Caldo de Canjiquinha
- 250 g de canjiquinha
- 400 g de carne moída
- 1 litro de água
- 2 folhas de louro
- 1 cubinho de caldo de carne
- 4 dentes de alho
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
- 1 colher de sopa de colorau
- 1 cebola
- 1 colher de chá de açúcar
- cheiro verde picado a gosto
- Coloque a canjiquinha na panela de pressão.Em seguida junte a água fria e o louro e cozinhe por 30 minutos.
- Escorra a canjiquinha num escorredor de macarrão mas reserve o caldo. Em 250 ml deste caldo dissolva 1 cubinho de caldo de carne.
- Se desejar adicione um pouco mais de água para deixá-lo na consistência desejada. Em outra panela coloque o azeite, o alho, o sal e a pimenta.
- Acrescente o colorau e a cebola. Quando a cebola estiver dourada, junte o açúcar. Em seguida adicione a carne moída e refogue bem.
- Por fim junte a canjiquinha e o caldo de carne, dando o ponto a seu gosto, isto é, mais espesso ou mais ralo.
- Deixe levantar fervura, mexendo sempre. Salpique com cheiro verde e sirva em seguida.
Sobre a receita de caldo de canjiquinha
Hoje trazemos mais uma receita típica da cozinha caipira, o caldo de canjiquinha. A canjiquinha, ou quirera, é composta de grãos de milho moídos grosseiramente. Cozinhe estes grãos em água, junte um pouco disso e daquilo e de repente a mágica acontece. Em pouquíssimo tempo você tem uma refeição saborosa e quentinha. Confira.
Confira: Caldo de camarão
- Para todas as receitas, antes de colocar a canjiquinha na panela deixe-a de molho em água fria suficiente para cobrir por pelo menos 2 horas. Em seguida escorra e lave em água corrente.
- Enquanto cozinha a canjiquinha vai liberando amido e isso vai engrossando o caldo. Se ficar espesso demais acrescente um pouco de água ou de caldo, conforme a receita.
- Sirva a canjiquinha assim que terminar seu preparo pois quando esfria ela tende a endurecer.
Combinações
Caldo de canjiquinha com linguiça
Asse 500 g de linguiça toscana apimentada e depois pique. Reserve. Refogue 1 cebola picada e 2 dentes de alho em 3 colheres de sopa de óleo. Adicione 1 cubo de caldo de carne esmigalhado e 200 g de canjiquinha. Em seguida despeje ½ litro de água fervente e cozinhe até a canjiquinha amolecer. Adicione a linguiça picada e cozinhe mais alguns minutos. Sirva quente.
Caldo de canjiquinha com costelinha
Em uma tigela coloque 500 g de costelinha de porco cortada em pedaços pequenos e o suco de 1 limão e 2 colheres de sopa de tempero completo em pó. Deixe descansar na geladeira por 1 hora. Depois disso frite as costelinhas em 2 colheres de sopa de óleo até dourar. Adicione 1 xícara de chá de canjiquinha, 2 tomates picados e 1 ½ litro de água. Cozinhe em fogo baixo até que a canjiquinha fique macia. Apague o fogo e sirva em seguida.
Caldo de canjiquinha com frango
Refogue 1 peito de frango cozido e desfiado numa panela juntamente com 1 cebola, 2 dentes de alho e sal a gosto. A seguir junte 1 tomate, 250 g de canjiquinha e 1 batata em cubinhos. Cubra com caldo de galinha ou de legumes e cozinhe por aproximadamente 20 minutos. Adicione salsinha e orégano e sirva.
Caldo de canjiquinha com carne seca
Coloque um fio de azeite numa panela de pressão e, em seguida, junte 400 g de carne seca cozida cortada em cubinhos. Acrescente 1 cebola picada e 5 dentes de alho esmagados e refogue tudo muito bem. Adicione ½ cenoura, ½ pimentão verde picado e azeitonas verdes picadas a gosto. Junte 1 sachê de molho de tomate. 1 colher de chá de colorau e 1 colher de chá de páprica doce. Misture tudo e adicione 2 xícaras de chá de canjiquinha e água até cobrir os ingredientes. Tampe a panela e cozinhe na pressão por 10 minutos. Acerte o sal e finalize com coentro e salsinha picada a gosto.
Caldo de canjiquinha com couve
Na panela de pressão, faça um refogado com 1 cebola picada, 2 dentes de alho triturados, 1 tomate em cubinhos, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, 1 cenoura em rodelas e 1 talo de salsão fatiado. Em seguida adicione 500 g de canjiquinha, 1 folha de louro e 1 litro de caldo de carne. Tampe a panela e leve ao fogo, cozinhando por 15 minutos depois que começar a chiar. Abra a panela com cuidado e junte 1 maço de couve picada. e cozinhe por mais alguns minutos em panela aberta até a couve ficar macia. Agora é só servir.
Caldo de canjiquinha engorda?
Em dietas de perda de peso, o caldo de canjiquinha deve ser consumido com moderação e o bacon e linguiça, por exemplo, serem trocados por legumes e vegetais.