Risoto de Frutos do Mar


Risoto de Frutos do Mar



Como fazer risoto de frutos do mar
4 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 4 xícaras de chá caldo de camarão ou de legumes
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de chá de cebolinha picada
  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo
  • 1 colher de chá de alho picado
  • 2/3 de xícara de chá de vinho branco seco
  • 1 colher de chá de raspas de limão
  • Meia colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de pimenta do reino
  • 250 g de camarões pequenos limpos
  • 250 g de mexilhões cozidos e descascados
  • 1/3 de xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • salsinha e cebolinha picada a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Derreta 2 colheres de sopa de manteiga em uma panela grande em fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe até ficar macia. Junte o arroz e o alho e deixe dourar levemente
  • Em seguida adicione o vinho e continue a cozinhar, mexendo, até que seja quase completamente absorvido.
  • Regue com cerca de 1 xícara do caldo de legumes e continue a cozinhar, mexendo sempre, até que seja, novamente, quase absorvido.
  • Continue adicionando o caldo, cerca de 1/2 xícara ou concha de cada vez, mexendo sempre até que cada porção seja quase absorvida.
  • Quando o arroz estiver al dente e cremoso, prove e adicione as raspas de limão, tempere com sal e pimenta do reino.
  • Adicione os frutos do mar e continue a cozinhar por cerca de 5 minutos, ou até que os frutos do mar estejam cozidos.
  • Por fim acrescente o queijo parmesão, a colher de sopa restante de manteiga. Sirva quente, polvilhando com a salsa e cebolinha a gosto.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de risoto de frutos do mar

O risoto de frutos do mar talvez seja um dos mais saborosos que você já provou. Pode ser feito com o que você mais gostar: camarão, lula, polvo, mariscos, caranguejo, siri, lagosta… Neste artigo, sempre que nos referirmos a frutos do mar considere um ou mais desses que citamos na proporção que preferir. Então confira a receita principal e todas as outras saborosas variações.

Confira: Risoto de legumes


Publicidade

Dicas Adicionais:

Os frutos do mar costumam ser muito delicados então não os cozinhe demais para que não fiquem borrachudos. Adicione sempre na etapa final do cozimento do risoto, a menos que a receita especifique o contrário.

Combinações

Risoto de frutos do mar com creme de leite

Aqueça 1 colher de sopa de azeite e refogue 1 cebola e 2 dentes de alho amassados. Junte ½ pimentão amarelo picado e 1 ½ xícara de chá de arroz. Mexa por alguns minutos e então regue com 1 xícara de chá de vinho branco seco. Espere que o vinho evapore, acrescente ½ xícara de chá de molho de tomate e 6 xícaras de chá de caldo de legumes quente. Adicione o caldo aos poucos e mexa a cada vez. Quando faltar pouco para o final do cozimento acrescente 400 g de frutos do mar salteados em manteiga e deixe que o arroz fique al dente. Junte 1 caixinha de creme de leite e 100 g de queijo parmesão ralado na hora. Sirva em seguida.

Risoto de frutos do mar com alho poró

Doure 250 g de camarões limpos em 1 colher de sopa de azeite e 1 dente de alho amassado até que os camarões estejam rosados. Reserve. Em 1 litro de água fervente dissolva 2 cubinhos de caldo de legumes e mantenha quente. Em 2 colheres de sopa de manteiga refogue 1 cebola picada, e 2 dentes de alho amassados e 1 alho poró cortado em fatias finas. Junte 2 xícaras de chá de arroz arbóreo e quando começar a ficar esbranquiçado acrescente 1 cálice de vinho branco seco. Mexa até o vinho evaporar e comece a colocar o caldo de legumes aos poucos. Quando o arroz estiver quase pronto, adicione os camarões (deixe alguns para decorar). Termine de cozinhar e no final adicione 50 g de queijo parmesão ralado. Sirva imediatamente decorado com os camarões reservados.

Risoto de frutos do mar com molho de tomate

Em uma panela grande derreta 25 g de manteiga e frite a ½ cebola picada até ficar transparente. Em seguida acrescente 125 g de arroz arbóreo, mexa e frite por alguns minutos. Junte 500 ml de caldo de legumes, sempre aos poucos e mexendo de vez em quando. Quando o arroz estiver quase cozido, adicione 100 g de frutos do mar pré cozidos e ½ xícara de chá de molho de tomate. Termine de cozinhar até o arroz ficar al dente. Misture 1 colher de sopa de manteiga e sirva bem quente.

Risoto de frutos do mar com leite de coco

Doure 1 cebola picada em 2 colheres de sopa de manteiga. Em seguida junte 2 ½ xícaras de chá de arroz arbóreo e refogue até começar a ficar transparente. Adicione 1 copo de vinho branco seco. Quando evaporar é hora de começar a adicionar 1 litro de caldo de camarão aos poucos, mexendo com frequência. Quando o arroz estiver quase cozido, junte 400 g de frutos do mar e 1 vidro de leite de coco. Termine o cozimento e finalize com 2 colheres de sopa de queijo gorgonzola. Mexa e sirva imediatamente.

Risoto de frutos do mar com requeijão

Derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma panela funda e doure ½ cebola picada. Junte 250 g de frutos do mar e refogue por 3 ou 4 minutos. Reserve. Na mesma panela coloque 1 ½ xícaras de chá de arroz arroz, mexa por alguns minutos e adicione 1/4 de xícara de vinho branco. Espere secar e adicione aos poucos 2 1/2 xícaras de chá de caldo de legumes ou de camarão até o arroz ficar macio mas não muito mole. Quando estiver sobrando mais ou menos 1 xícara do caldo junte os frutos do mar ao arroz e termine o cozimento. Finalize com 2 colheres de sopa de requeijão. Misture bem e sirva polvilhado com salsinha picada.

Dúvidas

Risoto de frutos do mar é saudável?

Os frutos do mar são alimentos ricos em ômega-3, que ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, reduzindo o risco de infartos e AVC.

Risoto de frutos do mar pode ser congelado?

Não recomendamos o congelamento do risoto de frutos do mar porque ele perde a cremosidade ao ser descongelado.

Qual vinho combina com risoto de frutos do mar?

Os melhores vinhos para servir com risoto de frutos do mar são os brancos mais leves.

O que combina com risoto de frutos do mar?

O risoto de frutos do mar pode ser acompanhado de saladas leves, com sabor mais neutro.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Risotos




como fazer risoto de costela

Risoto de Costela

como fazer risoto vegano

Risoto Vegano

como fazer risoto de quinoa

Risoto de Quinoa

Publicidade

Mais Recentes