Bolinho de Chuva na Airfryer [Fácil e Prático]



como fazer bolinho de chuva na airfryer
35 Porções
Tempo: 20 min
Ingredientes:
  • 1 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina derretida
  • 1 colher de sopa de fermento químico para bolo
  • Açúcar e canela para polvilhar

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Pré aqueça sua Airfryer por 5 minutos a 200º
  • Misture, em um bowl, todos os ingredientes líquidos (leite, ovo e margarina)
  • Misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal e fermento)
  • Vá adicionando os secos aos líquidos aos poucos enquanto mistura, até que fique bem homogêneo. Um fouet (batedor de ovos) pode te ajudar muito nesse momento.
  • Faça bolinhas com a ajuda de duas colheres de sopa e vá adicionando na cestinha da Airfryer, deixando pelo menos um dedo de espaço entre elas, pois irá crescer.
  • Deixe na Airfryer por 6 minutos a 200º ou até que fique levemente dourado.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Bolinho de chuva é uma receita extremamente simples, feita com poucos ingredientes. Receita típica brasileira e também famosa em Portugal, o bolinho de chuva tradicionalmente é feito apenas com farinha, leite, ovos e fermento. O toque final super especial é passar esses bolinhos, depois de fritos, em uma mistura de açúcar e canela.

A lenda diz que, no século XX, essa receita era o segredo para as crianças saírem da rua em dias chuvosos e ficarem dentro de casa. Por isso o nome “bolinho de chuva”.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Caso sua Airfryer tenha cestinha aramada invés de antiaderente, os bolinhos podem grudar. Nesse caso, aconselho que forre a cestinha com papel manteiga e unte o próprio papel com um pouquinho de margarina

Adicione raspas de limão ou de chocolate para saborizar seus bolinhos de forma delicada e deliciosa. Também é possível colocar um pedacinho de goiabada dentro das bolinhas antes de ir para a Airfryer e, assim, teremos um bolinho de chuva recheado!

Quantos bolinhos posso fazer de uma vez?

Quantos couberem na cestinha, respeitando sempre o espaço de um dedo de espaço entre cada bolinha. Lembre que essa é uma receita que leva fermento, logo, ao entrar em contato com o calor, os bolinhos irão crescer.

Fica muito diferente do bolinho de chuva frito?

O grande diferencial aqui será: uma receita sem gordura absorvida. Logo, você sentirá o sabor de fato da massa de bolinho de chuva, sem aquela quantidade toda de óleo.

O açúcar e a canela não grudam, e agora?

Isso é normal e esperado. A receita original frita no óleo, absorve a mistura de açúcar e canela por ser uma receita oleosa e extremamente úmida. Sabemos que a proposta da fritadeira sem óleo é um resultado mais sequinho e saudável, logo, o açúcar e a canela não irão aderir.

Mas podemos resolver isso da seguinte forma: pincele um pouco de mel (bem pouquinho mesmo) em torno de todo o seu bolinho e depois passe-o na mistura de açúcar e canela. Caso não queira adicionar o mel, eu te aconselho servir os bolinhos juntamente com essa misturinha, assim, as pessoas podem ir comendo e passando na mistura.

Como fazer o bolinho de chuva na Airfryer não ficar cru por dentro?

Aqui temos dois segredos: a temperatura da Airfryer e o tamanho dos bolinhos. Caso sua Airfryer ultrapasse os 200º, ele dourará por fora antes de cozinhar por dentro. Caso se sinta mais segura, execute a mesma receita, porém, com a Airfryer á 180º.

Sobre o tamanho dos bolinhos, versões muito grandes podem demorar muito a cozinhar por dentro e acabar ficando cruas. Faça bolinhos de, no máximo, 50 gramas, ou seja, metade do tamanho da colher de sopa.

Bolinho de chuva na Airfryer é saudável?

Sim! Essa receita é muito saudável já que não utiliza nenhum conservante ou ingrediente não natural. Apesar disso, é uma receita rica em açúcares e carboidratos, logo, deve ser consumida com moderação.

Bolinho de chuva na Airfryer pode fazer com água?

Sim! Caso você não consuma leite ou simplesmente não tenha esse ingrediente em casa, saiba que você pode facilmente substituir o leite dessa receita por água filtrada. Os leites de caixinha contém apenas 3% de gordura, ou seja, é muito pouco para de fato causar uma alteração no resultado final da receita.

Bolinho de chuva na Airfryer pode na gravidez?

Alguns médicos não indicam o consumo de canela na gravidez. Outros já afirmam que não há problema em consumir em pequena quantidade. O fato é que sabemos que grandes quantidades de canela podem ter efeito abortivo, logo, nesse caso, é válido passar o seu bolinho apenas no açúcar.

Bolinho de chuva na Airfryer pode ser guardado?

Podemos facilmente comparar um bolinho de chuva com um bolo comum, certo? A maior diferença é que o bolinho de chuva normalmente está embebido em óleo. Nessa receita de bolinho de chuva na Airfryer, temos a vantagem de um bolo sequinho, o que também significa um bolinho com maior durabilidade.

A melhor forma de guardar seu bolinho de chuva feito na Airfryer é em potes herméticos. Não necessariamente precisa ficar na geladeira, mas sob refrigeração pode durar ainda mais. Bem guardado hermeticamente, sua receita durará com qualidade por pelo menos 3 dias.

Confira outras receitas:




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Air Fryer




Publicidade

Mais Recentes