Mingau de Fubá



como fazer mingau de fubá
6 Porções
Tempo: 35 min
Ingredientes:
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 2 folhas de couve picadas
  • 250 g de fubá mimoso
  • 500 g de batata
  • 1 cebola picada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Frite a cebola no óleo e adicione otablete de caldo de carne esmigalhado. Junte as batatas descascadas e cortadas em cubinhos.
  • Cubra com ½ litro de água quente e deixe a batata cozinhar até ficar macia mas não se desmanchando.
  • Dissolva o fubá em um pouco de água fria e junte à panela. Sem parar de mexer, cozinhe até engrossar.
  • Acerte o sal tempere com a pimenta do reino e junte a couve picada. Misture e está pronto para ser servido.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de mingau de fubá

O fubá é um dos derivados do milho. Usado em muitos pratos da culinária brasileira, ele nos lembra a típica comida caipira, como este mingau de fubá. Além de ser uma delícia, o mingau de fubá ajuda a esquentar o corpo nos dias frios. O mingau de fubá está mais para uma sopa, mas existem versões doces e até com chocolate. Não deixe de fazer.

Confira: Mingau de milho


Publicidade

Dicas Adicionais:

Existem 3 variedades de fubá: o tradicional, mais grosso, que é a farinha de milho,a semolina que é o fubá pré cozido e o fubá mimoso, mais fino. Para estas receitas, escolha o fubá mimoso.

Combinações

Mingau de fubá com ovo

Leve ao fogo uma panela com 1 litro de água menos 1 copo. Neste copo de água dissolva ½ xícara de chá de fubá fino e reserve. Tempere a água da panela com sal, pimenta do reino a gosto e um fio de azeite. Junte o fubá dissolvido e cozinhe, sempre mexendo, até começar a engrossar. Apague o fogo e junte 3 ovos batidos, mexendo vigorosamente até que os ovos cozinhem com o calor do fubá. Polvilhe com salsinha picada a gosto e sirva a seguir.

Mingau de fubá com alho

Frite 300 g de bacon e 1 gomo de calabresa picados na própria gordura. Escorra o excesso de óleo e adicione 10 dentes de alho amassados. Quando dourar, junte 1 sachê de tempero pronto, 1 ½ litro de água quente e 1 ½ xícara de chá de fubá dissolvido em água fria. Cozinhe sem parar de mexer até o mingau engrossar. Sirva quente, polvilhado com cheiro verde a gosto.

Mingau de fubá doce

Dissolva 2 colheres de sopa de fubá em 400 ml de leite. Adicione 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de manteiga. Leve ao fogo, mexendo sempre, para cozinhar e engrossar. Sirva quente.

Mingau de fubá com chocolate

Leve para cozinhar em fogo médio 3 xícaras de chá de leite, 2 colheres de sopa de fubá, 2 colheres de sopa de açúcar e 4 colheres de chocolate em pó. Mexa para não embolar, até a consistência desejada.

Dúvidas

Mingau de fubá prende o intestino?

Quando entra no sistema digestivo o fubá absorve a água dos alimentos e acredita-se que isto acaba soltando o intestino.

Mingau de fubá é saudável?

O fubá é rico em ferro, contribuindo para o combate à anemia e proteção do sistema imunológico.

Mingau de fubá é bom para diarreia?

Pelo contrário. Acredita-se que os carboidratos do fubá absorvem a água dos alimentos e acabam por soltar ainda mais o intestino.

Mingau de fubá é bom para gastrite

Não há nenhuma indicação de que mingau de fubá seja prejudicial para a gastrite, porém também não há indícios de que gere algum benefício. Na dúvida, sempre consulte seu médico ou nutricionista.

Mingau de fubá pode ser congelado?

Por até 3 meses, em embalagens apropriadas para congelamento, o mingau de fubá pode ser conservado no freezer ou no congelador.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Mingau




como fazer mingau de trigo

Mingau de Trigo

como fazer mingau de whey

Mingau de Whey

como fazer mingau de neston

Mingau de Neston

como fazer mingau de alho

Mingau de Alho

como fazer mingau de sagu

Mingau de Sagu

como fazer mingau de mucilon

Mingau de Mucilon

Publicidade

Mais Recentes