Pastel de Vento


Pastel de Vento



como fazer pastel de vento
10 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • ½ kg de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • ¾ de xícara de chá de água morna
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 1 colher de sopa de óleo

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Peneire a farinha junto com o sal em uma tigela. Em seguida, junte o óleo, o vinagre e a água morna aos poucos.
  • Amasse bem, até que a massa fique macia e lisinha. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 15 minutos na geladeira.
  • Abra a massa bem fina, corte em tirinhas ou quadradinhos e frite em óleo bem quente.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

O que é pastel de vento?

Como o próprio nome diz, pastel de vento é o pastel recheado com vento.

Sobre a receita de pastel de vento

A parte mais difícil de fazer pastel de vento é capturar o vento para fazer o recheio! Brincadeiras à parte, o pastel de vento é chamado assim porque não tem recheio nenhum. É ótimo para fazer com as sobras de massa mas você pode até preparar uma receita inteira e fazer somente pastel de vento.


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Para que seu pastel fique mais sequinho, depois de frito coloque para escorrer em uma peneira de aço em vez de papel toalha.
  • Porção é diferente de unidade. Quando dizemos até 10 porções significa que a receita é suficiente para até 10 pessoas. As unidades dependem do tamanho que você corta a sua massa de pastel de vento.

Combinações

Pastel de vento na airfryer

Abra metade de um rolo de massa de pastel pronto na bancada. Pincele com azeite, corte em quadradinhos ou tirinhas e coloque na cesta da airfryer. Não amontoe os pastéis. Ligue a máquina a 200 graus e frite por 4 minutos. Vire os pastéis e frite mais 4 minutos. Mais fácil que este pastel de vento na airfryer, impossível!

Pastel de vento doce

O pastel de vento doce tem até um nome próprio: crustoli. Faça com a receita que deixamos lá em cima ou com massa comprada pronta. Depois da massa aberta bem fininha, corte em tiras de aproximadamente 4 por 10 cm. Faça um corte no meio de cada tira, no sentido do comprimento e passe uma das pontas da massa por essa abertura, como se quisesse virar do avesso. Frite aos poucos em óleo bem quente, escorra e polvilhe com açúcar e canela em pó.

Pastel de vento assado

Para fazer o pastel de vento assado você também pode optar pela massa caseira ou pela massa comprada pronta. Pincele a massa aberta com azeite, corte em pedaços do tamanho desejado e espalhe em uma assadeira levemente untada com azeite. Leve ao forno até começar a dourar por cima. Vire os pastéis e volte ao forno para terminar de assar.

Dúvidas

Pastel de vento é saudável?

Se você não tiver nenhuma condição de saúde pré-existente, não há contra indicação no consumo de pastel de vento.

Pastel de vento engorda?

Quando se está seguindo uma dieta de perda de peso convém reduzir o consumo de certos alimentos e até mesmo evitá-los.

Pastel de vento pode ser congelado?

Abra a massa bem fina sobre um papel filme e depois enrole como um rocambole, com o papel filme entre as camadas. Congele por até 3 meses.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Lanches




Publicidade

Mais Recentes