Escondidinho de Bacalhau
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola grande picada
- 500 g de bacalhau
- 2 tomates em cubinhos
- azeitonas pretas picadas a gosto
- 1 lata de creme de leite sem soro
- ½ colher de sopa de farinha de trigo
- cheiro verde picado a gosto
- 600 g de batatas
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- Depois de dessalgar o bacalhau, cozinhe em água até ficar macio. Escorra e corte em lascas ou desfie. Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola.
- Junte os tomates, as azeitonas, o bacalhau, a salsinha e metade do creme de leite. Misture bem e adicione a farinha de trigo para engrossar um pouco.
- Enquanto o bacalhau cozinha, em outra panela cozinhe as batatas em água e sal. Quando estiverem bem macias, escorra e passe pelo espremedor de batatas.
- Junte a outra metade do creme de leite e misture para formar um purê cremoso. Coloque metade do purê em uma forma refratária. Por cima espalhe o recheio de bacalhau e “esconda” com o restante do purê.
- Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno preaquecido por 20 a 25 minutos até dourar.
Sobre a receita de escondidinho de bacalhau
Fazer escondidinho não tem segredo: faça um refogado saboroso e esconda com purê bem cremoso feito com algum tipo de raiz ou legume. Espalhe muito queijo por cima e leve para gratinar. Mas se você quer quantidades e passo a passo detalhado, não pode perder a receita de hoje, um delicioso escondidinho de bacalhau para comer de joelhos!
Confira: Escondidinho de Camarão
Esqueceu de tirar o sal do bacalhau com antecedência? Tente esta dica: lave bem o bacalhau em água corrente para retirar toda a camada externa de sal. Em seguida corte-o em pedaços pequenos, cubra com água fria e misture 4 colheres de sopa de sal (isso mesmo). Leve ao fogo e deixe ferver por 30 minutos. Escorra, enxague em bastante água corrente e está pronto para a sua receita.
Combinações
Escondidinho de bacalhau simples
Bata no liquidificador 2 xícaras de chá de sobras de arroz branco cozido, 200 ml de creme de leite sem soro, 50 g de queijo parmesão, pimenta e noz moscada ralada a gosto. Despeje metade em uma forma, cubra com um refogado de bacalhau feito com 300 g de bacalhau cozido desfiado, 1 tomate sem pele, 1 cebola picada e azeitonas pretas a gosto. Cubra com o restante do purê de arroz, polvilhe com queijo ralado a gosto e gratine por 30 minutos. Sirva imediatamente.
Escondidinho de bacalhau cremoso
Em uma panela aqueça 2 colheres de sopa de azeite. Frite 1 ⁄ 2 cebola picada e 2 dentes de alho. Adicione 300 g de bacalhau cozido e desfiado, 1 colher de sopa de salsinha e 3 colheres de sopa de requeijão cremoso. Reserve. Misture 500 g de mandioquinha cozida e amassada com ½ caixinha de creme de leite e 1 colher de sopa de manteiga para fazer um purê. Coloque metade em um pirex. Por cima espalhe o creme de bacalhau e cubra com o restante do purê e fatias de mussarela. Gratine em forno pré aquecido e sirva.
Escondidinho de bacalhau com aipim
Em uma panela doure 1 cebola cortada em fatias finas em 2 colheres de sopa de azeite. Acrescente 2 tomates sem pele, ½ pimenta dedo de moça sem sementes, 1 colher de sobremesa de ervas finas desidratadas a gosto e 600 g de bacalhau cozido e desfiado. Reserve. Cozinhe 1 kg de aipim descascado em água e sal até ficar bem macio. Amasse, adicione 1 ovo, 1 colher de sopa de manteiga e leite até obter um purê firme. Coloque metade em um pirex, espalhe o recheio de bacalhau por cima e cubra com o restante do purê. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno por 25 a 30 minutos para dourar.
Escondidinho de bacalhau com batata
Amasse 1 kg de batatas descascadas cozidas em água e sal. Misture 1 colher de sopa de manteiga e ½ xícara de chá de leite. Reserve. Doure ½ cebola em 1 colher de sopa de azeite, adicione 500 g de bacalhau cozido e desfiado, tempere com pimenta a gosto. Coloque em um refratário e cubra com o purê reservado e 100 g de mussarela ralada. Gratine por 30 minutos e sirva.
Escondidinho de bacalhau com batata doce
Cozinhe 700 g de batata doce, escorra, amasse e adicione 2 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara de chá de leite e sal a gosto para fazer um purê. Reserve. Faça um refogado com 1 cebola grande picada e 1 dente de alho em 3 colheres de sopa de azeite. Acrescente 500 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado. Adicione 3 ovos cozidos picados, azeitonas pretas e salsinha picada a gosto. Espalhe metade do purê de batata doce em uma forma, despeje o refogado de bacalhau e cubra com o restante do purê. Polvilhe com queijo ralado e gratine por 20 minutos.
Dúvidas
Escondidinho de bacalhau é saudável?
O bacalhau é um alimento com poucas calorias e rico em vitaminas e ômega-3. Pode retardar o envelhecimento, ajudar a reduzir o estresse e fortalecer o sistema imunológico, entre outros benefícios.
Escondidinho de bacalhau pode ser congelado?
O escondidinho de camarão se conserva bem no freezer ou no congelador por até 60 dias.
Qual vinho acompanha o escondidinho de bacalhau?
Vinho branco meio seco ou tinto médio são os melhores para serem servidos com o escondidinho de bacalhau.
O que combina com escondidinho de bacalhau?
Para combinar com escondidinho de bacalhau faça uma salada portuguesa: corte 1 alface crespa com as mãos. Coloque em uma saladeira. Pique ⅓ de xícara de queijo minas, 2 ovos cozidos, 10 tomates cereja, azeitonas pretas sem caroço. Junte à alface e tempere com sal, vinagre e bastante azeite.