Sopa de Charque
- 1 cebola pequena fatiada
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 litro de água
- 50 g de shitake seco
- 2 pacotes de macarrão instantâneo
- 100 g de charque cortado em fatias finas
- 2 colheres de sopa de missô
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- 1 colher de chá de molho de pimenta
- Em uma panela em fogo médio, refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione a água, o charque e os cogumelos.
- Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo. Em seguida adicione o macarrão, o missô e o molho de pimenta e cozinhe em fogo alto por 3 minutos enquanto mexe.
- Polvilhe com a cebolinha e sirva.
Sobre a receita de sopa de charque
Apimentada, saborosa, simples de fazer e econômica. Essa sopa de charque só tem qualidades. Se você gosta de comida com esses predicados, esta sopa é a sua receita.
Confira: Sopa de macaxeira
Demolhar significa deixar de molho. No caso do charque este processo é feito para eliminar o excesso de sal. Corte o charque em pedaços e cubra com água fria. Deixe por pelo menos 12 horas, trocando a água algumas vezes neste processo.
Combinações
Sopa de charque cremosa
Na panela de pressão coloque 3 colheres de sopa de azeite. Frite 4 dentes de alho e 2 cebolas bem picadas. Quando estiver transparente adicione 1 kg de abóbora sem casca picada e 1,5 litros de água. Tampe a panela. Ccozinhe por 15 minutos. Bata no liquidificador. Em outra panela aqueça mais 3 colheres de sopa de azeite, frite mais 1 cebola picada e adicione 300 g de charque cozido e desfiado. Refogue por 2 ou 3 minutos e junte o creme de abóbora. Deixe ferver por alguns minutos, acrescente 1 ½ xícara de queijo coalho em cubinhos e sirva imediatamente.
Sopa de charque com arroz
Derreta 3 colheres de sopa de manteiga e refogue 1 cebola e 1 dente de alho. Quando a cebola estiver macia acrescente 1 tomate sem pele e cozinhe por 3 minutos. Acrescente 500 g de charque em cubinhos cozido, 1 xícara de chá de arroz e 2 litros de água fervente
Cozinhe até o arroz ficar macio. Acerte o sal e sirva em seguida, com cheiro verde ou coentro picados.
Sopa de charque com calabresa
Cozinhe 1 kg de mandioca picada em 1,5 litros de água até ficar macia. Em outra panela refogue alho e cebola a gosto em 4 colheres de sopa de azeite. Adicione 3 gomos de calabresa em fatias finas e deixe fritar. Em seguida despeje a mandioca cozida com o caldo e deixe cozinhar juntos por 5 minutos. Sirva com molho de pimenta a gosto.
Sopa de charque com feijão
Bata 4 xícaras de chá de feijão cozido com bastante caldo no liquidificador. Reserve. Esquente 2 colheres de sopa de azeite e refogue ½ cebola picada. Junte 250 g de charque cozido e desfiado, 1 tomate e 1 pimentão vermelho picado. Refogue até o pimentão ficar macio. Despeje o feijão batido e ferva por 5 minutos. Agora é só servir.
Sopa de charque com creme de leite
Coloque 600 g de charque demolhado cortado em cubinhos numa panela de pressão com 4 dentes de alho, 1 cebola e 4 xícaras de chá de água. Cozinhe por meia hora. Abra a panela e junte 250 g de macarrão para sopa. Cozinhe por mais 3 minutos na pressão. Em seguida misture 1 caixa de creme de leite, cebolinha verde picada a gosto e sirva..
Sopa de charque engorda?
A sopa de charque é um prato com boa quantidade de calorias então, se consumido em excesso, pode sim levar você a ganhar uns quilinhos a mais.