Mingau de Tapioca
- Três xícaras de chá de farinha de tapioca;
- 500 ml de leite de coco;
- Três xícaras de açúcar;
- Um litro de leite (com ou sem lactose);
- Três paus de canela;
- Por fim, uma pitada de sal.
- Primeiro, leve todos os ingredientes a fogo baixo e comece a mexer para misturá-los; Se notar que estiver grosso demais, acrescente mais leite;
- Assim que o mingau atingir uma textura encorpada e soltar da colher, desligue o fogo;
- Por fim, sirva-o ainda quente em canecas ou outro recipiente de sua preferência.
Sobre a receita de mingau de tapioca
Se você procura uma receita saudável e saborosa, então o mingau de tapioca é uma excelente escolha. Trata-se de um prato bastante nutritivo, que traz vários benefícios para a saúde. Além disso, seu ingrediente principal é ideal para quem está de dieta e quer emagrecer.
Assim sendo, veja a seguir um passo a passo completo para fazer o mingau de tapioca. Confira algumas combinações que caem muito bem com essa receita. Além disso, entenda também os seus principais benefícios dessa receita de forma geral.
De forma geral, esta é uma receita bastante simples, que requer poucos ingredientes que você verá abaixo. Com o uso de fogo baixo, ela fica pronta em pouco tempo. Assim, veja abaixo algumas informações principais para montar o seu prato.
Como a tapioca é derivada da mandioca, a forma mais comum de encontrá-la para vender é no formato de farinha. E aqui vai uma dica importante: para esta receita não use goma de tapioca, e sim o alimento granulado.
Confira: Mingau de aveia
Se quiser dar um gostinho especial em seu mingau de tapioca, coloque alguns cravos na panela junto com os outros ingredientes;
Para dar uma aparência mais especial para o prato, você pode servi-lo polvilhando canela em pó por cima dele.
Combinações
Veja a seguir algumas combinações que ficam incríveis em seu mingau de tapioca. Assim, além de dar a ele um sabor especial também tornam a sua receita ainda mais dinâmica.
Mingau de tapioca fit
Neste caso, o mais importante é usar leite sem lactose para a sua receita. Além disto, substitua o açúcar por um adoçante, ou então utilize açúcar mascavo que é menos calórico.
Mingau de tapioca com aveia
Esta é uma combinação que cai super bem, além de trazer vários benefícios para a sua saúde. Para ela, acrescente uma colher de aveia junto com os outros ingredientes em fogo baixo e desligue assim que tudo estiver misturado.
Mingau de tapioca com banana
Para muitas pessoas, o mingau só fica completo se misturado com banana. E se você faz parte deste time, pode incluir a fruta nesta receita sem problemas. Neste caso, assim que servir o prato ainda quente, corte algumas rodelas do fruto e ponha por cima dele.
Mingau de tapioca simples
Por fim, você também pode simplificar a sua receita ao máximo, usando apenas a tapioca, o leite, o açúcar e a canela. Neste caso, a única diferença é que o mingau ficará um pouco mais líquido, mas nada que comprometa o seu sabor ou textura.
Dúvidas
Veja a seguir as respostas para algumas dúvidas comuns relacionadas ao mingau de tapioca.
Mingau de tapioca prende o intestino?
Esta é uma dúvida de muitas pessoas. Isso porque, embora a tapioca seja um alimento de fácil digestão, ela tem falta de nutrientes que ajudam no trânsito intestinal. Mas se você consumir o mingau com moderação, não precisará se preocupar com esse tipo de problema.
Mingau de tapioca é saudável?
Além de ter menos calorias que outras receitas mais tradicionais, a tapioca também traz vários benefícios a saúde. Este é um alimento que contribui para sua digestão e melhora a saúde dos ossos. Além disso, ele traz mais disposição física e mental e pode ajudar a controlar o seu peso.
Mingau de tapioca é bom para gastrite?
Por ser um ingrediente bem leve, a tapioca não contribui para os sintomas da gastrite. Mas ao mesmo tempo, ela não tem propriedades específicas para controlar ou combater a doença. Assim, é um alimento neutro para quem tem esse tipo de problema.
Mingau de tapioca é bom para diabetes?
Nestes casos, o único ponto que você deve dar atenção é a questão do açúcar na receita. O melhor é substitui-lo por adoçante e consumir o seu mingau com moderação. Assim, não precisa se preocupar caso for diabético.
Mingau de tapioca pode ser congelado?
Sim! Neste caso, assim que o mingau esfriar coloque em um pote fechado e leve para congelar. Neste estado, ele durará por até três meses estando bom para consumo.