Sopa de Cará



como fazer sopa de cará
5 Porções
Tempo: 55 min
Ingredientes:
  • 3 xícaras de chá de caldo de galinha
  • 2 quilos de cará
  • 1 cebola
  • 1 colher de sopa de curry em pó
  • 1/4 de colher de chá de pimenta do reino
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de chá de arroz selvagem cru
  • 1/2 colher de chá de cebola em pó
  • 1/2 colher de chá de alho em pó

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Despeje o caldo de galinha em uma panela grande. Em seguida adicione o curry em pó, o sal, a pimenta, a cebola em pó e o alho em pó.
  • Leve para ferver em fogo médio. Adicione o cará e a cebola descascados e picados e cozinhe por cerca de 20 minutos.
  • Por fim junte o arroz e cozinhe por mais 20 minutos, ou até o arroz ficar macio.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de sopa de cará

Embora sejam comumente confundidos um com o outro, cará e inhame são vegetais diferentes. No nordeste do Brasil, inhame e cará são usados para designar o mesmo tubérculo. Já no sudeste os nomes são empregados para coisas diferentes.

O inhame é uma raiz mais comprida e o cará é menor e mais “peludinho”. O cará é também conhecido como taro. Meio confuso, não é? Mas, apesar disso, a receita de hoje não tem complicação: uma saborosa sopa de cará (ou inhame, dependendo de onde você está) saborosa e fácil de fazer.

Confira: Sopa de jerimum


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Se você tiver pressa, use arroz branco comum. Ele cozinha mais rápido que o arroz selvagem.

  • Em vez de alho e cebola em pó você pode usá-los frescos a seu gosto.

Combinações

Sopa de cará com frango

Refogue 2 dentes de alho e 1 cebola em um pouco de azeite. Em seguida junte 400 g de cará descascado em cubos e 1 litro de caldo de legumes e cozinhe até ficar macio. Tempere com sal, pimenta e ervas secas ou frescas a gosto. Em seguida junte 200 g de frango cozido e desfiado e cozinhe por mais 5 minutos. Polvilhe cebolinha verde e sirva.

Sopa de cará com carne

Doure 1/2 cebola e 1 dente de alho em 2 colheres de sopa de azeite. Acrescente 8 carás sem casca picados, sal e pimenta a gosto e caldo de carne suficiente para cobrir. Abaixe o fogo e cozinhe até o cará começar a se desmanchar. Em outra panela refogue 300 g de carne moída com temperos a gosto. Junte à panela com o cará, adicione mais caldo de carne se desejar e cozinhe juntos por mais 10 minutos. Sirva a sopa quente.

Sopa de cará com cenoura

Fatie 1 cenoura e 1 talo de alho poró. Em seguida refogue com 1 colher de sopa de azeite. Junte 1,5 litro de água, sal a gosto, 1 colher de sopa de açúcar mascavo e 400 g de cará sem casca picadinho. Cozinhe em fogo baixo por meia hora. Salpique com salsinha picada e sirva.

Sopa de cará com costela

Em uma panela de pressão coloque 2 colheres de sopa de azeite e 2 dentes de alho. Deixe dourar levemente e acrescente 500 g de costela em pedaços, 1 tomate picado, sal e pimenta a gosto. Despeje 2 litros de água, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos. Em seguida adicione 500 g de cará descascado e picado e cozinhe na pressão por mais 20 minutos. Sirva com coentro picado a gosto.

Sopa de cará com inhame

Cozinhe 1 pedaço médio de inhame e 5 carás, descascados e picados, em 1 litro de caldo de carne. Em seguida adicione 1 ½ xícara de chá de arroz cozido, 1 xícara de chá de sobras de carne cozida e desfiada e ½ xícara de chá de couve ou espinafre picados. Cozinhe por mais 10 minutos e a sopa está pronta para servir.

Sopa de cará engorda?

O cará é uma rica fonte de energia, especialmente para quem gosta de praticar atividades físicas. Por ser um carboidrato complexo, pode ser usado nas dietas de perda de peso.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Sopas




como fazer sopa de cará

Sopa de Cará

como fazer sopa de jerimum

Sopa de Jerimum

como fazer sopa de calabresa

Sopa de Calabresa

como fazer sopa de aveia

Sopa de Aveia

como fazer sopa de entulho

Sopa de Entulho

como fazer sopa de leite

Sopa de Leite

como fazer sopa de siri

Sopa de Siri

como fazer sopa de chuchu

Sopa de Chuchu

Publicidade

Mais Recentes