Risoto de Abóbora
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1 ½ xícaras de chá de arroz arbóreo
- 1 cebola picada
- 4 xícaras de chá de abóbora descascada e cortada em cubos pequenos
- 3 dentes de alho picados
- ¼ de xícara de chá de vinho branco seco
- 3 ½ xícaras de chá de caldo de legumes ou de galinha
- 2 colheres de sopa de folhas de sálvia picadas grosseiramente
- ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado fino
- sal e pimenta a gosto
- Sálvia crocante (opcional)
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 20 folhas de sálvia
- Pré-aqueça o forno a 180 graus. Derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma panela refratária (de preferência com tampa) em fogo médio alto.
- Adicione o alho e a cebola e refogue até a cebola ficar translúcida. Acrescente a sálvia picada e o arroz e mexa para que todos os grãos fiquem cobertos com a manteiga e semi translúcidos.
- Em seguida, junte o vinho branco e cozinhe até que o líquido evapore. Acrescente a abóbora e o caldo, todo de uma vez, e mexa. Deixe o líquido aquecer, mas não deixe ferver.
- Coloque a tampa (ou cubra bem com papel alumínio) e coloque no forno por 25 minutos, até que o arroz esteja cozido (firme, mas não cru) - não se preocupe se houver excesso de líquido. Se o arroz ainda estiver cru, volte ao forno por mais 5 minutos.
- Adicione a manteiga restante e o queijo parmesão. Mexa vigorosamente até que a abóbora se transforme em um purê e se misture ao risoto. Se estiver muito espesso, adicione um pouquinho de água quente.
- Enquanto o risoto está no forno, prepare a sálvia crocante: derreta a manteiga em uma panela pequena em fogo médio alto.
- Depois de espumar, adicione as folhas de sálvia e mexa delicadamente, cozinhando até ficar crocante. Escorra em papel absorvente e sirva sobre o risoto.
Sobre a receita de risoto de abóbora
Parece mentira, mas você pode fazer um delicioso risoto sem ficar mexendo a panela o tempo inteiro. A prova é este saboroso risoto de abóbora feito no forno! Você não vai acreditar até fazer. Ninguém vai resistir.
Confira: Risoto de Bacon
- O vinho é um ingrediente frequente no risoto. Ele dá um sabor especial à receita, mas você não precisa usar se não quiser.
- Não cozinhe o risoto muito rápido, mantenha o fogo regulado para que ele borbulhe delicadamente o tempo todo.
Combinações
Risoto de abóbora com carne seca
Frite em 400 g de carne seca cozida e desfiada em óleo bem quente até ficar crocante. Escorra em papel-toalha e reserve. Refogue 1 cebola picada em 1 colher de sopa de manteiga. Em seguida adicione 800 g de abóbora em cubos e 2 xícaras de chá de arroz carnaroli. Acrescente, aos poucos, 1 ½ litro de caldo de galinha e cozinhe até o arroz ficar macio mas não mole demais. Por fim junte mais 1 colher de sopa de manteiga e 100 g de queijo ralado. Sirva imediatamente, colocando por cima a carne seca reservada.
Risoto de abóbora com frango
Derreta a manteiga numa panela grande e refogue a cebola até murchar. Junte 1 xícara de chá de arroz para risoto, frite alguns minutos e adicione 1 xícara de chá de frango cozido e desfiado, 1 xícara de chá de abóbora cortada em cubos e ⅓ de xícara de chá de vinho branco. Depois regue com 3 xícaras de chá de caldo de galinha, aos poucos. Mexa de vez em quando para que o arroz fique cremoso. Desligue o fogo quando o arroz estiver al dente, acerte o sal, tempere com pimenta do reino a gosto e sirva em seguida.
Risoto de abóbora vegano
Em uma panela grande aqueça 2 colheres de sopa de azeite e refogue 1 cebola ralada. Adicione 300 g de arroz arbóreo e tomilho a gosto, refogue por 1 minuto e junte ½ copo de vinho branco. Quando evaporar adicione 1 xícara de chá de abóbora cozida em água e sal e amassada e 2 xícaras de chá de caldo de legumes. À medida que o caldo secar, acrescente mais, aos poucos, até que o arroz cozinhe. Sirva quente.
Risoto de abóbora com bacon
Frite 4 fatias de bacon picadas na própria gordura até ficar crocante. Reserve. Na gordura que sobrou frite 10 folhas de sálvia até ficarem transparentes. Escorra em papel toalha e reserve também. Agora junte 1 cebola picada e deixe dourar. Acrescente 1 ½ xícara de chá de arroz arbóreo e 2 xícaras de chá de abóbora japonesa picada. Aos poucos, adicione 1 ½ litro de caldo de galinha e cozinhe o arroz al dente. Sirva imediatamente, com o bacon e a sálvia.
Risoto de abóbora com cogumelos
Salteie 50 g de cogumelos em conserva escorridos em 1 colher de sopa de manteiga e 1 dente de alho amassado. Reserve. Na mesma panela adicione mais 1 colher de sopa de manteiga e doure 1 cebola picadinha. Junte 2 xícaras de chá de arroz, 1 xícara de chá de abóbora em cubos e ½ xícara de chá de vinho branco. Quando secar, coloque 5 xícaras de chá de caldo de galinha quente, 1 xícara de cada vez, até que o arroz esteja cozido. Apague o fogo, adicione 1 colher de sopa de manteiga, 50 g de queijo parmesão e os cogumelos salteados. Sirva imediatamente.
Dúvidas
Risoto de abóbora é saudável?
Os nutrientes presentes na abóbora ajudam em diversas áreas. Melhoram a saúde da pele, previnem doenças cardiovasculares e de visão e podem também ajudar a perder peso.
Risoto de abóbora pode ser congelado?
Quando descongelado, o risoto de abóbora fica empapado e molenga, com uma textura realmente ruim, por isso não recomendamos congelar
Qual vinho combina no risoto de abóbora?
Os melhores vinhos para servir com risoto de abóbora são os brancos cítricos.
O que combina com risoto de abóbora?
O risoto de abóbora fica delicioso com camarões salteados na manteiga e também com frango, assado ou grelhado.