Sopa de Cará
- 3 xícaras de chá de caldo de galinha
- 2 quilos de cará
- 1 cebola
- 1 colher de sopa de curry em pó
- 1/4 de colher de chá de pimenta do reino
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de chá de arroz selvagem cru
- 1/2 colher de chá de cebola em pó
- 1/2 colher de chá de alho em pó
- Despeje o caldo de galinha em uma panela grande. Em seguida adicione o curry em pó, o sal, a pimenta, a cebola em pó e o alho em pó.
- Leve para ferver em fogo médio. Adicione o cará e a cebola descascados e picados e cozinhe por cerca de 20 minutos.
- Por fim junte o arroz e cozinhe por mais 20 minutos, ou até o arroz ficar macio.
Sobre a receita de sopa de cará
Embora sejam comumente confundidos um com o outro, cará e inhame são vegetais diferentes. No nordeste do Brasil, inhame e cará são usados para designar o mesmo tubérculo. Já no sudeste os nomes são empregados para coisas diferentes.
O inhame é uma raiz mais comprida e o cará é menor e mais “peludinho”. O cará é também conhecido como taro. Meio confuso, não é? Mas, apesar disso, a receita de hoje não tem complicação: uma saborosa sopa de cará (ou inhame, dependendo de onde você está) saborosa e fácil de fazer.
Confira: Sopa de jerimum
Se você tiver pressa, use arroz branco comum. Ele cozinha mais rápido que o arroz selvagem.
Em vez de alho e cebola em pó você pode usá-los frescos a seu gosto.
Combinações
Sopa de cará com frango
Refogue 2 dentes de alho e 1 cebola em um pouco de azeite. Em seguida junte 400 g de cará descascado em cubos e 1 litro de caldo de legumes e cozinhe até ficar macio. Tempere com sal, pimenta e ervas secas ou frescas a gosto. Em seguida junte 200 g de frango cozido e desfiado e cozinhe por mais 5 minutos. Polvilhe cebolinha verde e sirva.
Sopa de cará com carne
Doure 1/2 cebola e 1 dente de alho em 2 colheres de sopa de azeite. Acrescente 8 carás sem casca picados, sal e pimenta a gosto e caldo de carne suficiente para cobrir. Abaixe o fogo e cozinhe até o cará começar a se desmanchar. Em outra panela refogue 300 g de carne moída com temperos a gosto. Junte à panela com o cará, adicione mais caldo de carne se desejar e cozinhe juntos por mais 10 minutos. Sirva a sopa quente.
Sopa de cará com cenoura
Fatie 1 cenoura e 1 talo de alho poró. Em seguida refogue com 1 colher de sopa de azeite. Junte 1,5 litro de água, sal a gosto, 1 colher de sopa de açúcar mascavo e 400 g de cará sem casca picadinho. Cozinhe em fogo baixo por meia hora. Salpique com salsinha picada e sirva.
Sopa de cará com costela
Em uma panela de pressão coloque 2 colheres de sopa de azeite e 2 dentes de alho. Deixe dourar levemente e acrescente 500 g de costela em pedaços, 1 tomate picado, sal e pimenta a gosto. Despeje 2 litros de água, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos. Em seguida adicione 500 g de cará descascado e picado e cozinhe na pressão por mais 20 minutos. Sirva com coentro picado a gosto.
Sopa de cará com inhame
Cozinhe 1 pedaço médio de inhame e 5 carás, descascados e picados, em 1 litro de caldo de carne. Em seguida adicione 1 ½ xícara de chá de arroz cozido, 1 xícara de chá de sobras de carne cozida e desfiada e ½ xícara de chá de couve ou espinafre picados. Cozinhe por mais 10 minutos e a sopa está pronta para servir.
Sopa de cará engorda?
O cará é uma rica fonte de energia, especialmente para quem gosta de praticar atividades físicas. Por ser um carboidrato complexo, pode ser usado nas dietas de perda de peso.