Doce de Ameixa



como fazer doce de ameixa
10 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 500 g de ameixa
  • 350 g de açúcar
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 1 pau de canela

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Lave bem as ameixas e corte ao meio. Retire os caroços e bata no liquidificador.
  • Em seguida coloque em uma panela com o açúcar, a canela e o vinho do Porto. Cozinhe até engrossar, aproximadamente 35 minutos.
  • Coloque em copinhos e deixe esfriar. Na hora de servir, enfeite com chantilly a gosto.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de doce de ameixa

A ameixa é uma fruta que pode ser consumida fresca, seca, ou na forma de doces. Esse doce de ameixa, especialmente, fica bastante saboroso e delicado. É uma sobremesa simples, mas fica sofisticada com o vinho do porto.

Confira: Doce de feijão


Publicidade

Dicas Adicionais:

Para preparar o doce de ameixa não precisa descascá-la, apenas lavar ,muito bem com uma escovinha.

Pode usar qualquer ameixa que preferir: preta, amarela , vermelha ou verde.

Combinações

Doce de ameixa simples

Coloque 1 kg de ameixas sem caroço picadas em uma panela com 400 g de açúcar, 1 xícara de chá de água e 1 pau de canela. Em fogo baixo, cozinhe as ameixas por aproximadamente 1 hora, até que as ameixas fiquem macias. Bata no liquidificador e volte ao fogo até atingir o ponto de geléia.

Doce de ameixa em calda

Leve ao fogo 500 g de ameixas pretas, 2 xícaras de chá de açúcar, 2 xícaras de chá de água e 2 unidades de anis estrelado. Cozinhe em fogo médio até que as ameixas estejam macias e a calda engrosse.

Doce de ameixa com leite condensado

Cozinhe 1 lata de leite condensado na panela de pressão por 20 minutos. Espere esfriar completamente, abra a lata e coloque no liquidificador com 10 ameixas grandes sem caroço. Bata até triturar completamente e leve para gelar.

Doce de ameixa com chocolate

Numa panela, leve ao fogo médio 1 lata de leite condensado, 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de manteiga e ½ xícara de chá de leite. Cozinhe, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela. Transfira para um prato e espere amornar. Enquanto isso, pique ½ xícara de ameixa preta seca. Coloque as ameixas em uma peneira e coloque a peneira sobre uma panela com água fervente. Deixe por 5 minutos para amaciar ligeiramente as ameixas. Pegue porções de massa e faça bolinhas, recheando com pedaços de ameixa. Passe as bolinhas em 200 g de chocolate branco derretido e coloque sobre papel manteiga para firmar.

Doce de ameixa com morango

Faça uma calda com 200 g de ameixa seca sem caroço batida no liquidificador com 1 xícara de água e 250 ml de água. Cozinhe até engrossar e reserve. Enquanto isso, bata 2 latas de leite condensado, 2 latas de creme de leite, 500 ml de leite de coco, 100 g de coco ralado e 1 gelatina em pó sem sabor dissolvida em um pouco de água quente. Misture 200 g de morangos picados e leve ao freezer ou congelador até firmar. Desenforme e regue com a calda de ameixa.

Doce de ameixa com queijo

1 xícara de chá de geleia de frutas vermelhas de sua preferência.

Bata no liquidificador 1 xícara de chá de queijo tipo cottage, ¼ de xícara de chá de iogurte grego, 4 colheres de sopa de açúcar, ½ colher de chá de essência de baunilha e 1 colher de sopa de raspas de limão. Coloque em copinhos individuais e faça camadas desse creme e de geléia de ameixa. Sirva gelado.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes