Geleia de Amora
- 500 g de amora
- 250g de açúcar
- Suco de 1 limão
- Coloque as amoras em uma panela e cubra com o açúcar.
- Em uma panela pequena, coloque os mirtilos e o açúcar, deixe descansar por algumas horas para que a fruta comece a liberar seu suco.
- Após este tempo, adicione o suco de limão e leve ao fogo alto até começar a ferver.
- Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por pelo menos 30 minutos, tomando cuidado para não queimar.
- Mexa para que a amora se dissolva completamente e se forme uma calda.
- Despeje ainda quente em vidros com tampa. Espere esfriar completamente para fechar e conserve na geladeira
A geleia é uma das maneiras mais antigas de conservar as frutas. A geleia de amora é feita juntando as frutas com açúcar e um espessante.
Se você não tem a sorte de ter amoras frescas à disposição pode também usar as congeladas.
Combinações
Geleia de amora fit
Quer transformar sua geleia de amora em uma deliciosa sobremesa fit? Anota aí:
Coloque 3 xícaras de chá de amoras e 2 colheres de sopa de agave em uma panela e leve ao fogo alto até levantar fervura.
Quando começar a ferver, abaixe o fogo e vá mexendo até que a amora se desmanche, cerca de 7 a 10 minutos. Então junte 3 colheres de sopa de chia, misture e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Espere esfriar e está pronta.
Geleia de amora diet
E agora a versão diet da geleia de amora: leve uma panela ao fogo com 500 gramas de amora, 1 xícara de chá de adoçante de forno e fogão e suco e raspas de 1 limão grande. Sem parar de mexer, deixe cozinhar até que a amora se desfaça e a mistura comece a engrossar.
Geleia de amora com pimenta
Dê um toque requintado à sua geleia de amora adicionando pimenta dedo de moça sem sementes picada à receita. A quantidade de pimenta fica a seu gosto, mas sugerimos colocar duas pimentas.
Geleia de amora xilitol
300 g de amora congelada
suco de 1 limão
2 colheres de sopa de xilitol
Simplesmente coloque tudo numa panela e leve ao fogo baixo. Não precisa nem mesmo descongelar as amoras. Deixe cozinhar até atingir o ponto desejado.
Dúvidas
Qual o ponto da geleia de amora?
Para saber se sua geleia de amora está no ponto certo, despeje uma colher de chá da mistura em um prato. Deixe esfriar um pouco e passe a ponta do dedo, separando a porção de geleia ao meio. Se não voltar, está no ponto.
Quem tem gastrite pode comer geleia de amora?
Quem tem gastrite deve evitar o consumo de alimentos muito açucarados, como geleias por exemplo.
Benefícios da geleia de amora
Amora é uma fruta rica em vitamina C, fibras e potássio, trazendo benefícios para a saúde bucal e o cérebro. A geleia de amora é um jeito fácil de incluir essa fruta na sua dieta.
Geleia de amora pode ser congelada?
Você pode manter a geleia de amora por até 6 meses no freezer ou no congelador e ter sempre essa delícia ao seu alcance.
Grávida pode comer geleia de amora?
Não há contra indicações no consumo de geleia de amora por gestantes, mas sempre fique atenta à quantidade de açúcar que está sendo ingerida.
Geleia de amora é saudável?
Consumir frutas in natura é sempre melhor. Porém a geleia de amora é um jeito prático de incluir essa fruta no seu cardápio.
Geleia de amora é ácida?
A amora, assim como a laranja, o limão e o caju, por exemplo, também é considerada uma fruta cítrica. Porém a palavra ácida está mais relacionada ao sabor azedo do alimento do que a suas propriedades. Então podemos considerar que a geleia de amora não é ácida.
Como tirar o amargo da geleia de amora?
A geleia de amora não requer nenhum preparo especial para que não amargue.
Para fazer geleia de amora precisa tirar o cabinho?
O ideal é que você tire os cabinhos das amoras antes de começar a preparar sua geleia, mas isso é uma questão de gosto pessoal.