Empada de Bacalhau



como fazer empada de bacalhau
8 Porções
Tempo: 50 min
Ingredientes:
  • 500 g de bacalhau cozido e desfiado
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 cebolas
  • salsinha e pimenta do reino a gosto
  • 10 azeitonas pretas sem caroço
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 250 g de manteiga gelada
  • 2 colheres de sopa de água gelada
  • 1 ovo e mais 1 gema

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Numa tigela grande prepare a massa. Misture a farinha com o sal e em seguida junte a água gelada, o ovo e a manteiga.
  • Trabalhe a massa até ficar uniforme. Deixe a massa descansar enrolada em papel filme dentro da geladeira enquanto prepara o recheio.
  • Descasque e fatie as cebolas. Frite no azeite até ficarem transparentes. Adicione o bacalhau desfiado, tempere com pimenta e refogue por alguns minutos.
  • Pique as azeitonas e junte ao bacalhau. Adicione também a salsinha, apague o fogo e reserve. Pegue porções da massa, faça bolinhas e em seguida achate entre as mãos.
  • Forre as forminhas de empada e recheie com o bacalhau. Faça mais uma tampinha de massa para fechar a empada.
  • Bata a gema com um garfo e pincele a superfície das empadas. Asse em forno a 200 graus, preaquecido, por 30 a 35 minutos.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de empada de bacalhau

Eu vou te contar um segredo que vai te deixar de boca aberta: bacalhau não é um peixe! Como assim? É que não existe uma espécie de peixe chamada bacalhau, da mesma maneira que não existe uma espécie de ave chamada chester. Na verdade, chamamos de bacalhau a peixes específicos, depois que eles passam pelo processo de salga e secura. Mas isso não tem a menor importância, é só uma curiosidade. O que importa mesmo é que esta empada de bacalhau é uma delícia!

Confira: Empada de doce de leite


Publicidade

Dicas Adicionais:

Para demolhar o bacalhau coloque-o em uma bacia e cubra com água fria. Deixe repousar por 12 horas, trocando a água 2 ou 3 vezes. Depois escorra e cozinhe somente em água por 30 a 40 minutos.

Combinações

Empada de bacalhau cremoso

Amasse 200 g de manteiga gelada, 1 colher de chá de sal, 50 ml de água e 250 g de farinha de trigo até desgrudar das mãos. Deixe na geladeira, coberto com um guardanapo, por 1 hora. Cozinhe 500 g de bacalhau dessalgado. Desfie e refogue com 1 cebola picada em 2 colheres de sopa de azeite. Desligue o fogo e junte 1 ⁄ 2 xícara de chá de azeitonas picadas, 3 ovos cozidos e 1 lata de creme de leite sem soro. Forre forminhas de alumínio com a massa, coloque uma colher de recheio e cubra com mais massa. Pincele com gema batida e asse em forno a 200 graus, preaquecido, por meia hora ou até dourar.

Empada de bacalhau com requeijão

Prepare a massa da empada: numa tigela misture 250 g de farinha de trigo, 2 gemas e 250g de margarina. Quando desgrudar da mão leve à geladeira, dentro de um saco plástico por 20 minutos. Frite 1 cebola e 4 dentes de alho em ½ xícara de chá de azeite. Junte 1Kg de bacalhau cozido e desfiado e azeitonas picadas a gosto e refogue por alguns minutos. Junte 100 ml de leite, 100 ml de creme de leite e 1 copo de requeijão. Forre forminhas de empada, recheie e cubra com mais massa. Asse por meia hora.

Empada de bacalhau com palmito

Misture 800 g de bacalhau cozido e desfiado, 5 ovos cozidos, 300 g de palmito picado, azeitonas e salsinha picadas a gosto. Reserve.Cozinhe 1 kg de batata em água e sal. Escorra e amasse com um garfo. Adicione 1 ovo, 1 colher de sopa de margarina, suco de 1 limão, noz moscada ralada a gosto e de farinha de trigo até ser possível abrir a massa para forrar as forminhas. Em seguida recheie as empadas e cubra com mais um pouco de massa. Pincele com 1 gema batida com 1 colher de sopa de molho shoyu e leve para assar por aproximadamente 25 a 30 minutos.

Empada de bacalhau com massa folhada

Cozinhe 500 gramas de bacalhau dessalgado. Desfie e junte 2 cebolas grandes raladas, ½ maço de salsinha, 750 g de batata cozida amassada. Em outra tigela bata 1 ovo e misture 1 lata de creme de leite e 1 colher de sopa de manteiga. Forre forminhas de empada com 400 g de massa folhada. Distribua o recheio entre elas e, por cima, despeje a mistura de creme de leite. Coloque as forminhas numa assadeira e leve ao forno preaquecido a 200 graus, por 30 a 35 minutos.

Empada de bacalhau com catupiry

Primeiro prepare a massa com 250 g de farinha de trigo, 125 g de manteiga gelada e 1 ovo. Amasse até desgrudar das mãos e coloque no freezer por 10 minutos, dentro de um saco plástico. Para o recheio misture 250 g de bacalhau cozido em lascas, 2 colheres de sopa de extrato de tomate, 1 tomate picado, saisinha e azeitonas picadas a gosto e ½ xícara de chá de catupiry. Abra a massa e forre as forminhas de alumínio para empada. Recheie e feche com mais massa. Pincele com 1 gema batida e asse a 200 graus até dourar.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Salgados




coxinha de farofa

Coxinha de Farofa

coxinha de queijo

Coxinha de Queijo

coxinha de carne

Coxinha de Carne

coxinha de jaca

Coxinha de Jaca

Publicidade

Mais Recentes