Risoto de Aspargos
- 50 g de manteiga sem sal
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola pequena bem picada
- 3 dentes de alho amassados
- 350 g de arroz arbóreo
- 1 xícara de chá de vinho branco seco
- 4 xícaras de chá de caldo de legumes
- 1 vidro grande de aspargos
- ½ xícara de chá de parmesão ralado
- Suco e raspas de 1 limão
- salsinha picada a gosto
- Aqueça o óleo e metade da manteiga em uma frigideira grande e funda em fogo baixo. Cozinhe a cebola e o alho até ficarem macios.
- Aumente o fogo para médio, adicione o arroz e mexa para revestir os grãos com a manteiga. Adicione o vinho e mexa por 1 minuto.
- Em seguida comece a adicionar o caldo uma concha de cada vez, mexendo e permitindo que cada um absorva antes de adicionar o próximo, até que o arroz esteja cozido, mas ainda al dente.
- Junte os aspargos escorridos e cortados em pedaços de uns 3 cm com a última concha de caldo (o risoto deve levar de 15 a 20 minutos).
- Retire do fogo, junte o restante da manteiga, a salsinha, o suco e a casca de limão ralada. Sirva imediatamente, polvilhado com parmesão ralado na hora.
Sobre a receita de risoto de aspargos
O risoto de aspargos é uma bela refeição que o deixará impressionado. Graças ao suco de limão espremido na hora e raspas de limão, o risoto é fresco, picante e incrivelmente delicioso. Para ser servido como prato principal ou entrada quente, é um prato inesquecível.
Confira: Risoto de queijo brie
- O risoto é um prato para comer assim que for finalizado para não correr o risco de ficar grudento.
- Utilizando aspargos frescos na sua receita? Não precisa descascar os mais fininhos. Já os grossos precisam ser descascados completamente.
Combinações
Risoto de aspargos frescos
Descasque 1 maço de aspargos frescos, corte as partes mais duras e reserve as mais macias. Cozinhe as partes duras em 3 xícaras de caldo de legumes por aproximadamente 10 minutos. Bata no liquidificador com 1 concha do caldo e reserve. Mantenha o restante do caldo aquecido para a preparação do risoto. Em uma panela grande doure ligeiramente 1 cebola picadinha. Adicione 1 xícara de chá de arroz arbóreo e ½ xicara de chá de vinho branco seco. Mexa até secar e adicione o caldo aos poucos. A última porção de caldo a juntar é aquela com os aspargos batidos. Nesta etapa adicione também as partes macias dos aspargos e finalize o cozimento. Apague o fogo, acrescente 2 colheres de sopa de manteiga e sirva.
Risoto de aspargos com camarão
Tempere 400 g de camarões limpos com sal e pimenta a gosto. Refogue-os em 2 colheres de sopa de azeite e reserve. Na mesma panela, coloque mais 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola pequena picada e 1 ½ xícara de chá de arroz arbóreo. Despeje ½ xícara de chá de vinho branco e, quando evaporar, comece a adicionar 5 xícaras de chá de caldo de legumes, cozinhando até que o arroz esteja al dente. Em um recipiente tempere os camarões com sal e pimenta. Na metade do cozimento junte 1 vidro de aspargos picados. Termine de cozinhar o arroz, apague o fogo e junte 1 colher de sopa de manteiga e os camarões. Misture bem e sirva a seguir.
Risoto de aspargos com bacon
Doure 70 g de bacon picado. Junte 1 vidro pequeno de aspargos picados e refogue por alguns minutos. Reserve. Na mesma panela, doure ½ cebola, 2 dentes de alho e 1 xícara de chá de arroz arbóreo com 1 colher de sopa de azeite. Adicione 1 xícara de chá de vinho branco e depois 500 ml de caldo de legumes aos poucos. Quando o arroz estiver no ponto, junte os aspargos, o bacon e 1 colher de sopa de manteiga. Sirva imediatamente.
Risoto de aspargos salmão
Refogue as 1 cebola picada em 2 colheres de sopa de azeite. Adicione 1 ½ xícara de chá de arroz carnaroli e envolva bem os grãos no azeite. Junte 6 xícaras de chá de caldo de legumes, um pouco de cada vez, até que o arroz cozinhe al dente. Acrescente 1 lata de patê de salmão, 1 vidro pequeno de aspargos picados e ½ caixinha de creme de leite. Apague o fogo e sirva.
Risoto de aspargos com parmesão
Refogue em uma panela grande 2 xícaras de arroz para risoto com 2 colheres de sopa de azeite e ½ cebola picada. Junte ½ xícara de chá de vinho e mexa até evaporar. Em seguida, comece a adicionar 1 ½ litro de caldo de legumes, aos poucos, para que o arroz cozinhe lentamente. Quando estiver quase pronto, junte 1 vidro pequeno de aspargos picados e termine o cozimento. Apague o fogo, acrescente 2 colheres de sopa de manteiga e ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado na hora. Sirva em seguida, polvilhado com mais parmesão a gosto.
Dúvidas
Risoto de aspargos é saudável?
O aspargo é rico em vitamina C, zinco e selênio que atuam na produção de colágeno e aumentam a imunidade, prevenindo várias doenças.
Risoto de aspargos pode ser congelado?
Congele seu risoto de aspargos e você terá uma surpresa bastante desagradável. Ele fica empapado e grudento. Não recomendamos.
Qual vinho combina no risoto de aspargos?
Segundo os especialistas em vinho, o aspargo é um dos ingredientes mais difíceis de combinar com esta bebida. Se você não abre mão do vinho, a sugestão é procurar algum que seja ácido mas ao mesmo tempo fresco.
O que combina com risoto de aspargos?
A carne vermelha é a combinação perfeita para o risoto de aspargos.