Doce de Banana


Doce de Banana



como fazer doce de banana
10 Porções
Tempo: 45 min
Ingredientes:
  • 12 bananas nanicas bem maduras
  • 1 xícara de chá de açúcar demerara
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • margarina para untar
  • açúcar cristal para polvilhar

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em primeiro lugar descasque e amasse as bananas. Em seguida, coloque em uma panela com o açúcar e misture bem.
  • Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar. Enquanto as bananas cozinham, hidrate a gelatina em um pouco de água, de acordo com as instruções do fabricante.
  • Quando o doce começar a caramelizar, mexa e continue cozinhando até começar a desgrudar do fundo da panela.
  • Apague o fogo e adicione a gelatina. Misture bem e despeje em uma assadeira untada com margarina. Deixe esfriar completamente, corte em pedaços e passe no açúcar cristal.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de doce de banana

Não devia ser nada fácil comer uma banana primitiva: cientistas afirmam que ela se parecia mais com um melão, de sementes duras e que tinha até espinhos! Bem diferente da saborosa fruta dos nossos dias. E mais saboroso ainda é o doce de banana, cujas receitas você confere hoje.

 


Publicidade

Dicas Adicionais:

Diz a crendice popular que, se você mexer o doce de banana, ele espirra da panela. Verdade ou não, certifique-se de não ter crianças ou animais por perto ao preparar o doce para não ocorrerem acidentes.

Combinações

Doce de banana simples

Em uma panela, coloque 1 xícara de chá de açúcar e leve ao fogo até formar um caramelo. Adicione 6 bananas cortadas em fatias e cozinhe, sem parar de mexer, por aproximadamente 10 minutos. Guarde em um pote de vidro.

Doce de banana cremoso

Ferva ½ litro de água e 500 g de açúcar por 15 minutos em fogo alto para formar uma calda. Junte 10 bananas nanicas bem maduras amassadas e cozinhe por 10 minutos, apenas o suficiente para a banana desmanchar. Adicione o suco de 1 limão, misture e está pronto.

Doce de banana com creme de leite

Amasse 12 bananas nanicas bem maduras, misture com 6 colheres de sopa de açúcar e leve ao fogo baixo para cozinhar em fogo brando por aproximadamente 5 minutos. Apague o fogo e junte 1 lata de creme de leite sem soro. Misture bem e leve à geladeira.

Doce de banana com chocolate

Corte 6 bananas nanicas em rodelas e leve ao fogo com 6 colheres de sopa de açúcar. Cozinhe até que as bananas comecem a desmanchar. Junte 1 colher de sopa de chocolate e ½ colher de sopa de margarina. Continue cozinhando, agora mexendo sempre. Quando começar a aparecer o fundo da panela está pronto.

Dúvidas

Doce de banana é saudável?

A banana possui vários dos nutrientes essenciais para que nosso organismo tenha um bom funcionamento. Entre os muitos benefícios da banana estão aumentar a energia e diminuir o estresse.

Doce de banana pode ser congelado?

O doce de banana pode ser congelado por até 90 dias em embalagens bem fechadas.

Pode colocar leite no doce de banana?

Sim, o leite é um ingrediente utilizado em algumas receitas de doce de banana. Leite e banana combinam perfeitamente.

Quem tem gastrite pode comer doce de banana?

Não existe restrição para o consumo de banana por pessoas que sofrem de gastrite. Por outro lado, o açúcar não é muito recomendado para quem apresenta esta condição. Siga sempre as orientações de seu médico ou nutricionista.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes