Sopa de Jerimum



como fazer sopa de jerimum
4 Porções
Tempo: 35 min
Ingredientes:
  • 500 g de jerimum sem casca picado
  • 1 cebola em fatias
  • 2 dentes de alho picados
  • 4 xícaras de chá de caldo de legumes
  • 1/2 xícara de chá de creme de leite

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Coloque o jerimum, a cebola, o alho e o caldo de legumes em uma panela. Em seguida leve ao fogo alto.
  • Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe em panela semi aberta até o jerimum ficar macio.
  • Bata com um mixer, tempere com noz moscada e pimenta do reino a gosto.
  • Coloque nos pratos de servir e adicione 1 colher de sopa de creme de leite em cada um. Finalize com cebolinha verde para decorar.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de sopa de jerimum

Mais um daqueles ingredientes que tem nome diferente de acordo com a região. O jerimum, como é conhecido principalmente no nordeste do Brasil, nada mais é que abóbora. É um alimento muito versátil que pode entrar tanto em preparações doces quanto salgadas. Anote nossa sugestão de hoje de sopa de jerimum.

Confira: Sopa de calabresa


Publicidade

Dicas Adicionais:

Separe as sementes do jerimum do miolo e deixe secar ao sol ou no forno. Tempere com sal e sirva como tira gosto.

Combinações

Sopa de jerimum simples

Descasque e pique meio jerimum. Em seguida coloque em uma panela com 1 batata sem casca em cubinhos, ½ cebola e 1 dente de alho. Adicione 1 tablete de caldo de legumes e 1 litro de água Cozinhe até os legumes começarem a se desmanchar. Bata com um mixer ou no liquidificador, adicione 1 colher de sopa de manteiga e sirva.

Sopa de jerimum cremosa

Aqueça 1 colher de sopa de azeite.Em seguida doure 1 dente de alho e ½ cebola. Junte 500 g de jerimum picado, 2 xícaras de chá de água, sal e pimenta a gosto e 1 colher de sopa de gengibre picadinho. Cozinhe por 20 minutos mais ou menos, até a abóbora ficar bem molinha. Amasse com um garfo, adicione 1 lata de creme de leite e deixe voltar a ferver. Polvilhe com salsinha e cebolinha e sirva.

Sopa de jerimum fit

Corte 500 g de jerimum descascado em cubos e coloque numa panela de pressão. Cubra com água e cozinhe por 10 minutos. Bata no liquidificador e reserve. Em outra panela refogue 2 dentes de alho e ½ cebola picada em 1 colher de sopa de óleo de coco. Junte o jerimum batido, 1 xícara de chá de frango desfiado e temperos a gosto. Cozinhe por mais 5 minutos e sirva quente.

Sopa de jerimum com charque

Em uma panela grande coloque 2 colheres de sopa de azeite e doure 2 dentes de alho e 2 cebolas bem picadas. Adicione 500 g de jerimum em cubos sem casca, 1 tomate picado e 750 ml de caldo de carne. Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Adicione 200 g de charque cozido e desfiado e 2 colheres de sopa de coentro picado. Cozinhe por mais 10 minutos. Sirva com queijo coalho picado a gosto.

Sopa de jerimum com carne

Na panela de pressão cozinhe 300 g de carne para sopa (músculo ou acém) picada com 1 dente de alho e 1 cebola e 1 litro de caldo de carne por 30 minutos. Quando a carne estiver cozida, junte 200 g de jerimum picado e cozinhe por mais 10 minutos. Finalize com cheiro verde picado e sirva em seguida.

Pode dar sopa de jerimum para bebê?

A sopa de jerimum pode ser oferecida ao bebê a partir dos seis meses de vida, porém sem temperos fortes, com pouco sal e pouca gordura.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Sopas




como fazer sopa de cará

Sopa de Cará

como fazer sopa de jerimum

Sopa de Jerimum

como fazer sopa de calabresa

Sopa de Calabresa

como fazer sopa de aveia

Sopa de Aveia

como fazer sopa de entulho

Sopa de Entulho

como fazer sopa de leite

Sopa de Leite

como fazer sopa de siri

Sopa de Siri

como fazer sopa de chuchu

Sopa de Chuchu

Publicidade

Mais Recentes