Sopa de Osso



como fazer sopa de osso
10 Porções
Tempo: 10 h
Ingredientes:
  • 2 kg de ossos de boi
  • 2 cenouras sem casca picadas
  • 1 alho-poró médio cortado em fatias grossas
  • 1 cebola média cortada em 4 partes
  • 1 cabeça de alho cortada ao meio transversalmente
  • 2 talos de aipo em fatias grossas
  • 2 folhas de louro
  • 2 colheres de sopa de pimenta preta
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Pré-aqueça o forno a 230 graus. Em seguida coloque os ossos, as cenouras, o alho-poró, a cebola e o alho em uma assadeira e asse por 20 minutos.
  • Mexa para misturar e deixe assar por mais 20 minutos. Encha uma panela grande com 12 xícaras de água.
  • Adicione o aipo, as folhas de louro, a pimenta e o vinagre. Raspe os ossos assados ​​e os legumes da assadeira e coloque na panela.
  • Adicione mais água, se necessário, para cobrir os ossos e os legumes. Tampe a panela e leve ao fogo brando.
  • Cozinhe com a tampa ligeiramente entreaberta, retirando a espuma e o excesso de gordura ocasionalmente, por pelo menos 8 horas.
  • Retire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco. Coe o caldo usando uma peneira de malha fina e descarte os ossos e os legumes.
  • Deixe esfriar até ficar quase morno e, em seguida, leve à geladeira em recipientes menores durante a noite.
  • Remova a gordura solidificada do topo do caldo resfriado. Aqueça novamente antes de servir.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de sopa de osso

Não se preocupe, a sopa de osso é uma sopa de sabor mais acentuado e rico, feita fervendo ossos de boi, porco ou frango, ricos em colágeno até que você acabe com um caldo rico, nutritivo e profundamente saboroso. É o tipo de sopa perfeita para beber em uma caneca em um dia frio, ou adicionar mais legumes e vegetais e se transformar em uma sopa saudável para o jantar. Quer tentar fazer você mesmo? Então siga nossas receitas!

Confira: Sopa de peixe


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Quanto mais você ferver, melhor será o seu caldo. Adicione mais água, se necessário, para garantir que os ossos e os vegetais estejam totalmente submersos.

  • A sopa de osso é uma preparação bastante demorada, então é uma boa ideia fazer em bastante quantidade e congelar em porções individuais por até 6 meses.

Combinações

Sopa de osso com legumes

Prepare uma receita básica de sopa de osso (veja a receita principal). Adicione 2 tomates sem sementes picados, 3 batatas descascadas em cubos, 2 cenouras raspadas e raladas. Deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. Adicione um punhado de coentro fresco picado, ferva por mais alguns minutos e sirva.

Sopa de osso de galinha

Raspe e lave 500 g de pé de galinha. Esfregue com vinagre e coloque em uma panela de pressão grande com 1,5 litros de água, 1 talo de salsão e 1 cebola. Cozinhe em fogo baixo por 1 hora. Apague o fogo e sirva.

Sopa de osso de porco

Em uma panela grande coloque ossos de porco, de preferência do pescoço. Cubra com água, adicione 3 colheres de sopa de vinagre e 2 folhas de louro. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe em fogo baixo por 4 horas, adicionando mais água sempre que necessário. Coe, acerte o sal e sirva em xícaras.

Sopa de osso coreana

Deixe 1 kg de ossos de boi de molho em água fria por 2 horas. Descarte a água e coloque os ossos em uma panela grande e cubra com água limpa. Leve ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar de 4. Depois deste tempo adicione 4 dentes de alho picados, um pedaço de uns 3 cm de gengibre cortado em fatias bem finas, 3 rabanetes coreanos sem casca fatiados. Cozinhe por mais 1 hora. Retire os ossos e os rabanetes da sopa. Com uma colher retire também a gordura da superfície. Sirva em seguida com cebolinha verde a gosto.

Sopa de osso com mandioca

Numa panela de pressão aqueça 2 colheres de sopa de óleo. Em seguida doure 1 cebola e 2 dentes de alho. Adicione 2 cubos de caldo de carne e 500 g de ossos de costela. Cubra com água e tampe a panela. Quando começar a chiar abaixe o fogo e cozinhe por 2 horas. Fique de olho, se achar que a água secou, tire a pressão com cuidado e complete com mais água. Finalizado este tempo, retire os ossos e adicione 800 g de mandioca bem cozida. Ferva por 10 minutos com a panela aberta e está pronta.

Quais os benefícios da sopa de osso?

A sopa de osso é rica em colágeno e, por este motivo, é excelente para a saúde da pele, unhas e cabelos. Também fortalece as articulações e aumenta a imunidade.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Sopas




como fazer sopa de cará

Sopa de Cará

como fazer sopa de jerimum

Sopa de Jerimum

como fazer sopa de calabresa

Sopa de Calabresa

como fazer sopa de aveia

Sopa de Aveia

como fazer sopa de entulho

Sopa de Entulho

como fazer sopa de leite

Sopa de Leite

como fazer sopa de siri

Sopa de Siri

como fazer sopa de chuchu

Sopa de Chuchu

Publicidade

Mais Recentes