Risoto de Cogumelos
- 6 xícaras de caldo de galinha quente
- 3 colheres de sopa de azeite
- 200 g de cogumelos portobello
- 200 g de cogumelos brancos
- 2 cebolas médias cortadas em cubos
- 1 ½ xícaras de chá de arroz arbóreo
- ½ xícara chá de vinho branco seco
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de cebolinha picada
- ⅓ xícara de chá de queijo parmesão ralado na hora
- sal e pimenta preta moída na hora a gosto
- Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela grande em fogo médio. Adicione o cogumelo portobello e os cogumelos brancos cortados em fatias finas.
- Cozinhe e mexa até ficar macio, cerca de 3 minutos. Retire os cogumelos e seu líquido para uma tigela e reserve.
- Adicione a colher de sopa de azeite restante à panela. Junte a cebola e cozinhe até ficar transparente.
- Em seguida junte o arroz e mexa até que o arroz fique completamente revestido com óleo e levemente dourado.
- Despeje o vinho, mexendo sempre até que o vinho seja totalmente absorvido. Adicione 1/2 xícara de caldo quente ao arroz e mexa até que o caldo seja absorvido.
- Continue adicionando o caldo, 1/2 xícara de cada vez, mexendo sempre, até que o líquido seja absorvido e o arroz esteja macio, mas firme à mordida (al dente), cerca de 15 a 20 minutos.
- Retire do fogo. Misture os cogumelos reservados e seu líquido, manteiga, cebolinha e queijo parmesão. Tempere com sal e pimenta e sirva imediatamente.
Sobre a receita de risoto de cogumelos
Existem todos os tipos de complementos saborosos para o risoto, e os cogumelos são apenas um deles. Os cogumelos adicionam um sabor terroso e saboroso à receita, o que o torna um bom complemento para pratos principais. Você pode servir risoto de cogumelos como acompanhamento, prato principal ou entrada de um menu italiano de vários pratos.
Confira: Risoto de Filé Mignon
- Você pode usar o cogumelo de sua preferência para fazer seu risoto, tanto fresco quanto seco.
- Se usar cogumelo fresco, afervente antes para liberar o sabor mais facilmente. Se for cogumelo seco, hidrate por pelo menos 15 minutos. Nos dois casos não jogue o líquido fora, use para cozinhar o risoto.
Combinações
Risoto de cogumelos secos
Pique 40 g de tomate seco e 20 g de cogumelos secos. Hidrate por 15 minutos em 100 ml de caldo de legumes. Enquanto isso frite 1 cebola pequena ralada em 1 colher de sopa de azeite. Adicione 200 g de arroz arbóreo e 100 ml de vinho branco. Mexa até o vinho evaporar e, em seguida, junte os tomates e os cogumelos. Deixe o arroz cozinhar colocando mais 300 ml de caldo de legumes aos poucos, mexendo constantemente. Finalize o risoto com 2 colheres de sopa de manteiga e 50 g de queijo parmesão ralado.
Risoto de cogumelos frescos
Refogue 1 cebola e 1 dente de alho em um fio de azeite. Adicione 125 g de cogumelos paris frescos, limpos e cortados ao meio e cubra com 250 ml de caldo de legumes. Tampe a panela e deixe cozinhar enquanto, em outra panela, refoga 200 g de arroz para risoto em azeite até ficar translúcido. Acrescente os cogumelos, junte o vinho branco, espere secar e comece a adicionar caldo de legumes e mexer até que o arroz fique cozido al dente. Finalize com 2 colheres de sopa de manteiga. Em uma frigideira grande salteie mais 125 g de cogumelos paris com azeite e alho a gosto. Sirva o risoto com uma porção de cogumelos salteados e polvilhe salsinha para decorar.
Risoto de cogumelos e bacon
Pique 1 cebola pequena e 1 dente de alho e refogue em 50 g de margarina. Quando a cebola estiver dourada, junte 50 g de bacon em tirinhas e 200 g de cogumelos picados para saltear. Acrescente 200 g de arroz carnaroli e regue com 50 ml de vinho branco. Mexa para secar e comece a adicionar 600 ml de caldo de galinha, aos poucos e sempre mexendo até que o arroz cozinhe. Adicione mais 50 g de manteiga e queijo ralado a gosto. Sirva polvilhado com cebolinha a gosto.
Risoto de cogumelos e frango
Em uma panela grande refogue 1 cebola ralada em 50 g de manteiga. Junte 2 xícaras de chá de arroz arbóreo e quando estiver translúcido adicione 1 xícara de chá de vinho branco seco. Mexa até o vinho evaporar e acrescente 1 peito de frango cozido e desfiado. Aos poucos cozinhe o arroz com 3 xícaras de chá de caldo de galinha. No final do cozimento junte mais 50 g de manteiga e queijo parmesão ralado a gosto. Misutre vigorosamente e sirva quente.
Risoto de cogumelos cremoso
Refogue 1 dente de alho e 1 cebola picada em 2 colheres de sopa de azeite. Em seguida acrescente 200 g de arroz arbóreo, 100 g de cogumelos de sua preferência e 50 ml de vinho branco seco. Mexa até o vinho evaporar e comece a acrescentar 5 xícaras de chá de caldo de legumes, aos poucos , até que o arroz esteja cozido. Para finalizar o risoto misture bem 1 colher de sopa de manteiga e 3 colheres de sopa de cream cheese. Sirva imediatamente.
Dúvidas
Risoto de cogumelos é saudável?
As vitaminas do complexo B, abundantes nos cogumelos, fornecem energia para o organismo e desempenham importante papel na produção de hormônios e proteção do sistema nervoso.
Risoto de cogumelos pode ser congelado?
Risotos em geral não são pratos indicados para congelamento porque a textura fica muito alterada.
Qual vinho combina no risoto de cogumelos?
Se o risoto de cogumelos for servido como prato único, sirva com vinho branco. Se ele for servido com acompanhamento, combine o vinho com o prato principal.
Grávida pode comer risoto de cogumelos?
Os cogumelos ajudam a manter o sistema imunológico sadio, uma condição muito importante para as gestantes.
Risoto de cogumelos combina com qual carne?
O risoto de cogumelos combina maravilhosamente com frango assado, carne de porco ou carne bovina também assadas.