Sopa de Costela



como fazer sopa de costela
4 Porções
Tempo: 2 h 15 min
Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 kg de costela desossada
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes
  • Meia xícara de chá de cebola picada
  • 1 xícara de chá de aipo picado
  • 1 cenoura picada
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 2 colheres de chá de pimenta do reino em pó
  • 400 g de feijão branco lavado e escorrido
  • 4 xícaras de caldo de carne
  • 2 tomates cortados em cubos
  • sal a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Seque as costelas com papel toalha e tempere com sal e pimenta do reino.
  • Aqueça o azeite e doure a costela aos poucos. Não coloque toda a costela de uma vez na panela, divida em duas ou três partes, dependendo do tamanho da sua panela. Reserve.
  • Na mesma panela junte a cebola, o aipo, a pimenta dedo de moça e a cenoura. Quando a cebola ficar transparente, adicione o pimentão, o tomate e o feijão.
  • Junte o caldo de carne e a costela, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 40 minutos.
  • Quando a costela estiver bem cozida retire da sopa e desfie. Coloque de volta na sopa e sirva em seguida, polvilhada com cheiro verde picado a gosto.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de sopa de costela

Esta sopa de costela é tão saborosa que você vai querer repetir. A receita é para 4 porções, mas você pode dobrar a quantidade de ingredientes e fazer mais. E, se sobrar, pode manter na geladeira por até 4 dias e reaquecer para desfrutar de uma tigela fumegante e reconfortante de sopa.

Confira: Sopa de aipim


Publicidade

Dicas Adicionais:

Uma boa ideia para esta sopa é aproveitar a costela que sobrou do churrasco. Retire a carne dos ossos e adicione aos outros ingredientes.

Combinações

Sopa de costela com mandioca

Doure 300 g de costela sem osso e ½ cebola picada em 1 colher de sopa de óleo, em uma panela de pressão. Adicione 1 dente de alho, 400 g de mandioca picada sem casca e 500 ml de caldo de carne. Tampe a panela e cozinhe por 40 minutos, até a costela ficar macia. Desfie a carne, retire os fiapos da mandioca e sirva a sopa em cumbucas.

Sopa de costela coreana

Comece preparando o rabanete: fatie ½ rabanete coreano grande e tempere com molho shoyu, óleo de gergelim, alho picado, gengibre ralado e pimenta vermelha picadinha. Deixe marinar enquanto prossegue com a receita. Doure 800 g de costela sem osso picada em 4 colheres de sopa de azeite. Despeje caldo de carne suficiente para cobrir e cozinhe por 30 a 40 minutos na panela de pressão. Junte o rabanete e cozinhe por mais 10 minutos. Se necessário adicione mais caldo de carne quente. Por fim junte 150 g de macarrão para sopa e ferva por mais 4 minutos. Sirva quente, polvilhada com pimenta, se desejar.

Sopa de costela com legumes

Refogue 2 tomates e 1 cebola em ¼ de xícara de chá de azeite. Adicione 1 tablete de caldo de carne, 1 batata sem casca, 2 mandioquinhas e 1 cenoura picadas. Junte 1 colher de chá de açafrão e 500 ml de caldo de carne. Cozinhe os legumes até ficarem macios. Bata a sopa no liquidificador e em seguida junte 200 g de carne de costela assada desfiada. Deixe a sopa ferver por mais 10 minutos, acerte o sal, tempere com pimenta a gosto e sirva em seguida.

Sopa de costela com macarrão

Na panela de pressão coloque 500 g de costela, ½ cebola picada, ½ pimentão verde picado e 1 cubo de caldo de costela. Adicione 3 xícaras de chá de água e cozinhe por 20 a 25 minutos. Quando a costela estiver macia, desfie e adicione 1 cenoura fatiada, 1 batata em cubos e 1 colher de sopa de colorau. Cozinhe mais 10 minutos. Por fim junte 1 xícara de chá de macarrão e deixe ferver por mais 5 minutos. Polvilhe com cheiro verde picado e sirva em seguida.

Sopa de costela com batata

Aqueça 1 colher de sopa de óleo e junte 1 cebola picadinha. Quando ficar translúcida junte 500 g de costela picada sem osso, 2 tomates picados, 1 colher de sopa de colorau e ½ litro de caldo de carne. Tampe a panela e cozinhe na pressão até a costela ficar bem macia, cerca de 35 a 40 minutos. Abra a panela e adicione 2 batatas doce picadas, 1 pimenta vermelha sem sementes e cozinhe, com a panela tampada por mais 15 minutos. Desfie a carne, polvilhe com cebolinha verde e a sopa está pronta para servir.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Sopas




como fazer sopa de cará

Sopa de Cará

como fazer sopa de jerimum

Sopa de Jerimum

como fazer sopa de calabresa

Sopa de Calabresa

como fazer sopa de aveia

Sopa de Aveia

como fazer sopa de entulho

Sopa de Entulho

como fazer sopa de leite

Sopa de Leite

como fazer sopa de siri

Sopa de Siri

como fazer sopa de chuchu

Sopa de Chuchu

Publicidade

Mais Recentes