Caldo de Camarão


Caldo de Camarão



como fazer caldo de camarão
6 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • 500 g de camarões limpos
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 2 tabletes de caldo de camarão
  • 5 xícaras de chá de água quente
  • 1 cebola
  • 2 xícaras de chá de leite de coco
  • 1 pimentão verde
  • 6 tomates
  • 2 dentes de alho
  • 1/4 de xícara de chá de cheiro verde
  • 2 colheres de sopa de coentro
  • 1 limão
  • sal e pimenta do reino a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em primeiro lugar tempere os camarões com sal, pimenta do reino e limão. Em seguida, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e refogue o alho, o pimentão e a cebola.
  • Junte metade dos camarões e refogue por 2 minutos. Junte os tomates picados, adicione o caldo de camarão e a água.
  • Deixe cozinhar por 15 minutos e bata tudo no liquidificador. Despeje de volta na panela e adicione o cheiro verde, o coentro e o leite de coco.
  • Cozinhe por mais uns 5 minutos. Enquanto isso, doure o restante dos camarões nas outras 2 colheres de sopa de azeite.
  • Coloque os camarões em cumbiquinhas individuais e cubra com o caldo. Sirva e faça sucesso.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de caldo de camarão

Quem ama frutos do mar, certamente vai se apaixonar por esta receita de caldo de camarão. Mas não é aquele caldo que fazemos com as cascas e cabeças para usar em outros preparados. É um caldo delicioso, encorpado e cheio de sabor para aquecer as noites mais frias. Experimente.

Confira: Caldo de ovo


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Para a receita ficar mais econômica use camarões pequenos, já que eles serão batidos no liquidificador.

  • Se quiser dar um visual sofisticado, use alguns camarões grandes para decorar.

  • Não jogue fora as cascas e as cabeças do camarão: ferva com temperos a gosto, coe e use em outras receitas.

Combinações

Caldo de camarão com feijão branco

Numa panela de pressão cozinhe 500 g de feijão branco com 5 dentes de alho e folhas de sálvia a gosto. Reserve. Em outra panela coloque 4 colheres de sopa de azeite e refogue 4 dentes de alho e 1 kg de camarões limpos. Junte 5 tomates sem pele e refogue por mais alguns minutos. Escorra o feijão, descarte os dentes de alho e a sálvia. Coloque metade dos grãos no liquidificador com metade do camarão e água do cozimento do feijão suficiente para bater e formar um caldo espesso. Despeje na panela com o restante dos camarões e junte a outra metade do feijão. Deixe cozinhar em fogo baixo, panela semi tampada, até apurar.

Caldo de camarão simples

Em uma panela coloque para refogar 1 cebola, 1 dente de alho e 1 pimenta vermelha com um fio de azeite.Em seguida junte 1 xícara de chá de camarões pequenos e limpos e doure ligeiramente. Adicione 500 ml de água, 1 cubinho de caldo de galinha e 4 chuchus descascados e cortados em cubinhos. Cozinhe até o chuchu ficar bem macio. Bata tudo no liquidificador e volte à panela para esquentar novamente. Polvilhe com coentro picado a gosto e sirva.

Caldo de camarão com aipim

Aqueça 1 colher de sopa de azeite e doure 1 xícara de chá de camarões limpos. Reserve os camarões e na mesma panela coloque mais 1 colher de sopa de azeite, 1 dente de alho e ½ cebola picada. Quando a cebola estiver macia acrescente 1 xícara de chá de aipim descascado e cortado em cubinhos e 1 sachê de tempero pronto. Adicione 2 xícaras de água quente e cozinhe até o aipim ficar macio. Bata tudo no liquidificador com metade dos camarões reservados. Volte tudo para a panela e também a outra metade do camarão. Deixe levantar fervura, adicione 2 colheres de sopa de coentro picado, mexa e sirva a seguir.

Caldo de camarão com abóbora

Derreta 2 colheres de sopa de manteiga e refogue 1 cebola e 2 dentes de alho. Em seguida adicione 6 xícaras de chá de abóbora descascada em cubinhos, sal e pimenta do reino a gosto. Cubra com água e deixe cozinhar. Enquanto a abóbora cozinha, doure 2 xícaras de chá de camarões limpos, temperados com sal e pimenta do reino, em 2 colheres de sopa de manteiga. Quando a abóbora estiver bem macia bata no liquidificador com metade dos camarões. Despeje de volta na panela com os camarões inteiros e cozinhe juntos por mais 5 minutos para integrar os sabores. Adicione 1 caixinha de creme de leite, acerte o sal e sirva bem quente.

Caldo de camarão com alho poró

Em uma panela grande derreta 3 colheres de sopa de manteiga e doure 500 g de camarões. Reserve metade deles. Aos camarões que ficaram na panela adicione 1 alho poró picado, 1 cebola picada e 2 dentes de alho esmagados. Quando a cebola murchar junte 1 tomate sem pele e sem sementes, 1 batata descascada cortada em cubinhos e cubra com água. Cozinhe até o alho poró e a batata ficarem macios. Em seguida despeje tudo no liquidificador e bata. Use um mixer se preferir. Despeje de volta na panela e adicione os camarões inteiros. Acerte o sal e deixe levantar fervura. Polvilhe com salsinha picada e sirva.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Caldos




como fazer caldo de lentilha

Caldo de Lentilha

como fazer caldo de legumes

Caldo de Legumes

como fazer caldo de frango

Caldo de Frango

como fazer caldo de piranha

Caldo de Piranha

como fazer caldo de siri

Caldo de Siri

como fazer caldo de ossos

Caldo de Ossos

Publicidade

Mais Recentes