Caldo de Kenga
- Um peito de frango;
- Meio quilo de mandioca;
- Meio quilo de mandioquinha;
- Três colheres de bacon picado;
- Meio quilo de cenoura;
- Duas cebolas picadas;
- Cinco dentes de alho;
- Três colheres de cheiro verde picado;
- Sal a gosto;
- Temperos a gosto conforme sua preferência.
- Primeiro você deverá dourar uma cebola e colocá-la em uma panela de pressão; Depois acrescente o frango, a mandioca, a cenoura e a mandioquinha;
- Tempere conforme sua preferência e acrescente meio litro de água; Deixe tudo cozinhar até que os ingredientes amoleçam;
- Em seguida, tire o frango e desfie-o, colocando os outros ingredientes no liquidificador; Bata tudo com a água do cozimento;
- Use a panela que dourou a cebola para fritar a outra unidade, além do alho e do bacon;
- Quando estiverem prontos, acrescente o frango desfiado e mexa em fogo baixo; Após cinco minutos, coloque a mistura do liquidificador na panela com o cheiro verde;
- Assim que tudo ferver seu caldo estará pronto. Deixe esfriar e sirva.
Sobre a receita de caldo de kenga
Você já experimentou caldo de kenga? Este é um prato salgado, super tradicional em algumas regiões do país. Devido a sua combinação de ingredientes ele fica muito gostoso. Além disso, ele é perfeito para servir como uma refeição completa, sobretudo em dias frios.
Para aprender a fazer um caldo de kenga de dar água na boca, preste atenção nas informações a seguir. Veja o passo a passo completo desta receita, que pode ser feita sem dificuldades. Além disso, conheça algumas combinações de ingredientes para torná-la ainda mais saborosa.
Basicamente, os ingredientes principais deste caldo é a mandioca e o frango. Além deles, para fazê-lo você também vai usar outras carnes, além de precisar cozinhar tudo no fogo para obter o resultado esperado.
- Você pode comer o seu caldo puro, ou servi-lo junto com torresmo ou torradas. Esta é uma das formas mais tradicionais de consumir o prato em Minas Gerais;
- Alguns dos temperos que mais combinam com essa receita são noz moscada, pimenta do reino, orégano e curry.
Combinações
Veja abaixo algumas variações da receita para tornar o seu caldo ainda mais gostoso.
Caldo de kenga simples
Nesta versão da receita, o método de preparo é similar. A diferença é que, enquanto cozinha a base de seu caldo, já pode fritar os demais ingredientes em outra panela. Depois é só desfiar o franco, colocar o conteúdo da panela no liquidificador e depois misturar tudo em fogo baixo.
Caldo de kenga com calabresa
Esta versão da receita pode substituir o bacon por uma calabresa de sua preferência. O processo de preparo é o mesmo, e o sabor desta outra carne deixará o caldo um pouco mais marcado. E claro, ficará muito saboroso.
Caldo de kenga com milho
Acrescente o milho para fritar junto com a cebola, o alho e a carne. Depois faça o seu caldo da mesma forma. Este ingrediente extra mudará um pouco sua textura, deixando-o um pouco mais encorpado. Por outro lado, ficará bastante muito gostoso.
Caldo de kenga com carne seca
Substituir o frango por carne seca desfiada também é uma ótima ideia. Enquanto a base da receita permanece a mesma, a carne deixa o gosto um pouco mais marcado, além de aumentar o número de nutrientes do prato.
Caldo de kenga com batata
Por fim, você pode substituir a mandioquinha pela batata para a base de seu caldo. Ele ficará um pouco mais encorpado, com a cor mais clara. A variação de sabores é bem interessante.