Risoto de Funghi
- 1 xícara de chá de funghi secchi
- 4 xícaras de chá de água morna
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola grande bem picada
- 2 xícaras de chá de arroz arbóreo
- 1 xícara de chá de vinho branco seco
- 5 xícaras de chá de caldo de galinha quente
- 1 xícara de chá de parmesão ralado
- Sal a gosto
- Em primeiro lugar lave o funghi e coloque em uma tigela. Cubra com a água morna e deixe hidratar por 20 minutos.
- Em uma panela grande, derreta 2 colheres de manteiga e refogue a cebola.Quando começar a dourar, junte o arroz e frite até começar a ficar transparente.
- Escorra o funghi e adicione à panela, juntamente com o vinho. Mexa até o líquido evaporar e comece a acrescentar o caldo de legumes, 1 xícara de cada vez.
- Quando o líquido secar, coloque mais e mexa. Repita o processo até que o arroz esteja cozido al dente.
- Apague o fogo, junte a manteiga restante e o queijo parmesão. Acerte o sal e sirva quente.
Sobre a receita de risoto de funghi
O risoto de funghi é uma delícia que você pode preparar sem dificuldade para um almoço especial. Ele agrada desde o começo, pelo perfume do cogumelo até o final, com toda sua cremosidade. Anote a receita.
Confira: Risoto Caprese
O segredo da cremosidade do risoto é mexer com frequência para liberar o amido do arroz.
Hidrate o funghi antes de picá-los.
Combinações
Risoto de funghi com carne
Coloque 1 xícara de chá de funghi em uma tigela, cubra com água quente e deixe de molho enquanto prepara os passos seguintes. Derreta 1 colher de manteiga e frite ½ cebola picada e 1 dente de alho amassado. Quando dourar, junte 400 g de carne moída. Frite a carne em fogo baixo, mexendo para não juntar água. Em seguida acrescente 2 xícaras de chá de arroz carnaroli e deixe fritar. Adicione ½ xícara de chá de vinho e o funghi escorrido. Quando o vinho secar, vá juntando 1 litro de caldo de carne, de pouco em pouco, e mexendo para que o arroz cozinhe e fique cremoso. Quando o arroz estiver no ponto, junte 1 colher de sopa de manteiga, salsinha picada e queijo ralado a gosto. Mexa bem, apague o fogo e sirva.
Risoto de funghi vegano
Hidrate ½ xícara de funghi seco em água quente por 15 minutos. Em uma panela aqueça 1 colher de azeite e refogue 1 cebola picada até ficar translúcida. Em seguida, adicione o funghi e refogue por alguns segundos. Junte 1 xícara de arroz para risoto e frite por alguns minutos, mexendo para não queimar. Tempere com sal a gosto e junte 1 litro de caldo de legumes caseiro. Mexa a cada vez que adiciona o caldo para liberar o amido do arroz e deixá-lo cremoso. Sirva quente.
Risoto de funghi cremoso
Refogue 1 cebola e ½ talo de alho poró em 1 colher de sopa de manteiga. Adicione 150 g de funghi secchi hidratado e escorrido, 2 xícaras de chá de arroz e frite por 2 minutos. Acrescente ¼ de copo de vinho branco e, quando secar, adicione 2 xícaras de água fervente. Mexa de vez em quando até o arroz cozinhar. Adicione 1 caixa de creme de leite, 1 pacote de queijo ralado e mexa até integrar bem. Apague o fogo, decore com salsinha
Risoto de funghi trufado
Aqueça bem um fio de azeite em uma frigideira grande e refogue 500 g de funghi fresco laminado. Frite o cogumelo aos poucos e retire para um prato. Na mesma panela frite 1 cebola e 1 dente de alho. Junte 400 g de arroz arbóreo e deixe fritar alguns minutos. Acrescente 50 g de funghi seco hidratado e 250 ml de vinho branco seco e mexa até evaporar. Em seguida comece a acrescentar caldo de legumes aos poucos, aproximadamente 2 litros, mexendo e cozinhando lentamente. No final do cozimento junte os cogumelos salteados, 2 colheres de sopa de manteiga e queijo ralado a gosto. Sirva bem quente, regado com azeite de trufas.
Dúvidas
Risoto de funghi é saudável?
O funghi tem baixo índice calórico, poucos carboidratos e boa quantidade de proteínas. São também ricos em vitamina D, um importante aliado no combate da anemia.
Risoto de funghi pode ser congelado?
Não se recomenda o congelamento de pratos com muito caldo, como é o caso do risoto de funghi.
Qual vinho usar no risoto de funghi?
Use sempre vinho seco para preparar o seu risoto de funghi, de preferência branco.