Empada de Sardinha


Empada de Sardinha



como fazer empada de sardinha
6 Porções
Tempo: 50 min
Ingredientes:
  • 350 g de farinha de trigo
  • Meia colher de chá de sal
  • 100 g de margarina
  • 2 colheres de sopa de água
  • 3 latas de sardinha em molho de tomate
  • 2 tomates
  • 2 ovos cozidos
  • 100 g de azeitonas
  • 1 colher de sopa de cheiro verde
  • 1 gema para pincelar

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Peneire a farinha de trigo com o sal. Em seguida adicione a água e a manteiga e amasse até desgrudar das mãos.
  • Tire as sementes dos tomates e pique. Pique também os ovos e as azeitonas. Escorra o molho das sardinhas, retire as escamas, a espinha do meio e esmigalhe com um garfo.
  • Misture com os tomates, os ovos, as azeitonas e a salsinha. Abra a massa e use ⅔ dela para forrar as forminhas de empada.
  • Na continuação espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Bata a gema com um garfo e pincele sobre a superfície das empadas.
  • Leve as empadas para assar em forno preaquecido a 200 graus, aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de empada de sardinha

Dá uma olhada rápida nesta receita de empada de sardinha. Agora vá à sua despensa e veja se tem todos os ingredientes. Tem? Então separe tudo, confira o passo a passo e faça essa delícia agora mesmo. Servidas quentes, podem substituir uma refeição quando acompanhadas de legumes ou salada. E frias vão muito bem no lanche.

Confira: Empada de chocolate


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Se usar sardinha em óleo, adicione 4 colheres de sopa de molho de tomate.

  • Essa empada pode ser servida tanto quente quanto fria. Dos dois jeitos ficam muito bons.

Combinações

Empada de sardinha de liquidificador

Bata no liquidificador 2 latas de sardinha em molho de tomate (tire somente as espinhas do meio) com 1 sachê de molho de tomate, ½ cebola, 4 colheres de sopa de maionese, salsinha picada e sal a gosto. Despeje em uma tigela e reserve. Agora, no copo do liquidificador (não lave para aproveitar o gostinho do recheio) coloque 2 ovos, 1 xícara de chá de óleo, 1 xícara de chá de leite, 1 pacote de queijo ralado, 2 xícaras de chá de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento. Bata bem e despeje em forminhas de empada, preenchendo até ⅓ da altura. Agora coloque o recheio e cubra com mais um pouco de massa. Coloque as forminhas em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200 graus por cerca 25 a 30 minutos, até as empadas ficarem douradas por cima.

Empada de sardinha low carb

Unte as forminhas de empada com azeite e reserve. Acenda o forno a 200 graus para preaquecer. Escorra 2 latas de sardinha e amasse com um garfo. Adicione ½ cebola ralada e 50 g de muçarela light picada. Reserve. Em outro recipiente bata 3 ovos e adicione ½ xícara de chá de água, 50 g de queijo parmesão e 1 xícara de chá de farinha de amêndoas. Por último acrescente 1 colher de sopa de fermento para bolo, misture e despeje nas forminhas. Adicione o recheio e cubra com mais massa. Leve as forminhas para assar por aproximadamente 35 minutos.

Empada de sardinha na airfryer

Numa tigela misture 2 latas de sardinha escorridas e esmigalhadas com ½ lata de milho verde escorrido, salsinha e cebolinha picadas. Em outra tigela, faça a massa com 1 ovo, 1 copo americano de farinha de trigo, ½ copo americano de leite, 1 colher de sopa de fermento em pó e sal a gosto. Despeje a massa em forminhas de empada pinceladas com manteiga, recheie com as sardinhas e cubra com mais um pouco de massa. Coloque as forminhas na cesta da airfryer e asse por 15 a 20 minutos, a 160 graus.

Empada de sardinha simples

Para a massa bata bem 1 ovo e junte 6 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 pitada de sal e ½ colher de sopa de fermento em pó. Coloque uma parte da massa em forminhas de empada untadas com óleo. Em seguida recheie com 1 lata de sardinha esmigalhada, 1 tomate sem sementes, ½ cebola picada e salsinha a gosto. Cubra com o restante da massa e asse em forno a 200 graus, preaquecido, por 30 a 35 minutos.

Empada de sardinha com batata

Descasque 400 g de batatas, corte em pedaços e cozinhe em água e sal. Escorra e amasse com um garfo. Adicione 1 lata de sardinha com o óleo (retire somente as espinhas), 1 ovo batido, 1 colher de sopa de fermento e cheiro verde a gosto. Coloque a massa em forminhas de empada, polvilhe com queijo ralado e asse por 25 a 30 minutos.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Salgados




coxinha de farofa

Coxinha de Farofa

coxinha de queijo

Coxinha de Queijo

coxinha de carne

Coxinha de Carne

coxinha de jaca

Coxinha de Jaca

Publicidade

Mais Recentes