Lasanha de Batata



Como Fazer Lasanha De Batata?
8 Porções
Tempo: 1 h 45 min
Ingredientes:
  • 350 g de molho Alfredo
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 kg de batatas grandes descascadas e cortadas em fatias no sentido do comprimento
  • 5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de pimenta do reino
  • 1,5 xícaras de presunto em cubinhos
  • 250 g de brócolis cozido picado
  • 2 xícaras de chá de queijo suíço ralado

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Pré-aqueça o forno a 200 graus. Unte levemente uma assadeira e reserve.
  • Misture o molho Alfredo e o leite em uma tigela média. Espalhe ¼ de xícara de molho no fundo da assadeira preparada.
  • Faça uma camada com ⅓ das batatas sobre o molho. Em seguida polvilhe com 1 colher de sopa de queijo parmesão, sal e pimenta a gosto.
  • Misture o presunto, o brócolis e 1 ½ xícaras de queijo suíço em uma tigela. Espalhe ⅓ dessa mistura sobre as batatas na assadeira.
  • Cubra com outra camada de batatas, seguida pela mistura de presunto, finalmente cobrindo tudo com o restante do queijo suíço e queijo parmesão.
  • Despeje o molho Alfredo restante por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 45 minutos.
  • Reduza a temperatura do forno para 175 graus. Tire o papel alumínio e continue assando até que as batatas estejam macias, cerca de mais 25 minutos. Deixe repousar 10 a 15 minutos antes de servir.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de lasanha de batata

Quer fazer lasanha e esqueceu de comprar a massa? Não se preocupe! Basta pegar algumas batatas e montar generosas camadas com presunto, queijo e molho. Depois junte uma salada e pronto! Uma refeição digna de um verdadeiro chef de cozinha.

Confira: Lasanha de carne

Informações adicionais (dicas extras)

Para preparar o molho Alfredo, leve ao banho maria 1 ½ caixinha de creme de leite. Quando estiver aquecido adicione aos poucos ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado na hora. Sem parar de bater, junte 4 colheres de sopa de manteiga, sal e pimenta a gosto. Misture bem e utilize.

Combinações

Lasanha de batata simples

Misture 1 sachê de molho de tomate com 1 caixinha de creme de leite. Faça camadas deste molho com 500 g de batatas descascadas e fatiadas e 300 g de queijo mussarela em fatias. Cubra a forma com papel alumínio e leve para assar por 40 minutos. Descubra a forma e volte ao forno até a superfície ficar dourada.

Lasanha de batata com bacon

Descasque 5 batatas médias e em seguida corte em fatias finas. Cozinhe em água e sal até ficar al dente. Enquanto isso frite 200 g de bacon picado e escorra em papel absorvente. Escorra as batatas quando estiverem cozidas e coloque uma camada em um pirex untado com azeite. Cubra com uma camada de molho branco e outra de mussarela. Espalhe metade do bacon frito e repita as camadas. Leve ao forno pré aquecido para derreter e dourar o queijo.

Lasanha de batata a bolonhesa

Prepare um molho à bolonhesa, refogando 1 cebola e 2 dentes de alho em azeite a gosto. Em seguida adicione 500 g de carne moída e refogue até perder a cor rosada. Junte 1 cenoura ralada, 1 cubo de caldo de carne, 2 sachês de molho de tomate e ½ copo de água. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Cozinhe 800 g de batata sem casca cortada em fatias. Não cozinhe demais. Faça camadas de batata, de molho e de mussarela intercaladas. Leve ao forno quente por cerca de 25 a 30 minutos e sirva.

Lasanha de batata com frango

Cozinhe 1 kg de peito de frango com 2 cubos de caldo de galinha e água suficiente para cobrir, em uma panela de pressão por 15 minutos. Escorra e desfie o frango. Adicione 2 sachês de molho de tomate e 1 lata de creme de leite. Enquanto o frango cozinha, descasque 1,5 kg de batata e corte em fatias. Depois cozinhe em água e sal. Escorra as batatas e monte a lasanha, fazendo camadas de batata e do molho de frango. Por fim, espalhe fatias de mussarela e leve ao forno quente para gratinar.

Lasanha de batata com carne moída

Em uma panela grande coloque 2 colheres de sopa de azeite e frite 1 cebola e 1 dente de alho. Adicione 500 g de carne moída. Sem parar de mexer, cozinhe até a carne ficar bem sequinha. Adicione ¼ de xícara de chá de azeitonas verdes picadas, 1 lata de creme de leite e 1 vidro de maionese. Apague o fogo. Distribua 800 g de batatas fatiadas cozidas em água e sal em uma assadeira, intercalando com a carne moída, fatias de presunto e de queijo prato. Termine com o molho de carne e queijo parmesão ralado. Por fim leve para o forno preaquecido por 20 a 25 minutos.


Publicidade




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Massas




lasanha de soja

Lasanha de Soja

como fazer lasanha de arroz

Lasanha de Arroz

Publicidade

Mais Recentes