Sopa de Ervilha


Sopa de Ervilha



como fazer sopa de ervilha
4 Porções
Tempo: 15 min
Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola média picada
  • 3 dentes de alho esmagados
  • 6 xícaras de chá de ervilhas
  • 1 xícara de chá de espinafre picado
  • 4 xícaras de chá de caldo de legumes
  • 1 colher de chá de tomilho fresco
  • Meia xícara de chá de iogurte ou creme de leite
  • sal a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Derreta a manteiga em uma panela grande em fogo; Em seguida adicione a cebola e o alho e cozinhe até a cebola ficar transparente.
  • Adicione as ervilhas, o espinafre, o caldo de legumes e o tomilho e deixe quase ferver. Bata a sopa no liquidificador e em seguida retorne ao fogo e aqueça.
  • Apague o fogo e adicione o iogurte ou o creme de leite. Acerte o sal e sirva em seguida.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de sopa de ervilha

Esta sopa de ervilhas é muito simples; feita com ervilhas frescas ou congeladas e alguns poucos ingredientes básicos da cozinha, fica pronta em apenas 15 minutos. É uma opção de almoço ou jantar rápida e saudável. Você vai adorar!

Confira: Sopa de cogumelos


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Se você estiver usando ervilhas frescas, cozinhe por 5 minutos depois de colocá-las na sopa.
  • Se fizer em grande quantidade, congele em porções individuais. Descongele durante a noite na geladeira e reaqueça no dia seguinte.

Combinações

Sopa de ervilha simples

Em uma tigela coloque 500 g de ervilha seca e cubra com água morna. Deixe de molho por 1 hora, escorra e reserve. Em uma panela frite 100 g de bacon em cubinhos. Escorra e reserve. Na gordura da panela doure 1 cebola e 6 dentes de alho. Adicione a ervilha escorrida e 2 litros de caldo de carne. Cozinhe durante meia hora em panela semi aberta. Em seguida bata no liquidificador. Adicione o bacon e sirva em seguida.

Sopa de ervilha com batata

Em uma panela de pressão coloque 2 colheres de sopa de azeite e frite 1 cebola picada e 6 dentes de alho amassados. Acrescente 500 g de ervilhas secas lavadas, 1 ½ litro de caldo de legumes e 4 batatas sem casca picadas. Tampe a panela e deixe cozinhar durante 25 minutos. Bata a sopa com um mixer, polvilhe com pimenta do reino e cebolinha verde e sirva.

Sopa de ervilha com frango

Cozinhe 400 g de ervilha seca e 1 batata picada em 1 litro de caldo de carne até começar a desmanchar. Bata no liquidificador e reserve. Derreta 2 colheres de sopa de manteiga e frite 1 cebola e 3 dentes de alho. Em seguida acrescente 400 g de frango cozido em cubinhos e 2 tomates sem pele picados. Refogue por alguns minutos. Despeje o creme de ervilha na panela e deixe levantar fervura. Sirva a seguir.

Sopa de ervilha com carne seca

Cozinhe 500 g de ervilhas verdes e 800 ml de água. Quando estiverem bem macias, bata no liquidificador e reserve. Aqueça um fio de azeite na panela de pressão e refogue ½ cebola e 2 dentes de alho picados. Adicione 200 g de carne seca cozida e desfiada e as ervilhas batidas. Deixe aquecer bem e sirva em seguida com torradinhas.

Sopa de ervilha com calabresa

Coloque 1 colher de sopa de azeite numa panela de pressão e frite 2 gomos de linguiça calabresa em fatias, 1 cebola picada e 2 dentes de alho. Adicione 500 g de ervilha seca, 1 tablete de caldo de bacon e 3 xícaras de chá de água. Tampe a panela e cozinhe por 30 minutos. Polvilhe com cebolinha verde e sirva.

Quais os benefícios da sopa de ervilha?

A ervilha é uma leguminosa rica em ômega-3, minerais e vitaminas. Ajuda na prevenção de doenças do coração e no controle da pressão arterial.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Sopas




como fazer sopa de cará

Sopa de Cará

como fazer sopa de jerimum

Sopa de Jerimum

como fazer sopa de calabresa

Sopa de Calabresa

como fazer sopa de aveia

Sopa de Aveia

como fazer sopa de entulho

Sopa de Entulho

como fazer sopa de leite

Sopa de Leite

como fazer sopa de siri

Sopa de Siri

como fazer sopa de chuchu

Sopa de Chuchu

Publicidade

Mais Recentes