Mingau de Mungunzá
- 500 gramas de milho branco para canjica;
- 250 ml de leite de coco;
- 150 gramas de coco ralado;
- 4 colheres de sopa de leite em pó;
- 1 pitada de sal;
- 5 cravos;
- Açúcar a gosto.
- Primeiro, você deve deixar a canjica de molho por duas horas. Enquanto isto, separe os outros ingredientes;
- Coloque a canjica para cozinhar em uma panela com água (preferencialmente de pressão) por uma hora;
- Assim que ela estiver mole e cozida, coloque todos os ingredientes dentro da panela. Deixe tudo cozinhar por mais 10 minutos; Por fim, é só separar em porções o seu mingau e deixá-lo esfriar.
Sobre a receita de mingau de mmungunzá
Se você procura uma receita simples e nutritiva o mingau de mungunzá é uma ótima opção. Também conhecida como canjica, seu principal ingrediente consiste em grãos de milho branco adocicados, que dão para essa iguaria um excelente sabor.
Assim sendo, veja a seguir um passo a passo completo para fazer mingau de mungunzá. Confira as principais informações sobre essa receita para a sua saúde de forma geral. Além disso, veja algumas combinações de ingredientes para deixá-la ainda mais saborosa.
Confira: Mingau de Cremogema
- Você pode colocar pedacinhos de coco, ou outra fruta dentro de seu mingau assim que ele estiver pronto. Isto dará um gosto ainda mais especial para a receita;
- Se quiser uma versão mais light da receita, use adoçante ou açúcar mascavo. Isto vai diminuir um pouco o número de calorias;
- Para um sabor extra, você também pode acrescentar meia lata de leite condensado junto a sua receita.
Combinações
Veja abaixo algumas variações da receita de mingau de mungunzá que dão água na boca.
Mingau de mungunzá cremoso
O segredo para uma consistência mais cremosa é mexer constantemente o mingau durante os 10 minutos que estiver cozinhando. Isto vai fazer com que o creme engrosse um pouco, mas de uma forma natural.
Mingau de mungunzá com tapioca
Para esta combinação, acrescente em sua receita 3 xícaras e meia de tapioca granulada. Assim, o seu mingau ficará mais encorpado, e o ingrediente combinará super bem com a canjica.
Mingau de mungunzá com amendoim
Durante o preparo de seu mingau ou assim que ele estiver pronto, você pode acrescentar cerca de 100 gramas de amendoim. A receita ficará mais crocante e terá um toque especial.
Mingau de mungunzá simples
Para esta variação da receita, use apenas a canjica, o leite de coco e o açúcar. Depois basta seguir os passos de preparo normalmente.
Dúvidas
Veja abaixo algumas respostas para dúvidas comuns relacionadas a este prato.
Mingau de mungunzá pode ficar fora da geladeira?
Não é recomendável deixar fora da geladeira o seu mingau. Assim que terminar de comê-lo, guarde em um pote dentro do eletrodoméstico ou o ponha no refrigerador.
Mingau de mungunzá é saudável?
A canjica, principal ingrediente do mingau tem várias vitaminas e nutrientes que fazem bem para a saúde. Mas cuide com a quantidade de açúcar coloca nela, pois pode engordar e fazer mal para quem tem diabetes, por exemplo.
Mingau de mungunzá pode ser congelado?
Sim! Neste caso, o seu mingau dura por até dois meses congelado no refrigerador.
Mingau de mungunzá é bom para quê?
Por ter canjica, ele tem alguns benefícios bastante interessantes para a saúde. Entre eles se destacam a presença de ácido fólico, ideal para grávidas, auxílio na digestão e também para pessoas celíacas. Ela também previne doenças cardiovasculares.