Empada de Carne Seca


Empada de Carne Seca



como fazer empada de carne seca
5 Porções
Tempo: 50 min
Ingredientes:
  • 250 g de farinha de trigo
  • 125 g de manteiga
  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de refrigerante de guaraná gelado
  • 1 gema para pincelar
  • 250 g de carne seca desfiada
  • 1/2 cebola picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • cebolinha e coentro picados a gosto
  • pimenta do reino
  • Meia lata de milho verde escorrido
  • 50 g de azeitonas picadas
  • 1 colher de sopa de azeite

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Coloque em uma vasilha a manteiga, o ovo e o guaraná. Em seguida junte a farinha aos poucos, misturando até que a massa desgrude das mãos.
  • Cubra a vasilha com um pano e deixe na geladeira até preparar o recheio. Frite o alho e a cebola no azeite, em fogo médio.
  • Acrescente os outros ingredientes e cozinhe por 2 minutos. Agora forre forminhas de alumínio com a massa (lembres-se de reservar 1/3 dela para cobrir).
  • Coloque colheradas de recheio nas empadas e cubra com o restante da massa. Bata a gema ligeiramente com algumas gotas de óleo e passe sobre as empadas.
  • Finalmente leve ao forno pré aquecido, a 200 graus, por aproximadamente meia hora ou até que fiquem com a superfície dourada.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de empada de carne seca

A empada de carne seca é a típica comida de boteco, pra comer batendo papo com os amigos no happy hour. E agora você pode fazer aí na sua casa, seguindo nossas receitas. Muitas variações sobre um mesmo tema que garantem uma explosão de sabor.

Confira: Empada de alho-poró


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Para tirar o sal da carne seca rapidamente, corte-a em pedaços, cubra com água, adicione 1 colher de sopa de sal e leve ao fogo para ferver por 5 minutos. Repita o processo mais 2 vezes e está pronta para ser usada.

  • Sempre comece a preparar a empada pela massa e deixe-a descansar na geladeira enquanto faz o recheio.

Combinações

Empada de carne seca com catupiry

Amasse 200 g de margarina gelada com um garfo e adicione 2 gemas, 1 pitada de sal, 1 colher de chá de fermento e 3 xícaras de chá de farinha de trigo. Trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Doure 1 cebola picadinha em 2 colheres de sopa de azeite. Junte 1 tomate picado sem sementes, 500 g de carne seca cozida e desfiada. Refogue por 5 minutos, apague o fogo e junte salsinha picada a gosto e 300 g de catupiry. Forre as forminhas para empada, reservando ⅓ da massa para fazer as tampinhas. Recheie as empadas, cubra com o restante da massa e leve ao forno médio para dourar (de 20 a 30 minutos).

Empada de carne seca cremosa

Misture 2 gemas ligeiramente batidas com 250 g de manteiga gelada. Junte 1 colher de café de sal e farinha de trigo suficiente para dar ponto de abrir. Deixe a massa na geladeira, coberta com um pano de prato para não ressecar e prepare o recheio. Aqueça ½ xícara de chá de azeite e doure 1 cebola cortada em cubinhos, 1 dente de alho espremido e adicione 1 pimentão picado e 500 g de carne seca desfiada. Por fim junte 1 caixinha de creme de leite e reserve. Forre as forminhas de empada com a massa e coloque uma porção de recheio em cada uma. Cubra com uma rodelinha de massa e pincele com gema de ovo. Doure em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente meia hora.

Empada de carne seca com abóbora

Em uma tigela coloque 600 g de farinha de trigo, 500 g de margarina e 1 ovo. Amasse até que desgrude das mãos. Para o recheio pique 1 cebola e refogue em azeite a gosto. Adicione 1 pimentão em cubinhos, cheiro verde picado, 500 g de purê de abóbora e 400 g de carne seca desfiada. Monte as empadas forrando as forminhas com a massa. Depois distribua o recheio e feche com um pouco mais de massa. Asse as empadas por 25 a 30 minutos, forno médio.

Empada de carne seca com banana da terra

Peneire 2 xícaras de chá de farinha de trigo e 1 colherinha de sal. Misture com 1 gema e 1 xícara de chá de manteiga. Quando desgrudar das mãos, leve para a geladeira por 20 minutos. Cozinhe e desfie 500 g de carne seca e depois refogue com cebola, alho e salsinha. Adicione 1 banana da terra cozida no vapor e picada e 1 caixinha de creme de leite. Depois de forrar as forminhas com a massa, espalhe o recheio nas empadas. Cubra com um círculo de massa, pincele com azeite e leve ao forno por 30 minutos para que fiquem bem douradinhas.

Empada de carne seca com requeijão

Coloque 1 ½ xícara de chá de farinha de trigo em uma tigela e acrescente 1 ovo e 4 colheres de sopa de manteiga. Amasse até ficar uniforme. Leve à geladeira por 20 minutos. Refogue alho e cebola picada a gosto em um pouco de azeite. Adicione 150 g de carne seca desfiada, cebolinha picada e 1 copo de requeijão cremoso. Forre o fundo e as laterais das forminhas, preencha com o recheio e cubra com o restante da massa. Asse por 25 a 30 minutos, em forno médio (180 graus).




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Salgados




coxinha de farofa

Coxinha de Farofa

coxinha de queijo

Coxinha de Queijo

coxinha de carne

Coxinha de Carne

coxinha de jaca

Coxinha de Jaca

Publicidade

Mais Recentes