Mingau de Tapioca



como fazer mingau de tapioca
10 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • Três xícaras de chá de farinha de tapioca;
  • 500 ml de leite de coco;
  • Três xícaras de açúcar;
  • Um litro de leite (com ou sem lactose);
  • Três paus de canela;
  • Por fim, uma pitada de sal.

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Primeiro, leve todos os ingredientes a fogo baixo e comece a mexer para misturá-los; Se notar que estiver grosso demais, acrescente mais leite;
  • Assim que o mingau atingir uma textura encorpada e soltar da colher, desligue o fogo;
  • Por fim, sirva-o ainda quente em canecas ou outro recipiente de sua preferência.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de mingau de tapioca

Se você procura uma receita saudável e saborosa, então o mingau de tapioca é uma excelente escolha. Trata-se de um prato bastante nutritivo, que traz vários benefícios para a saúde. Além disso, seu ingrediente principal é ideal para quem está de dieta e quer emagrecer.

Assim sendo, veja a seguir um passo a passo completo para fazer o mingau de tapioca. Confira algumas combinações que caem muito bem com essa receita. Além disso, entenda também os seus principais benefícios dessa receita de forma geral.

De forma geral, esta é uma receita bastante simples, que requer poucos ingredientes que você verá abaixo. Com o uso de fogo baixo, ela fica pronta em pouco tempo. Assim, veja abaixo algumas informações principais para montar o seu prato.

Como a tapioca é derivada da mandioca, a forma mais comum de encontrá-la para vender é no formato de farinha. E aqui vai uma dica importante: para esta receita não use goma de tapioca, e sim o alimento granulado.

Confira: Mingau de aveia


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Se quiser dar um gostinho especial em seu mingau de tapioca, coloque alguns cravos na panela junto com os outros ingredientes;

  • Para dar uma aparência mais especial para o prato, você pode servi-lo polvilhando canela em pó por cima dele.

Combinações

Veja a seguir algumas combinações que ficam incríveis em seu mingau de tapioca. Assim, além de dar a ele um sabor especial também tornam a sua receita ainda mais dinâmica.

Mingau de tapioca fit

Neste caso, o mais importante é usar leite sem lactose para a sua receita. Além disto, substitua o açúcar por um adoçante, ou então utilize açúcar mascavo que é menos calórico.

Mingau de tapioca com aveia

Esta é uma combinação que cai super bem, além de trazer vários benefícios para a sua saúde. Para ela, acrescente uma colher de aveia junto com os outros ingredientes em fogo baixo e desligue assim que tudo estiver misturado.

Mingau de tapioca com banana

Para muitas pessoas, o mingau só fica completo se misturado com banana. E se você faz parte deste time, pode incluir a fruta nesta receita sem problemas. Neste caso, assim que servir o prato ainda quente, corte algumas rodelas do fruto e ponha por cima dele.

Mingau de tapioca simples

Por fim, você também pode simplificar a sua receita ao máximo, usando apenas a tapioca, o leite, o açúcar e a canela. Neste caso, a única diferença é que o mingau ficará um pouco mais líquido, mas nada que comprometa o seu sabor ou textura.

Dúvidas

Veja a seguir as respostas para algumas dúvidas comuns relacionadas ao mingau de tapioca.

Mingau de tapioca prende o intestino?

Esta é uma dúvida de muitas pessoas. Isso porque, embora a tapioca seja um alimento de fácil digestão, ela tem falta de nutrientes que ajudam no trânsito intestinal. Mas se você consumir o mingau com moderação, não precisará se preocupar com esse tipo de problema.

Mingau de tapioca é saudável?

Além de ter menos calorias que outras receitas mais tradicionais, a tapioca também traz vários benefícios a saúde. Este é um alimento que contribui para sua digestão e melhora a saúde dos ossos. Além disso, ele traz mais disposição física e mental e pode ajudar a controlar o seu peso.

Mingau de tapioca é bom para gastrite?

Por ser um ingrediente bem leve, a tapioca não contribui para os sintomas da gastrite. Mas ao mesmo tempo, ela não tem propriedades específicas para controlar ou combater a doença. Assim, é um alimento neutro para quem tem esse tipo de problema.

Mingau de tapioca é bom para diabetes?

Nestes casos, o único ponto que você deve dar atenção é a questão do açúcar na receita. O melhor é substitui-lo por adoçante e consumir o seu mingau com moderação. Assim, não precisa se preocupar caso for diabético.

Mingau de tapioca pode ser congelado?

Sim! Neste caso, assim que o mingau esfriar coloque em um pote fechado e leve para congelar. Neste estado, ele durará por até três meses estando bom para consumo.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Mingau




como fazer mingau de trigo

Mingau de Trigo

como fazer mingau de whey

Mingau de Whey

como fazer mingau de neston

Mingau de Neston

como fazer mingau de alho

Mingau de Alho

como fazer mingau de sagu

Mingau de Sagu

como fazer mingau de mucilon

Mingau de Mucilon

Publicidade

Mais Recentes