Risoto Caprese
- 7 xícaras de caldo de galinha
- 2 colheres de sopa de azeite
- Meia xícara de chá de cebola picada
- 4 dentes de alho picados
- 1 sachê de molho de tomate
- 1,5 xícaras de chá de arroz arbóreo
- Três quartos de xícara de vinho branco seco
- 1 xícara de tomate cereja cortado em quartos
- um punhado de folhas de manjericão fresco picado
- 200 g de mussarela de búfala picada
- ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado na hora
- vinagre balsâmico para finalizar (opcional)
- Aqueça o azeite em uma panela grande e em seguida adicione a cebola. Cozinhe até amolecer. Adicione o arroz e o alho e cozinhe por 5 minutos.
- Junte o vinho e mexa até evaporar. Despeje o molho de tomate e comece a adicionar o caldo fervendo, uma concha de cada vez.
- Cozinhe, mexendo sempre, até que seja absorvido. Adicione outra concha de caldo e repita este processo até que o arroz esteja macio, cerca de 20 a 25 minutos.
- Retire do fogo e misture o tomate cereja, o manjericão, a mussarela e o parmesão. Tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva em seguida e regue com vinagre balsâmico, se desejar.
Sobre a receita de Risoto Caprese
Este risoto caprese apresenta tudo aquilo que mais amamos em uma refrescante salada caprese. Tomates frescos, manjericão e queijo mussarela derretido fazem o risoto ficar ainda mais cremoso. Para finalizar, algumas gotas de azeite balsâmico dão o toque final de classe.
Confira: Risoto de limão siciliano
- Um dos segredos para o risoto perfeito é usar caldo bem quente para não parar o cozimento, adicionado aos poucos.
- Outro segredo é mexer com frequência para liberar o amido do arroz. Desta forma o caldo que deve sobrar no risoto não fica ralo.
Combinações
Risoto caprese com frango
Refogue ½ cebola picada e 1 dente de alho em um fio de azeite. Adicione ½ xícara de chá de arroz e frite alguns minutos, acrescentando em seguida ½ tomate picado e 1 litro de caldo de galinha. O caldo deve ser adicionado aos poucos. Mexa o risoto frequentemente. No final do cozimento adicione 1 xícara de chá de frango cozido e desfiado, 100 g de queijo mussarela picado e folhas de manjericão a gosto. Misture bem e sirva em seguida.
Risoto caprese com rúcula
Refogue 1 maço pequeno de rúcula e 100 g de tomate seco em 1 colher de sopa de azeite. Em seguida, junte um pouco do vinho branco e deixe evaporar. Retire para um prato e reserve. Na mesma panela refogue 1 colher de sopa de cebola picada, 1 dente de alho e 350 g de arroz. Cozinhe com 1 litro de caldo de legumes que deve ser adicionado aos poucos, sempre mexendo o arroz, até ficar al dente. Por fim junte a rúcula com os tomates, 150 g de mussarela de búfala e ½ xícara de chá de manjericão fresco.
Risoto caprese com camarão
Refogar 3 dentes de alho em 50 g de manteiga, juntando depois 1 cebola bem picada e 500 g de arroz para risotto. Coloque 1 cálice de vinho branco e, deixe evaporar, sem parar de mexer. Adicione 2 tomates picados e 1 litro de caldo de camarão quente aos poucos e mexendo sempre, até que o arroz fique al dente. Por fim junte 250 g de camarões salteados em manteiga, 50 g de mussarela de búfala, 2 colheres de sopa de queijo ralado, folhas de manjericão a gosto e 1 colher de sopa de manteiga. Misture bem e sirva.
Dúvidas
Risoto caprese é saudável?
Destacamos dois dos ingredientes do risoto caprese que trazem muitos benefícios para a saúde. O tomate é rico em licopeno que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e é um poderoso antioxidante. O manjericão é antibacteriano e também anti-stress.
Risoto caprese pode ser congelado?
Não congele o risoto caprese porque sua textura fica bastante prejudicada quando descongela.
Qual vinho combina no risoto caprese?
Tanto para preparar o risoto quanto para servir, escolha um bom vinho branco seco.
Risoto caprese combina com qual carne?
O risoto caprese combina com carnes com pouco ou nenhum molho, de preferência assada ou grelhada, como por exemplo medalhões de filé.