Empada de Doce de Leite
- 400 g de doce de leite
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 250 g de margarina
- 2 gemas
- 1 pitada de sal
- Misture a manteiga, o sal, as gemas e a margarina em um recipiente até obter uma massa uniforme.
- Acenda o forno a 200 graus para preaquecer. Forre forminhas de empada com a massa. Asse por 10 minutos ou até dourar.
- Retire do forno, espere esfriar e desenforme. Recheie com o doce de leite e decore com coco ralado se desejar.
Sobre a receita de empada de doce de leite
Você não vai acreditar na facilidade para fazer esta empada de doce de leite. A massa leve derrete na boca. Feitas em forminhas bem pequenas, é uma ótima sugestão para servir nas festinhas. E neste caso é muito fácil duplicar ou triplicar a receita. Não há quem não goste.
Confira: Empada de carne
Fazer doce de leite em casa também é muito fácil: retire o rótulo de uma lata de leite condensado e coloque de pé na panela de pressão. Despeje água fria até cobrir a lata e cozinhe por 40 minutos depois que pegar pressão. Deixe a lata esfriar completamente antes de abrir.
Combinações
Empada de doce de leite com goiabada
Prepare a massa com 100 g de margarina gelada, 1 xícara de chá de açúcar, 2 gemas, 3 colheres de sopa de leite e 2 xícaras de chá de farinha de trigo. Não precisa sovar, apenas amasse até desgrudar das mãos. Forre as forminhas com a massa e em seguida coloque 1 pedacinho de goiabada em cada forminha. Cubra com um pouco de doce de leite e feche com uma tampinha de massa. Leve as empadas ao forno para assar por 15 a 20 minutos ou até ficar com a superfície corada.
Empada de doce de leite é saudável?
Alguns profissionais indicam incluir o doce de leite no cardápio de quem treina para ganhar massa muscular, por ser um carboidrato de rápida absorção. O melhor, nestes casos, é consumir antes do treino. E, além de dar energia, a empada de doce de leite ainda sacia a fome de doce.
Empada de doce de leite pode ser congelada?
Sim, pode manter a empada de doce de leite por até 60 dias no freezer ou no congelador. O ideal é que você asse apenas pela metade do tempo indicada na receita e termine de assar quando descongelar. Congele em aberto e depois acondicione em embalagens próprias para freezer.