Arroz Paraense



como fazer arroz paraense
4 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 500 g de arroz
  • Meio maço de jambu
  • Meia cebola média sem casca
  • Meio maço de coentro
  • 1 litro de tucupi
  • 2 folhas de chicória
  • Meia pimenta de cheiro
  • 500 g de camarão seco sem casca
  • Meio maço de cebolinha
  • 2 dentes de alho

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Para preparar o arroz paraense, comece lavando o camarão para remover o excesso de sal.
  • Em seguida, em uma panela, ferva o tucupi com o alho amassado, a cebolinha, o coentro, a chicória e a pimenta de cheiro picados.
  • Em outra panela, refogue o alho e a cebola picados e o camarão seco. Lave o arroz, escorra e junte à mesma panela.
  • Depois de ferver o tucupi por 10 minutos, despeje sobre o arroz e tampe a panela. Ferva o maço de jambu por 10 a 15 minutos.
  • Em seguida escorra, seque e corte em tirinhas finas. Verifique se o arroz está no ponto e, caso necessário, adicione água até que fique cozido.
  • Apague o fogo e deixe o arroz esfriar um pouco. Por último adicione o jambu e sirva.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Arroz paraense, como você já deve ter adivinhado, é um prato típico da região do Pará, na região norte do Brasil. Se você gosta de culinária regional, certamente vai adorar este prato. Este é um prato que tem bastante “sustança” como diriam os nordestinos, então cuidado pra não exagerar.


Publicidade

Dicas Adicionais:

O arroz paraense leva alguns ingredientes comuns do Norte do Brasil, mas que podem não ser fáceis de encontrar em outras regiões, infelizmente, como o jambu, que é um tipo de verdura e o tucupi, caldo fermentado de mandioca brava. Mas se você fizer uma busca na internet pode encontrar algumas lojas online.

Combinações

Arroz paraense simples

Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de azeite e adicione 200 g de camarão seco dessalgado e 1/2 maço de chicória. Mexa bem e deixe a chicória cozinhar. Em seguida adicione 3 xícaras de chá de arroz branco pré-cozido e misture bem.Despeje 400 ml de tucupi cozido na panela e misture novamente. Deixe ferver, adicione sal a gosto, e adicione 1 maço de jambu pré-cozido. Mexa e sirva quente.

Arroz paraense vegano

Doure 1 dente de alho em 1 colher de sopa de azeite. Junte 1 cenoura ralada, ½ xícara de chá de vagem picada, ½ xícara de chá de espinafre e ½ xícara de chá de chicória. Junte 250 g de arroz cru e 500 ml de caldo de tucupi. Tempere com sal e pimenta a gosto. Quando o arroz estiver cozido é hora de adicionar o jambu cozido picado, misturar e servir.

Arroz paraense com frango

Em uma panela, adicione um fio de óleo e leve ao fogo. Sele 1,5 kg de frango sem pele picado até dourar. Em seguida adicione 1 cebola picada e 1 colher de sopa de açúcar e deixe caramelizar ligeiramente. Acrescente 3 dentes de alho picados, 3 colheres de extrato de tomate, 3 xícaras de arroz e 4 xícaras de tucupi. Tempere com sal e pimenta, coentro e cebolinha picadas a gosto. Cozinhe em fogo baixo por 30 minutos com a panela semitampada. No final adicione 1 maço de jambu aferventado picado. Sirva quente.

Arroz paraense com charque

Em uma frigideira coloque azeite a gosto, 1 cebola picada e 2 dentes de alho amassados. Refogue até a cebola ficar macia. Adicione 300g de charque desfiado e refogue por mais alguns minutos. Em seguida, acrescente 1 xícara de milho verde, 1 xícara de ervilha fresca e 1 maço de jambu cozido. Deixe refogar por alguns minutos mais.

Adicione um pouco de caldo de carne e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Finalmente, adicione ½ kg de arroz cozido, salsa picada e sal à gosto. Misture bem e sirva quente.

Arroz paraense com camarão

Deixe de molho 150g de camarão descascado por 30 minutos. Enxague e escorra. Em seguida, refogue 1/2 cebola e 1 dente de alho. Adicione o camarão e refogue um pouco mais. Junte 300 ml de tucupi e logo em seguida, 150g de arroz cozido e 1 xícara de chá de jambu cozido. Deixe ferver por 2 minutos e sirva bem quente.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Especiais


Como fazer Arroz Paraense

Publicidade

Mais Recentes