Escondidinho de Frango


Escondidinho de Frango



como fazer escondidinho de frango
8 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 60 ml de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola grande picada
  • 200 g de tomates picados
  • 300 g de palmito em conserva picado
  • 500 g de coxas de frango
  • 1 litro de caldo de galinha
  • 50 g de queijo ralado
  • salsinha e cebolinha picadas a gosto
  • 1,5 kgs de purê de mandioca
  • 4 colheres de sopa de requeijão
  • 2 limões
  • 1 colher de sobremesa de colorau

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Desosse as coxas de frango e corte em pedaços pequenos. Tempere com sal, pimenta do reino e suco de limão. Deixe descansar por meia hora.
  • Em seguida doure as coxas de frango no azeite, juntamente com o alho, a cebola, o tomate e o colorau.
  • Cubra com o caldo de galinha e cozinhe até a carne ficar macia. Escorra o excesso de caldo que sobrar, acerte o sal e junte o palmito, o requeijão, a salsinha e a cebolinha.
  • Coloque o frango no refratário e cubra com o purê de mandioca. Salpique com queijo ralado e leve ao forno preaquecido até gratinar. Sirva quente.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de escondidinho de frango

Mais uma receita tipicamente brasileira, o escondidinho é um prato muito popular no Nordeste mas apreciado no País inteiro. É uma receita muito versátil, admitindo os mais variados recheios. Nossa sugestão hoje é um escondidinho de frango muito saboroso e fácil de preparar.

Confira: Escondidinho de carne moída


Publicidade

Dicas Adicionais:

Para fazer o purê de mandioca, cozinhe-a somente em água. Depois de cozida, retire as partes fibrosas, amasse e adicione sal, manteiga e leite até ficar cremoso.

Combinações

Escondidinho de frango simples

Cozinhe 1 peito de frango com os temperos de sua preferência. Desfie e reserve. Prepare um purê de batatas com 6 batatas grandes cozidas, 2 colheres de sopa de manteiga, ½ xícara de chá de leite e sal a gosto. Monte o escondidinho fazendo uma camada de frango em uma forma refratário e espalhando o purê de batatas por cima. Polvilhe queijo ralado a gosto e leve ao forno alto por 15 minutos até dourar.

Escondidinho de frango cremoso

Cozinhe 500 g de peito de frango com 2 tabletes de caldo de galinha e 2 litros de água. Escorra o caldo e use para cozinhar 600 g de batatas. Desfie o frango e reserve. Amasse as batatas cozidas e misture com ½ lata de milho verde escorrido batido no liquidificador e 2 colheres de sopa de manteiga. Em outra panela frite 1 dente de alho, ½ cebola e meio pimentão picados. Junte o frango, 2 colheres de sopa de extrato de tomate e ½ xícara de chá da água do cozimento do frango. Deixe apurar, polvilhe com salsinha e despeje em um refratário. Cubra com o creme de batatas e milho, espalhe queijo mussarela picado e leve ao forno para gratinar.

Escondidinho de frango com aipim

Amasse 500 g de aipim cozido e misture com 100 ml de creme de leite, 1 colher de sopa de manteiga, sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto. Se necessário acrescente um pouco de leite até obter um purê. Coloque uma camada no fundo de um refratário, cubra com 500 g de frango cozido, desfiado e temperado a gosto. Cubra com o restante do aipim. Polvilhe com bastante queijo ralado e leve para gratinar.

Escondidinho de frango com batata doce

Cozinhe 1 batata doce média em água e sal. Amasse, junte 1 xícara de chá de leite para fazer um purê e reserve. Refogue 1 cebola em 1 colher de chá de óleo de coco, junte 200 g de frango cozido e desfiado e ½ xícara de chá de extrato de tomate. Cozinhe por alguns minutos, despeje em uma forma, cubra com o purê de batata doce e espalhe 2 colheres de requeijão por cima. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Escondidinho de frango com purê de batata

Cozinhe e desfie 1 peito de frango com os temperos de sua preferência. Espalhe no fundo de um refratário. Prepare 1 pacote de purê de batata de acordo com as instruções do fabricante. Espalhe sobre o frango, cubra com fatias de mussarela e gratine.

Dúvidas

Escondidinho de frango é saudável?

A carne de frango é fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, fundamentais para o funcionamento do metabolismo das células e para o sistema nervoso e cardiorrespiratório.

Escondidinho de frango pode ser congelado?

Sim, em embalagens próprias por até 60 dias. Uma boa ideia para quem trabalha fora e leva comida de casa é congelar em porções individuais.

Qual vinho acompanha o escondidinho de frango?

O melhor vinho para servir com escondidinho de frango é um tinto leve.

O que combina com escondidinho de frango?

Para acompanhar o escondidinho de frango uma salada de legumes ou de folhas verdes cai muito bem.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Escondidinhos




Publicidade

Mais Recentes