo de Legumes

como fazer caldo de frango

Caldo de Frango

como fazer caldo de piranha

Caldo de Piranha

como fazer caldo de siri

Caldo de Siri

como fazer caldo de ossos

Caldo de Ossos

Publicidade

Mais Recentes