Caldo de Lentilha



como fazer caldo de lentilha
8 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • Meio pacote de lentilha;
  • Meia linguiça calabresa cortada em cubos pequenos;
  • 1 litro de água;
  • Meia xícara de azeite;
  • 1 cebola cortada em cubos;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • Sal e temperos a gosto.

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Primeiro você vai precisar cozinhar a lentilha em uma panela de pressão (faça isso após deixá-la de molho por seis horas);
  • Reserve uma outra panela e frite a calabresa com a cebola e o alho no azeite; Assim que a lentilha estiver macia, retire-a da panela e bata no liquidificador com a água, o sal e os temperos;
  • Quando tudo se misturar, coloque o caldo na mesma panela da linguiça, da cebola e do alho misturando bem;
  • Por fim, quando tudo estiver bem misturado, desligue o fogo e pode servir o seu caldo.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de caldo de lentilha

Graças ao sabor inconfundível de seu principal ingrediente, o caldo de lentilha é uma ótima refeição. Um pouco mais encorpada do que uma sopa, além de muito gostosa, essa receita também é ideal para servir como almoço ou janta, principalmente em dias mais frios.

Por isso, veja a seguir um passo a passo completo para prepara um incrível caldo de lentilha de forma rápida e fácil. Além disso, veja também algumas combinações de ingredientes que vão deixar a sua receita ainda mais saborosa.

Para esta receita, você vai precisar de duas panelas, sendo uma de pressão para cozinhar a lentilha. A outra ficará para os demais ingredientes. Além disso, também é necessário ter um liquidificador para misturar tudo e deixar sua receita no ponto.

A lentilha é um alimento com muitas propriedades e benefícios para a sua saúde. Ela ajuda a combater várias doenças, além de fortalecer os ossos e o sistema imunológico. Assim sendo, seu caldo é bastante nutritivo e além de alimentar, faz muito bem.

Confira: Caldo de legumes


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Para dar um toque especial em sua receita, acrescente duas folhas de louro enquanto mistura o caldo aos outros ingredientes. O resultado ficará delicioso;

  • Você também pode utilizar uma cebola caramelizada para a receita. Além disso, opte por temperos como cheiro verde, noz-moscada uma pitada de pimenta.

Combinações

Veja abaixo algumas combinações para a sua receita de caldo de lentilha.

Caldo de lentilha simples

De forma geral, esta é a receita que mostramos. Mas para torna-la ainda mais fácil, basta utilizar a lentilha já cozida, e os temperos que quiser. Bata tudo no liquidificador e depois leve para a panela até borbulhar.

Caldo de lentilha fit

Uma boa forma de cortar as calorias de sua receita é substituindo a calabresa por vegetais. Além disso, quando for fritar os ingredientes que se misturarão ao caldo abra mão do azeite e use óleo de girassol.

Caldo de lentilha com bacon

Esta é uma ótima combinação, muito utilizada para o caldo de lentilha. Neste caso, além da calabresa adicione 200 gramas de bacon picado em cubos. Frite junto e você terá um ótimo sabor, além de mais sustância para o seu caldo.

Caldo de lentilha com camarão

Para quem é fã desse fruto do mar, substitua o bacon por 100 gramas de camarão. Frite-os com a calabresa e os demais ingredientes. Assim que forem misturados, darão um sabor muito bom para o seu caldo de lentilha.

Caldo de lentilha com carne

Outra opção de ingrediente para usar junto com a calabresa é meio quilo de carne seca cortada em cubos. Você pode fritá-la com os demais ingredientes e terá uma receita ainda mais proteica e nutritiva. E claro, também ficará deliciosa.

Caldo de lentilha vegano

Por fim, nesta variação da receita aposte em vegetais de sua preferência para misturar ao seu caldo de lentilha. Além da cebola e do alho, cenouras, batatas, pepinos e abobrinhas dão um toque super especial para ela.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Caldos




como fazer caldo de lentilha

Caldo de Lentilha

como fazer caldo de legumes

Caldo de Legumes

como fazer caldo de frango

Caldo de Frango

como fazer caldo de piranha

Caldo de Piranha

como fazer caldo de siri

Caldo de Siri

como fazer caldo de ossos

Caldo de Ossos

Publicidade

Mais Recentes