Doce de Gila
- 1 gila
- açúcar (a quantidade está descrita no modo de preparo)
- casca de 1 limão
- 1 pau de canela
- 1 colher de café de sal
- 250 ml de água para a calda
- Depois de partir a gila descarte as sementes e as partes amarelas. Lave bem em água corrente até parar de sair espuma.
- Em seguida coloque em uma panela de vidro ou de barro, cubra com água e dissolva o sal.Deixe cozinhar até que a polpa comece a soltar da casca.
- Raspe a polpa com uma colher de pau e coloque para escorrer em uma peneira de plástico ou palha. Pese a polpa escorrida e separe quantidade igual de açúcar.
- Faça uma calda com o açúcar, a água, a casca de limão e a canela. Deixe ferver por 10 minutos e em seguida junte a gila, mexendo para separar os fios.
- Cozinhe, mexendo de vez em quando para não queimar, até começar a aparecer o fundo da panela. Retire o pau de canela e a casca de limão, coloque em uma compoteira e sirva frio.
Sobre a receita de doce de gila
Você sabe o que é gila? É um tipo de abóbora, da mesma família da melancia e do pepino. De casca extremamente dura, o interior fibroso se assemelha muito a longos fios de macarrão. Inclusive esta é uma outra forma de preparar a gila. Mas hoje vamos no clássico mas não muito conhecido doce de gila.
Confira: Doce de cidra
Não use nada de metal para preparar o doce de gila. O contato com o metal provoca uma reação química e altera completamente o sabor do doce.
Para partir a gila, o jeito certo é mesmo jogar no chão até quebrar ou bater nela com alguma coisa pesada.
Combinações
Doce de gila seco
Coloque 600 g de polpa de gila em uma panela com 600 g de açúcar e suco de meio limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até soltar do fundo da panela. Despeje em uma assadeira forrada com papel manteiga untado com óleo. Alise com uma espátula e deixe o doce secar, de preferência ao sol, até formar uma casquinha por cima. Desenforme e corte em quadradinhos com uma faca bem afiada. Espalhe os cubinhos sobre uma peneira e deixe secar até que os outros lados também estejam secos. Guarde em potes bem fechados.
Doce de gila cristalizado
Coloque 1 kg de polpa de gila de molho em água fria suficiente para cobrir misturado com 100 g de cal virgem por 2 horas. Em seguida escorra a gila e enxague em água corrente.
Leve ao fogo com 2 xícaras de chá de água, 500 g de canela, cravo da índia e canela em pau a gosto. Deixe cozinhar até a calda engrossar. Retire os fios da calda com cuidado. Faça pequenos “ninhos” com os fios da gila e deixe escorrer um pouco sobre uma peneira.
Passe em açúcar cristal e guarde em potes hermeticamente fechados.
Dúvidas
Doce de gila é saudável?
A gila é uma boa fonte de vitaminas A e C, que fortalecem o sistema imunológico. Também possui grande quantidade de vitamina B, essencial para a prevenção e combate de anemia.
Doce de gila pode ser congelado?
O doce de gila pode ser congelado por até 3 meses em embalagens adequadas.
Pode comer doce de gila na dieta?
O doce de gila é bastante calórico então pode não ser muito adequado para uma dieta de perda de peso.