Coxinha de Farofa
- 1 rolo grande de massa de pastel
- 1 kg de peito de frango
- 2 cubos de caldo de galinha
- 800 ml do caldo do cozimento do frango
- 1,5 colher de sopa banha
- 2 dentes alho amassados
- 1 cebola picada
- sal e pimenta a gosto
- 1 xícara de chá de cebolinha e salsinha picados
- 500 g de farinha de milho branca flocada
- Coloque o frango e o caldo de galinha na panela de pressão. Adicione 1 litro de água. Tampe a panela e leve ao fogo alto.
- Quando começar a ferver abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Reserve 800 ml do caldo, desfie o frango e reserve. Em outra panela aqueça a banha e doure o alho e a cebola.
- Acrescente o frango, a cebolinha picada e tempere com mais sal se necessário e pimenta a gosto. Adicione o caldo reservado e aqueça até ferver.
- Apague o fogo e junte a farinha de milho. Mexa até formar uma farofa úmida. Pegue porções da farofa e modele coxinhas.
- Em seguida abra a massa de pastel e corte tiras longas com 1 cm de largura. Enrole a tira ao redor da coxinha, começando pela parte mais grossa.
- Aperte bem a massa para que não se abra ao fritar. Frite em óleo bem quente e escorra em papel absorvente.
Sobre a receita de coxinha de farofa
Quando eu me deparei com esta receita de coxinha de farofa eu realmente acreditei que o brasileiro é o povo mais criativo do mundo.
Quando dizem que precisamos ser estudados pela NASA isso não é brincadeira. Para a introdução não ficar muito grande vou contar a história da coxinha de farofa nas dicas extras. Não deixe de conferir.
Confira: Coxinha de queijo
Informações adicionais (dicas extras)
A história do pastel de farofa começou na Lapa, cidade do Paraná, no início dos anos 40. Em uma das festas católicas em honra a São Benedito, a carne moída para a preparação de quitutes acabou, porém sobrou bastante massa de pastel e farofa.
A então primeira dama, Maria da Glória Ribas Kuss, responsável pela coordenação dos trabalhos, teve a ideia de fazer trouxas de massa para envolver a farofa e fritar com os pastéis. Nascia, assim, o prato mais popular da cidade. Alguns anos depois, Benedita Berghauser teve a ideia de cortar a massa em tiras para envolver a farofa, dando a atual forma da coxinha de farofa.
Combinações
Coxinha de farofa da lapa
Cozinhe 2 kg de frango. Desfie e reserve 1 litro do caldo. Rale 1 cebola e pique 4 tomates maduros. Coloque em uma panela com 2 colheres de sopa de azeite e refogue até o tomate amolecer. Adicione o caldo reservado. Adicione o frango e ferva.
Em seguida acrescente 800 g de farinha de milho e cheiro verde a gosto. Com porções da farofa ainda quente, modele as coxinhas e enrole a massa de pastel cortada em tiras em volta delas. Depois frite em bastante óleo quente e escorra sobre papel toalha.