Sopa de Mocotó
- 1,2 kg de mocotó, cortado em pedaços de 5 cm
- 2 colheres de chá de colorau
- 2 colheres de chá de cominho em pó
- 2 colheres de chá de coentro em pó
- 1,5 colher de chá de vinagre de maçã
- 2 xícaras de chá de cebola picada
- 200 g de aipim descascado e picado
- 1 xícara de chá de tomate picado
- 1/4 de pimentão verde sem sementes picado
- 3 colheres de sopa de alho amassado
- sal e pimenta do reino moída na hora
- coentro fresco picado para finalizar
- Coloque o mocotó em uma panela grande e adicione água fria suficiente para cobrir. Deixe ferver em fogo alto e escorra, descartando o líquido.
- Enxágue bem o mocotó em água corrente, depois devolva-os à panela e despeje mais água fria, o suficiente para ficar 4 dedos acima do mocotó.
- Cozinhe em fogo alto com a panela tampada. Mexa ocasionalmente, até que a pele e a cartilagem estejam bem macias, cerca de 4 horas.
- Adicione água quente sempre que necessário para não parar o cozimento. Usando uma escumadeira, transfira o mocotó para uma tigela grande e resistente ao calor, reservando o líquido do cozimento.
- Enquanto isso, no liquidificador, coloque o colorau, o cominho, o coentro, o vinagre, a cebola, a mandioca, o tomate, o pimentão, o alho e ¼ de xícara do caldo do cozimento reservado.
- Bata até ficar completamente homogêneo e, em seguida, reserve. Remova e descarte os ossos do mocotó. Pique a carne, os tendões e a pele e reserve.
- Lave a panela e adicione o purê de legumes e a carne picada. Meça o líquido restante do cozimento e adicione água suficiente para atingir 4,5 litros.
- Adicione o líquido à panela e deixe ferver em fogo médio, mexendo sempre para evitar que a mandioca grude, até o caldo engrossar, aproximadamente 40 minutos.
- Tempere com sal e pimenta preta. Divida entre tigelas de sopa individuais, cubra com coentro e sirva quente.
Sobre a receita de sopa de mocotó
Todo caldo é uma sopa, mas nem toda sopa é um caldo. O caldo ou sopa de mocotó provavelmente tem sua origem na receita portuguesa de “mão de vaca com grão”, que remonta à colonização de Angola por Portugal.
O prato provavelmente era comum nas regiões carentes de todo o Brasil, criado por necessidade. Também era popular entre as pessoas escravizadas, já que as pernas de boi eram indesejáveis para a classe alta. Hoje em dia a sopa de mocotó é uma iguaria servida em restaurantes famosos e apreciada no mundo inteiro.
Confira: Sopa de músculo
A sopa de mocotó fica mais saborosa se for cozida lentamente, mas como nossa vida é muito corrida, você pode usar uma panela de pressão.
Esfregar o mocotó com limão ameniza o cheiro forte que ele exala ao cozinhar.
Combinações
Sopa de mocotó simples
Lave 500 g de mocotó limpo e coloque na panela de pressão com água para cobrir, 1 folha de louro, 2 raminhos de coentro fresco, 1 tomate sem pele, ½ cebola, 2 dentes de alho picados e sal a gosto. Cozinhe por 45 minutos. Abra a panela, descarte os ossos e pique a carne. Sirva quente com molho de pimenta e cebolinha picada.
Sopa de mocotó com legumes
Cozinhe 1 kg de mocotó na panela de pressão com água e sal por meia hora. Corte em pedaços pequenos e reserve a água. Aqueça 2 colheres de sopa de óleo e refogue 1 cebola e 3 dentes de alho.
Em seguida junte 1 linguiça calabresa em fatias. Deixe fritar e adicione 2 cenouras em cubinhos pequenos. Despeje o caldo de mocotó reservado e cozinhe até a cenoura ficar macia. Junte 250 g de aipim cozido e o mocotó picado. Deixe ferver juntos por 10 minutos. Na hora de servir, polvilhe com coentro picado.
Sopa de mocotó com macarrão
Lave bem 500 g de mocotó e deixe de molho em água e sal por 30 minutos. Escorra e coloque em uma panela de pressão com 1 cebola, 1 pimenta dedo de moça, folhas de louro, 2 cubos de caldo de costela e água cerca de 4 cm acima do mocotó.
Deixe cozinhar por 1 hora em fogo baixo. Solte a carne dos ossos e adicione 200 g de macarrão para sopa. Cozinhe por mais 5 minutos na pressão e está pronta para servir.
Sopa de mocotó com feijão branco
Cozinhe 1 kg de mocotó em pedaços com 1,5 l de caldo de legumes na panela de pressão por 1 hora. Solte a carne dos ossos e reserve. Coe o caldo e reserve também. Em outra panela aqueça 2 colheres de sopa de azeite e frite 1 cebola até ficar transparente.
Junte 3 dentes de alho picados e refogue por mais alguns minutos. Adicione 3 colheres de sopa de extrato de tomate e 200 g de feijão branco cozido sem caldo.
Em seguida acrescente o mocotó e o caldo do cozimento reservado. Cozinhe por mais 5 minutos, acerte o sal e junte 1 punhado de coentro fresco picado. Apague o fogo e sirva em seguida.
Sopa de mocotó com mandioca
No liquidificador bata 1 pimentão sem sementes, 2 colheres de sopa de colorau, 2 colheres de tempero baiano,3 dentes de alho, 2 cebolas, 1 colher de chá de noz moscada, 1 colher de sobremesa de orégano, 3 ramos de coentro, 5 folhas de hortelã e sal a gosto.
Coloque tudo na panela de pressão com 1 mocotó cortado em pedaços. Adicione água fria suficiente para cobrir e leve ao fogo por aproximadamente 1 h e meia.
Depois deste tempo, separe a carne dos ossos. Adicione 2 pimentas malaguetas amassadas, 1 xícara de chá de cheiro verde e 12 kg de mandioca cozida previamente. Cozinhe por mais 10 minutos com a panela aberta. Sirva quente.
Quais os benefícios da sopa de mocotó?
O mocotó é rico em proteínas e colágeno, o que dá bastante energia e beneficia a saúde das articulações, pele e cabelos.