Sopa de Mocotó



como fazer sopa de mocotó
6 Porções
Tempo: 5 h 30 min
Ingredientes:
  • 1,2 kg de mocotó, cortado em pedaços de 5 cm
  • 2 colheres de chá de colorau
  • 2 colheres de chá de cominho em pó
  • 2 colheres de chá de coentro em pó
  • 1,5 colher de chá de vinagre de maçã
  • 2 xícaras de chá de cebola picada
  • 200 g de aipim descascado e picado
  • 1 xícara de chá de tomate picado
  • 1/4 de pimentão verde sem sementes picado
  • 3 colheres de sopa de alho amassado
  • sal e pimenta do reino moída na hora
  • coentro fresco picado para finalizar

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Coloque o mocotó em uma panela grande e adicione água fria suficiente para cobrir. Deixe ferver em fogo alto e escorra, descartando o líquido.
  • Enxágue bem o mocotó em água corrente, depois devolva-os à panela e despeje mais água fria, o suficiente para ficar 4 dedos acima do mocotó.
  • Cozinhe em fogo alto com a panela tampada. Mexa ocasionalmente, até que a pele e a cartilagem estejam bem macias, cerca de 4 horas.
  • Adicione água quente sempre que necessário para não parar o cozimento. Usando uma escumadeira, transfira o mocotó para uma tigela grande e resistente ao calor, reservando o líquido do cozimento.
  • Enquanto isso, no liquidificador, coloque o colorau, o cominho, o coentro, o vinagre, a cebola, a mandioca, o tomate, o pimentão, o alho e ¼ de xícara do caldo do cozimento reservado.
  • Bata até ficar completamente homogêneo e, em seguida, reserve. Remova e descarte os ossos do mocotó. Pique a carne, os tendões e a pele e reserve.
  • Lave a panela e adicione o purê de legumes e a carne picada. Meça o líquido restante do cozimento e adicione água suficiente para atingir 4,5 litros.
  • Adicione o líquido à panela e deixe ferver em fogo médio, mexendo sempre para evitar que a mandioca grude, até o caldo engrossar, aproximadamente 40 minutos.
  • Tempere com sal e pimenta preta. Divida entre tigelas de sopa individuais, cubra com coentro e sirva quente.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de sopa de mocotó

Todo caldo é uma sopa, mas nem toda sopa é um caldo. O caldo ou sopa de mocotó provavelmente tem sua origem na receita portuguesa de “mão de vaca com grão”, que remonta à colonização de Angola por Portugal.

O prato provavelmente era comum nas regiões carentes de todo o Brasil, criado por necessidade. Também era popular entre as pessoas escravizadas, já que as pernas de boi eram indesejáveis ​​para a classe alta. Hoje em dia a sopa de mocotó é uma iguaria servida em restaurantes famosos e apreciada no mundo inteiro.

Confira: Sopa de músculo


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • A sopa de mocotó fica mais saborosa se for cozida lentamente, mas como nossa vida é muito corrida, você pode usar uma panela de pressão.

  • Esfregar o mocotó com limão ameniza o cheiro forte que ele exala ao cozinhar.

Combinações

Sopa de mocotó simples

Lave 500 g de mocotó limpo e coloque na panela de pressão com água para cobrir, 1 folha de louro, 2 raminhos de coentro fresco, 1 tomate sem pele, ½ cebola, 2 dentes de alho picados e sal a gosto. Cozinhe por 45 minutos. Abra a panela, descarte os ossos e pique a carne. Sirva quente com molho de pimenta e cebolinha picada.

Sopa de mocotó com legumes

Cozinhe 1 kg de mocotó na panela de pressão com água e sal por meia hora. Corte em pedaços pequenos e reserve a água. Aqueça 2 colheres de sopa de óleo e refogue 1 cebola e 3 dentes de alho.

Em seguida junte 1 linguiça calabresa em fatias. Deixe fritar e adicione 2 cenouras em cubinhos pequenos. Despeje o caldo de mocotó reservado e cozinhe até a cenoura ficar macia. Junte 250 g de aipim cozido e o mocotó picado. Deixe ferver juntos por 10 minutos. Na hora de servir, polvilhe com coentro picado.

Sopa de mocotó com macarrão

Lave bem 500 g de mocotó e deixe de molho em água e sal por 30 minutos. Escorra e coloque em uma panela de pressão com 1 cebola, 1 pimenta dedo de moça, folhas de louro, 2 cubos de caldo de costela e água cerca de 4 cm acima do mocotó.

Deixe cozinhar por 1 hora em fogo baixo. Solte a carne dos ossos e adicione 200 g de macarrão para sopa. Cozinhe por mais 5 minutos na pressão e está pronta para servir.

Sopa de mocotó com feijão branco

Cozinhe 1 kg de mocotó em pedaços com 1,5 l de caldo de legumes na panela de pressão por 1 hora. Solte a carne dos ossos e reserve. Coe o caldo e reserve também. Em outra panela aqueça 2 colheres de sopa de azeite e frite 1 cebola até ficar transparente.

Junte 3 dentes de alho picados e refogue por mais alguns minutos. Adicione 3 colheres de sopa de extrato de tomate e 200 g de feijão branco cozido sem caldo.

Em seguida acrescente o mocotó e o caldo do cozimento reservado. Cozinhe por mais 5 minutos, acerte o sal e junte 1 punhado de coentro fresco picado. Apague o fogo e sirva em seguida.

Sopa de mocotó com mandioca

No liquidificador bata 1 pimentão sem sementes, 2 colheres de sopa de colorau, 2 colheres de tempero baiano,3 dentes de alho, 2 cebolas, 1 colher de chá de noz moscada, 1 colher de sobremesa de orégano, 3 ramos de coentro, 5 folhas de hortelã e sal a gosto.

Coloque tudo na panela de pressão com 1 mocotó cortado em pedaços. Adicione água fria suficiente para cobrir e leve ao fogo por aproximadamente 1 h e meia.

Depois deste tempo, separe a carne dos ossos. Adicione 2 pimentas malaguetas amassadas, 1 xícara de chá de cheiro verde e 12 kg de mandioca cozida previamente. Cozinhe por mais 10 minutos com a panela aberta. Sirva quente.

Quais os benefícios da sopa de mocotó?

O mocotó é rico em proteínas e colágeno, o que dá bastante energia e beneficia a saúde das articulações, pele e cabelos.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Sopas




como fazer sopa de cará

Sopa de Cará

como fazer sopa de jerimum

Sopa de Jerimum

como fazer sopa de calabresa

Sopa de Calabresa

como fazer sopa de aveia

Sopa de Aveia

como fazer sopa de entulho

Sopa de Entulho

como fazer sopa de leite

Sopa de Leite

como fazer sopa de siri

Sopa de Siri

como fazer sopa de chuchu

Sopa de Chuchu

Publicidade

Mais Recentes