Caldo de Cabotiá



como fazer caldo de cabotiá
8 Porções
Tempo: 1 h
Ingredientes:
  • 1 abóbora cabotiá
  • 300 g de coxão mole
  • 2 cubos de caldo de carne
  • 2 dentes de alho
  • Meia cebola
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • salsinha e cebolinha picada a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Refogue a cebola e o alho no azeite na panela de pressão. Em seguida adicione a carne cortada em cubos e 1 cubinho de caldo de carne.
  • Cubra com água e cozinhe até ficar bem macia. Enquanto isso, cozinhe a abóbora com água e o outro cubinho de caldo de carne.
  • Desfie a carne e reserve o caldo. No liquidificador, bata a abóbora com o caldo de cozimento e acrescente um pouco do caldo de carne.
  • Em seguida coloque o creme de abóbora em uma panela, junte a carne desfiada e a manteiga.
  • Se desejar, adicione um pouco mais do caldo da carne. Deixe aquecer bem e sirva em seguida polvilhado com salsinha e cebolinha.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de caldo de cabotiá

O caldo de cabotiá é uma receita muito saborosa que você vai querer fazer sempre, principalmente no inverno. Ele é um caldo mais encorpado, que satisfaz aos paladares mais exigentes. Servido com croutons, vai ser difícil não repetir!

Confira: Caldo de feijão preto


Publicidade

Dicas Adicionais:

Se você colocar mais caldo do que o necessário e o seu caldo ficar muito ralo, adicione 1 colher de sopa de maizena em um pouco de leite ou água fria, mexendo bem. Cozinhe alguns minutos para engrossar.

Combinações

Caldo de cabotiá com frango

Refogue ½ cebola ralada em 1 colher de sopa de manteiga. Adicione 450 g de cabotiá cortada em cubos pequenos, 2 xícaras de chá de água, 2 ½ xícaras de chá de leite, 2 tomates sem pele nem sementes picados. Deixe cozinhar até a abóbora começar a desmanchar. Bata no liquidificador. Volte à panela e adicione 350 g de frango cozido e desfiado, espere aquecer um pouco e sirva.

Caldo de cabotiá com gengibre

Cozinhe ½ kg de cabotiá com água suficiente para cobrir e 1 cubinho de caldo de galinha. Quando a abóbora estiver bem molinha, bata tudo no liquidificador. Refogue 1 cebola e 2 dentes de alho em um fio de azeite. Adicione a cabotiá batida, 2 colheres de sopa de gengibre e ½ caixinha de creme de leite. Sirva em seguida.

Caldo de cabotiá com camarão

Em 2 colheres de sopa de manteiga, refogue 1 cebola pequena. Acrescente 6 xícaras de chá de cabotiá em cubinhos, cubra com caldo de legumes e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, para ficar bem macia. Use o mixer para triturar a abóbora. Reserve. Em outra panela, doure 2 xícaras de camarão limpo em 3 colheres de sopa de manteiga. Tempere com sal e pimenta e adicione o creme de cabotiá. Quando levantar fervura, apague o fogo e sirva imediatamente.

Caldo de cabotiá com costela

Cozinhe 2 kg de cabotiá até ficar bem molinha. Em seguida bata no liquidificador e reserve.

Em uma panela grande coloque 1 kg de costelinha cortada em pedaços pequenos, 1 cebola, 2 pimentões, 2 dentes de alho, sal e pimenta do reino a gosto. Em seguida leve ao forno e deixe assar por 20 a 30 minutos. Depois disso, coloque tudo na panela com o caldo de abóbora e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 15 minutos. Finalize com cheiro verde e sirva bem quente.

Caldo de cabotiá com batata

Cozinhe 2 xícaras de chá de cabotiá e 2 xícaras de chá de batata picadas em caldo de legumes até que comecem a desmanchar. Bata no liquidificador ou com um mixer. Refogue 1 cebola, 1 dente de alho e 1 pimenta vermelha sem sementes. Em seguida despeje a cabotiá batida e cozinhe por mais alguns minutos. Acerte o sal e sirva.

Caldo de cabotiá fit

Em uma panela grande coloque 1 cabotiá picada e cubra com água. Adicione 1 cebola, 1 talo de alho poró, alecrim, tomilho, sal e pimenta a gosto. Cozinhe até que a abóbora esteja bem macia. Passe pelo processador, volte ao fogo para aquecer novamente e sirva em seguida.

Caldo de cabotiá simples

Cozinhe 1 kg de cabotiá em água e sal. Amasse a abóbora com um garfo e reserve, juntamente com o caldo do cozimento. Em outra panela refogue 1 cebola, 2 dentes de alho e 1 tomate sem pele picado. Adicione a cabotiá amassada com o caldo, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Quando levantar fervura já está pronto para servir.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Caldos




como fazer caldo de lentilha

Caldo de Lentilha

como fazer caldo de legumes

Caldo de Legumes

como fazer caldo de frango

Caldo de Frango

como fazer caldo de piranha

Caldo de Piranha

como fazer caldo de siri

Caldo de Siri

como fazer caldo de ossos

Caldo de Ossos

Publicidade

Mais Recentes