Doce de Gergelim



como fazer doce de gergelim
12 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • 1 xícara de chá gergelim em pasta (tahine)
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1/3 de xícara de chá de água
  • 50 g de chocolate amargo
  • 3 colheres de sopa de amêndoas laminadas
  • 1 pitada de flor de sal

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Leve uma panela ao fogo com a água e o açúcar sem mexer para formar uma calda grossa mas ainda não caramelada. O ponto certo é quando as bolhas começam a estourar mais devagar.
  • Em uma tigela coloque a pasta de gergelim e misture bem para homogeneizar. Em seguida despeje a calda lentamente sobre a pasta de gergelim, misturando com uma colher de pau.
  • Adicione o chocolate amargo ralado e mexa até incorporar na massa. Despeje em uma assadeira forrada com papel manteiga.
  • Polvilhe com a flor de sal e as amêndoas e quando estiver firme corte em pedaços com uma faca bem afiada.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de doce de gergelim

O doce de gergelim é típico de países do Oriente Médio. Se você gosta de sabores diferentes, certamente vai aprovar este doce. E seguindo nossas orientações, vai ser um sucesso.

Confira: Doce de paçoca


Publicidade

Dicas Adicionais:

Para fazer o doce da receita principal usamos a pasta de gergelim. Já para as outras receitas utilizamos o gergelim em grão, que pode ser o preto, o vermelho ou o branco.

Combinações

Doce de gergelim com rapadura

Coloque 100 g de gergelim em uma frigideira e mexa até torrar. Reserve. Derreta 100 g de rapadura ralada com 1 colher de sopa de manteiga e mantenha em fogo baixo até começar a mudar de cor. Imediatamente junte o gergelim torrado, misture e coloque em uma superfície plana forrada com papel manteiga. Alise com uma espátula e corte em pedaços. Guarde em potes bem fechados.

Doce de gergelim caseiro

Torre 2 xícaras de chá de gergelim em uma frigideira antiaderente. Adicione 1 xícara de chá de gergelim e ½ xícara de chá de água. Deixe caramelizar e despeje em uma assadeira forrada com papel manteiga. Deixe amornar e corte em pedaços. Guarde depois de frio.

Doce de gergelim com leite

Coloque 1 copo de gergelim, 6 copos de açúcar, 1 copo de leite e 100 g de coco ralado em uma panela. Cozinhe em fogo médio até desprender do fundo da panela. Coloque em um prato, faça bolinhas, passe em gergelim torrado e depois coloque em forminhas de papel.

Doce de gergelim com amendoim

Cozinhe em fogo médio 1 lata de leite condensado com 4 colheres de sopa de gergelim, 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de manteiga sem sal e 2 colheres de sopa de amendoim moído até o ponto de brigadeiro mole. Coloque em copinhos, polvilhe com gergelim torrado e leve à geladeira.

Quais os benefícios do doce de gergelim?

O gergelim ajuda no combate à prisão de ventre, alívio da artrite e cicatrização de ferimentos.

Doce de gergelim é bom para quê?

O gergelim é rico em magnésio, vitamina E e antioxidantes. Pode ajudar na regulação da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes