Esfiha de Escarola
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- 1 colher de sopa de sal
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 xícara de chá de óleo
- 2 xícaras de chá de água morna
- 1 kg de farinha de trigo
- 2 gemas para pincelar
- 2 maços de escarola (recheio)
- 1 colher de sopa de azeite (recheio)
- 1 dente de alho picado (recheio)
- 300 g de queijo minas (recheio)
- 200 g de tomate seco escorrido (recheio)
- Primeiramente prepare o recheio porque ele deve ser usado frio. Em uma panela, doure o alho no azeite e junte a escarola.
- Tempere com sal a gosto e deixe em fogo baixo até murchar. Pique a escarola e coloque em uma peneira para escorrer.
- Quando estiver bem seca, despeje em um recipiente e adicione o queijo minas amassado com um garfo e o tomate seco picado.
- Em uma tigela dissolva o fermento no açúcar. Acrescente o sal, o óleo e a água e misture bem. Em seguida, junte a farinha de trigo aos poucos, amassando com as mãos.
- Quando começar a desgrudar, despeje em uma superfície plana polvilhada com farinha de trigo e sove até a massa ficar lisa e elástica.
- Separe a massa em porções, faça bolinhas e deixe crescer por meia hora. Polvilhe a bancada com fubá e abra as bolinhas de massa.
- Espalhe o recheio e feche as esfihas em formato triangular, ou, se preferir, deixe aberta mesmo.
- Coloque lado a lado em uma assadeira, pincele com as gemas batidas (no caso das esfihas fechadas) e leve para assar até ficarem douradas, mais ou menos 25 minutos.
Sobre a receita de esfiha de escrola
Entre as diversas receitas da culinária árabe que fazem sucesso entre os brasileiros, sem dúvida a esfiha é a mais apreciada. Praticamente em todas as cidades do País existe um lugar que as comercialize. E fazer em casa é mais fácil do que você imagina. Nossa sugestão de hoje é a esfiha de escarola. Faça aberta ou fechada, em tamanho padrão ou mini para servir nas festinhas da família. Uma opção vegetariana para você.
Confira: Esfiha de queijo
Preparar a escarola é muito rápido, mas se você preferir pode usar a escarola pré cozida congelada. Deixe apenas descongelar antes de utilizar.
Para todas as receitas, use a massa básica.
Combinações
Esfiha de escarola com ricota
Doure 2 dentes de alho amassados em 1 colher de sopa de azeite. Junte 2 xícaras de chá de escarola picada e deixe murchar. Tempere com sal e pimenta síria a gosto. Escorra o líquido que se formou, pique a escarola e junte 200 g de ricota esmigalhada. Recheie as esfihas , feche e pincele com uma gema ligeiramente batida. Leve ao forno preaquecido até dourar, mais ou menos 20 minutos.
Esfiha de escarola com queijo
Refogue 2 pés de escarola picado em azeite e alho a gosto. Tempere com sal e pimenta e escorra. Coloque em uma tigela e adicione 300 g de queijo branco amassado. Misture, recheie as esfihas e asse em forno médio até ficarem douradas.
Esfiha de escarola com bacon
Pique 100 g de bacon e doure na própria gordura. Adicione 1 cebola ralada, 2 dentes de alho amassados e 2 maços de escarola picados. Acerte o sal, tempere com pimenta a gosto. Quando a escarola murchar, coloque para escorrer em uma peneira. Abra as bolinhas de massa e recheie com a escarola. Leve ao forno preaquecido em seguida. Sirva quentes.
Esfiha de escarola com mussarela
Pique 400 g de escarola crua. Refogue com azeite, alho e cebola a gosto. Tempere com sal e pimenta. Escorra e deixe esfriar. Junte 300 g de mussarela ralada e recheie as esfihas, levando ao forno preaquecido a 200 graus para dourar.